Os rumores de uma possível saída de Adrian Newey da Red Bull ganham força hora ou outra no mundo da Fórmula 1. Um dos nomes mais prestigiado da categoria, acaba fomentando sempre o mercado, principalmente após estar envolvido em vários projetos com carros vencedores.
O que a Red Bull tem hoje em dia em pista, é exatamente o que os outros nove times do grid estão em busca. No começo do ano, após todos os conflitos internos da equipe austríaca, a saída de Adrian Newey começou a circular como uma possibilidade, mas conforme as semanas foram passando, tudo o que a RBR lidou foi praticamente esquecido, varrido para baixo do tapete e não se falava mais sobre o time. A possível mudança de Newey também não foi mais mencionada.
A notícia volta a ganhar holofotes nesta quinta-feira (25) quando o site Auto Motor und Sport publicou uma matéria falando sobre a possível saída de Newey da Red Bull e a aposta é que ele siga para a Ferrari. A matéria é de Michael Schmidt, que geralmente conta com boas fontes e é a origem da propagação de algumas informações da categoria. Entende-se que se o AMuS realizou essa publicação, é que realmente existe algo quente por trás.
Está seria uma das novidades que agitaria o mundo da Fórmula 1, assim como foi a contratação de Lewis Hamilton pela Ferrari. Um rumor que circulou igualmente por muito tempo e quando ninguém mais acreditava ser possível se concretizou.
Na época, John Elkann, presidente da Ferrari foi uma peça-chave para oferecer o que era necessário para atrair Hamilton para o time.
O inglês de 65 anos, foi o que melhor compreendeu o funcionamento do novo regulamento da categoria, desenvolvendo um carro competitivo desde o início da categoria. Newey está envolvido com a Red Bull desde 2006.
LEIA MAIS: Proposta incisiva de John Elkann para Lewis Hamilton motivou a troca da Mercedes pela Ferrari
O que o AMuS aponta, é que Newey estaria insatisfeito com todo o conflito interno que a Red Bull está lidando, desde que a disputa pelo poder começou a se intensificar.
Newey tem um contato com a Red Bull até o final de 2025, mas a sua permanência no time dependeria de como esse contrato poderá ser encerrado. Mesmo fechando com outra equipe, existe um período de quarentena que os principais engenheiros e membros da Fórmula 1 precisam passar até assumir o novo cargo em outro time.
A Ferrari é vista como um dos melhores times para receber Newey, desde a contratação de Lewis Hamilton a equipe tem realizado ajustes para conseguir fornecer o melhor equipamento para o heptacampeão mundial e Charles Leclerc.
Nesta semana a equipe italiana anunciou o acordo de patrocínio com a HP, onde a empresa de Palo Alto injetará um bom valor na equipe, além de impactar no nome da equipe – que a ser conhecida como Scuderia Ferrari HP. O valor ajudará a manter as operações da Ferrari saudáveis, pagar o salário de Lewis Hamilton e quem sabe ser a oportunidade perfeita para o time italiano ter aquilo que se faz necessário para atrair Adrian Newey.
Na matéria do AMuS ele ainda ressaltam que Newey foi visto no aeroporto de Bolonha, se isso for verdade, seria interessante ver como o time trabalhará com Hamilton, Leclerc e Newey. O inglês nunca escondeu a vontade de um dia trabalhar com Hamilton.
Se Elkann moveu o que era necessário para ter Hamilton no time, não é possível descartar que ele faça o mesmo para poder ter Newey na equipe, ainda mais se a Red Bull for capaz de deixar uma ponta solta.
A sua saída também é impulsionada por rumores que apontam que a Red Bull estaria tentando deslocar Newey para o projeto do RB7 Hypercar, mas ele ainda gosta de trabalhar com a Fórmula 1.
Tudo indica que Newey recebeu uma oferta da Aston Martin no início deste ano, a equipe também está investindo pesadamente em estrutura e já garantiu Fernando Alonso ao menos para o início do novo regulamento.
Se o rumor de concretizar, a expectativa é que um anúncio possa ser realizado em breve.