Nesta terça-feira (30) a ABT anunciou a permanência de Lucas Di Grassi para a temporada 2024/25. O brasileiro seguirá auxiliando o time nesta nova fase, quando o Gen 3 EVO será implementado.
No próximo ano o carro será equipado com o powertrain da Lola Cars, em parceria com a Yamaha, substituindo aquele fornecido pela Mahindra utilizada nas duas últimas duas temporadas.
Di Grassi tem muita experiência na categoria elétrica, o piloto brasileiro conquistou com a ABT o título da temporada 2016/17 do mundial de pilotos, enquanto a equipe faturou em 2017/18 o campeonato por equipes. Após a saída da Audi da categoria, em 2021, a ABT também tinha se retirado da competição, mas retornou ao grid para competir a temporada 2022/23 como cliente da Mahindra.
“A ABT é minha família”, diz Lucas. “Experimentei os melhores momentos da minha carreira lá e tenho total confiança nas pessoas que trabalham duro todos os dias para alcançar o sucesso – então, estou feliz que estamos enfrentando os novos desafios juntos”, diz o brasileiro.
Após o desempenho não ser compatível com o que era esperado, romperam com a Mahindra, para trabalhar com a Lola e Yamaha no novo ciclo do campeonato.
Em seu nome Di Grassi conta com 47 pódios, foi vice-campeão nas temporadas de 2016 e 2018), além de faturar dois terceiros lugares (2015 e 2019), nesta categoria que é uma das mais competitivas do automobilismo internacional. Lucas disputou 131 corridas da Fórmula E
“Estamos encantados em continuar nossa jornada na Fórmula E com Lucas. Ele não é apenas um grande embaixador para nossa equipe e para todo o campeonato. Como todos nós, Lucas está ansioso e muito motivado para conquistar mais sucessos na categoria”, diz o CEO da ABT, Thomas Biermaier.
Com a mudança para um novo fabricante de trem de força, os desafios aumentam. Biermaier enfatizou a importância de contar com um piloto experiente como Di Grassi para enfrentar essa nova etapa. “Sabemos que trabalhar com um novo fabricante traz muitos desafios. Isso torna ainda mais importante para nós termos Lucas, um piloto muito experiente, ao nosso lado. Além de outros membros permanentes da equipe”. Completou Biermaier.
Em junho, Di Grassi conduziu o shakedown do Lola Yamaha na Grã-Bretanha, marcando a estreia do projeto GEN3 EVO com o novo trem de força.
“É um projeto muito interessante. Ele está sendo feito por pessoas que sabem o que é necessário para ter sucesso na Fórmula E, ao lado de duas marcas renomadas no esporte a motor, a Lola e a Yamaha, trazendo com elas uma rica herança no automobilismo e competência técnica”, observa Lucas. “Temos algumas semanas agitadas pela frente. Juntos, faremos tudo o que pudermos para ter sucesso o mais rápido possível.”
The partnership continues 💪
Season 3 Champion @LucasdiGrassi will drive for ABT Lola in Season 11!
— Formula E (@FIAFormulaE) July 30, 2024
Com a saída da Audi do grid, Di Grassi passou pela Venturi e Mahindra, sendo contratado pela ABT para disputar a 10ª temporada da Fórmula E, acompanhando o retorno do time.
A nova configuração da equipe verá a ABT alavancar sua vasta experiência nas operações de corrida, contando com o suporte especializado da Lola Cars. A icônica marca britânica, em parceria com a Yamaha, será responsável pelo desenvolvimento do trem de força e do software de gerenciamento do sistema, trazendo sua rica herança e competência técnica para o projeto.
A entrada da Lola no grid da Fórmula E ao lado da ABT é parte de uma joint venture entre as duas empresas, destinada a explorar inovações no automobilismo sustentável. Este projeto é um componente fundamental da estratégia da Lola para se reestabelecer como líder da indústria, com foco em eletrificação, hidrogênio, combustíveis e materiais sustentáveis.
Nas próximas semanas, a ABT Lola anunciará quem ocupará o cockpit do segundo carro ao lado de Di Grassi, antes de todas as equipes se reunirem para o teste oficial em Valência, Espanha, no início de novembro. A expectativa é alta para ver como essa nova parceria e configuração irão moldar a próxima temporada da Fórmula E.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.