AutomobilismoColunistasDestaquesNascarPost

Alex Bowman vence a caótica e chuvosa corrida nas ruas de Chicago

Em corrida cheia de reviravoltas e de polêmicas, piloto da Hendrick acerta na estratégia e garante vaga nos playoffs

A chuva marcou presença mais uma vez na prova do circuito de rua de Chicago. Com o tempo instável e a pista molhada, a corrida citadina da NASCAR Cup Series teve muita confusão para os pilotos. Quem conseguiu sobreviver e com uma estratégia certeira foi Alex Bowman, que encerrou o jejum de mais de dois anos sem vitória e se garantiu nos playoffs.

O mau tempo que surpreendeu a organização da prova provocou uma bandeira vermelha de mais de uma hora e forçou a corrida a ser encerrada com 58 das 75 voltas programadas, por conta do limite da luz solar. Assim, a disputa virou um grande quebra cabeça por conta das condições do asfalto.

No período de pista molhada, muitos favoritos ficaram pelo caminho, envolvidos em toques e azares. Um dos casos foi o de Shane Van Gisbergen, vencedor em Chicago no ano passado, que acabou coletado por Chase Briscoe no começo do segundo estágio.

Outro que também não terminou a disputa foi Kyle Larson, que escapou em uma freada e acertou a barreira de pneus. Além disso, vários outros pilotos foram envolvidos em toques e confusões nas disputas por posições.

Christopher Bell foi o piloto dominante na prova, e parecia ter a vitória sob controle, mas conforme a pista ia secando, o piloto da Joe Gibbs Racing parou para trocar os pneus de chuva por slicks, assim como a maior parte do grid. Enquanto isso, outros pilotos optaram por ficar na pista, já que havia pouco tempo para o final.

Joey Hand, com o terceiro carro da RFK, liderou a prova e buscava a vitória surpreendente. Entretanto, Bowman tinha mais ritmo e conseguiu a ultrapassagem faltando sete voltas para o fim, e abrindo boa vantagem.

Porém, nas voltas finais, os pneus slicks começaram a ser mais eficientes e os pilotos que fizeram a troca levaram grande vantagem, avançando no grid. Na volta final, Tyler Reddick assumiu o segundo lugar e parecia em condições para alcançar Bowman e conquistar a vitória.

Contudo, o piloto da 23XI cometeu um erro e tocou no muro, perdendo tempo e rendimento. Foi o suficiente para Bowman manter a vantagem até a bandeirada. Reddick ficou em segundo, Ty Gibbs foi o terceiro, seguido por Joey Hand e Michael McDowell.

Ainda após a prova, mais uma polêmica. Bubba Wallace, que foi rodado por Bowman em uma disputa por posição no meio da corrida, jogou seu carro em cima do piloto da Hendrick na volta de desaceleração. Apesar do vencedor da prova ter passado panos quentes na questão, a direção da NASCAR pode aplicar punição ao representante da 23Xi.

Na disputa pelos playoffs, Bowman confirma sua vaga na pós-temporada e deixa apenas quatro vagas por pontos neste momento. Agora é Chris Buescher que está na bolha, com 48 pontos de vantagem para Bubba Wallace faltando seis provas para a conclusão da temporada regular, ainda levando em consideração que mais vencedores novos podem ocorrer na reta final do campeonato.

A próxima etapa da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, no trioval de Pocono.

Top-10 da etapa de Chicago:

1 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
2 – Tyler Reddick (23Xi/Toyota)
3 – Ty Gibbs (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Joey Hand (RFK/Ford)
5 – Michael McDowell (Front Row/Ford)
6 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
7 – Todd Gilliand (Front Row/Ford)
8 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
9 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
10 – Ryan Blaney (Penske/Ford)

Classificação da temporada regular após 20 de 26 etapas:

Classificados por vitória: Kyle Larson, Christopher Bell, Denny Hamlin e William Byron (3); Chase Elliott, Tyler Reddick, Ryan Blaney, Brad Keselowski, Alex Bowman, Joey Logano, Daniel Suárez e Austin Cindric (1)

Classificação por pontos: (diferença em relação à zona de corte)

Martin Truex Jr +125
Ty Gibbs +84
Ross Chastain +53
Chris Buescher +45

Bubba Wallace -45
Chase Briscoe -88
Kyle Busch -98
Todd Gilliand -121

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo