Neste sábado (22) a Abbi Pulling brilhou mais uma vez em pista, a pilota que representa a Alpine no grid da F1 Academy conquistou a sua quarta vitória do ano e quarta seguida.
A britânica fez uma corrida dominante, liderando do começo ao fim sem ser ameaçada. Nerea Martí superou Chloe Chambers ainda na largada, para obter o segundo lugar.
Chambers precisou resistir aos ataques de Bianca Bustamante até o final, para celebrar o seu segundo pódio com a Haas.
Doriane Pin começou a corrida ocupando a quarta posição, mas por uma largada ruim a pilota precisou fazer uma prova de recuperação. A francesa conseguiu finalizar a prova ocupando o sétimo lugar.
A F1 Academy retorna neste domingo às 3h50 para a disputa da Corrida 2 na Espanha.
Saiba como foi a Corrida 1 da F1 Academy na Espanha
Na sexta-feira as pilotas da F1 Academy enfrentaram uma sessão de 30 minutos para definir o grid de largada das duas corridas deste fim de semana. Abbi Pulling repetiu o feito de Miami, faturando uma pole dupla. A competidora que representa a Alpine duelou com Chloe Chambers que se estabeleceu no segundo lugar. Logo atrás delas, a pilota da casa, Nerea Martí ficou com a terceira posição, seguida por Doriane Pin.
Here is your Race One Grid in Barcelona, brought to you by @americanexpress 🇪🇸#F1Academy #SpanishGP pic.twitter.com/KeqspuVRvJ
— F1 Academy (@f1academy) June 21, 2024
Pulling vem realizando uma boa temporada e segue como a líder do campeonato. A britânica está atrás de mais um bom resultado.
Com a largada autorizada, Pulling manteve a liderança, enquanto Martí teve uma reação melhor e conquistou a segunda posição, depois de um pequeno toque com Chambers. Pin não teve uma boa reação na largada e caiu para a décima terceira posição.
Antes das pilotas completarem uma volta, o Safety Car foi acionado, provocado por um toque entre Amna Al Qubaisi e Maya Weug se chocaram e foram parar na brita.
A remoção dos carros era providenciada, enquanto as competidoras permaneceram atrás do Safety Car. As dez primeiras eram: Pulling, Martí, Chambers, Bustamante, H. Al Qubaisi, Husmann, Edgar, De Heus, Block e Lovinfosse. Nobels evitou um toque com as pilotas que abandonaram, sendo promovida para a décima terceira posição.
O Safety Car permaneceu no traçado até o final da sexta volta, quando a corrida foi então reestabelecida. O período de neutralização da corrida foi mais longo que o ideal, já que a prova conta apenas com 16 voltas.
Com o carro de segurança fora da pista, Pulling fez o que era necessário para se manter na ponta e evitar um contato com Martí. A posição das pilotas era mantida pelos primeiros metros da reta. Husmann foi superada por Edgar e De Heus.
Pouco depois Block atacava a pilota da Aston Martin, mas a competidora fazia o possível para evitar as investidas da pilota da Williams.
No final do pelotão, Nobels acompanha o duelo que acontecia à frente de camarote, pois Doriane Pin duelava com Lovinfosse, depois de superar Schreiner e ocupar a décima primeira posição.
Os carros da F1 Academy não contam com o DRS, desta forma as pilotas precisavam buscar as ultrapassagens no braço e contando com os acertos que suas equipes realizaram nos equipamentos.
Pulling tinha um ritmo muito superior e estabeleceu cerca de 1s7 de vantagem para Martí.
Com nove voltas, Jessica Edgar foi punida por queimar a largada, recendo cinco segundos de punição. O tempo será acrescentado no final da corrida, pois a prova da F1 Academy não conta com parada obrigatória.
Após 10 voltas, as dez primeiras eram: Pulling, Martí, Chambers, Bustamante, H. A Qubaisi, Edgar, De Heus, Hausmann, Block e Pin. A francesa que representa a Mercedes em pista superou Lovinfosse para entrar na zona de pontuação, tentando recuperar um pouco o terreno, após a largada ruim.
Duas voltas depois, Pin superou Block, já que a adversária não conseguiu uma brecha para ultrapassar Hausmann. Na sequência a francesa continuou a perseguição na pilota da Aston Martin.
No antepenúltimo giro da prova, Pin deixou Hausmann para trás. Na ponta também acontecia um duelo, Chambers era pressionada por Bustamante que buscava um pódio na Espanha com a McLaren.
Pulling cruzou a linha de chegada com mais de 4 segundos de vantagem para Martí. Chambers resistiu até o final as investidas para celebrar o pódio com a Haas.