DestaquesFórmula EPost

ABB Fórmula E: Saiba tudo sobre o 2020 Marrakesh ePrix

A temporada 2019/20 da ABB Fórmula E chega a Marraquexe, no Marrocos, para a quinta etapa da competição de carros elétricos. A prova mais uma vez será realizada no Circuito Internacional de Automóvel Moulay El Hassan, palco das etapas anteriores. O 2020 Mararakesh E-Prix será realizado neste sábado (29), com a largada prevista para às 11h (Horário de Brasília) e transmissão ao vivo pelo aplicativo do Fox Sports.
 
Com a extensão de 2.971 km, a pista é uma mistura de trechos do circuito que faz homenagem ao principe herdeiro do Marrocos, e de algumas ruas do moderno distrito hoteleiro da cidade. Ao contrário das duas últimas etapas onde os traçados sofreram alterações em relação ao que foi utilizado nos últimos anos, os pilotos disputarão as mesmas curvas e retas das edições passadas.
 
Já foram disputados três E-Prix em Marraquexe. A primeira vez que a cidade recebeu os monopostos elétricos foi em 2016 na terceira temporada, prova na qual o suíço Sébastien Buemi foi o vencedor com a Renault e.DAMS (atual Nissan), seguido pelo britânico Sam Bird (DS Virgin Racing) e o sueco Félix Rosenqvist (Mahindra Racing).
 
Na temporada seguinte, os três pilotos voltaram ao pódio marroquino, porém desta vez o degrau mais alto foi ocupado pelo Félix Rosenqvist, da Mahindra Racing, seguido por Sébastien Buemi e Sam Bird.
 
No ano passado, outra vez a indiana Mahindra Racing venceu, com o belga Jérôme D’Ambrosio. O pódio foi completado pelos dois carros da Envision Virgin Racing, o holandês Robin Frijns e (de novo!) Sam Bird.
 
Justamente os dois últimos anos vitoriosos da Mahindra Racing no Marrocos, é o que alimenta a esperança de recuperação da equipe indiana, que até o momento ocupa apenas a 10ª colocação entre as equipes com 17 pontos, o pior inicio da história do time na Fórmula E.
 
“As dificuldades que a Mahindra Racing teve no início da temporada só nos deixou mais ansiosos pelo sucesso e Marraquexe será um novo começo para a equipe. Sabemos que temos um carro rápido e corrigimos os problemas que tivemos, por isso mostraremos o que podemos fazer na etapa marroquina. Estamos empolgados e otimistas com as próximas corridas do campeonato”, disse Dilbagh Gill, chefe de equipe da Mahindra Racing. 
 
 
Sempre no Pódio em Marrakesh, Sam Bird Busca Primeira Pole na Temporada
 
Três provas disputadas, três pódios. Esse é o retrospecto do britânico Sam Bird (Envision Virgin Racing) em Marraquexe, único piloto do grid que venceu pelo menos uma vez em todas as temporadas da Fórmula E, incluindo a atual.
 
Atualmente, Bird ocupa a sexta colocação no campeonato com 28 pontos, e apesar da Envision Virgin Racing já ter comprovado que possuí um carro veloz (o piloto britânico foi o mais rápido em pelo menos uma das sessões de treinos livres em todos os circuitos anteriores desta temporada), ele ainda nao conseguiu conquistar uma Julius Baer Pole Position.
 
Além disso, Bird ter uma sequencia constante no zona de pontuação: venceu na primeira etapa em Diriyah, mas abandonou na segunda corrida daquele fim de semana. Chegou no Top-10 em Santiago, mas acabou cometendo um erro e batendo no muro de proteção nos minutos finais na etapa da Cidade do México quando ocupava a segunda colocação.
 
“Fiquei decepcionado com o resultado na Cidade do México – embora as condições da pista não fossem ideais, a culpa foi totalmente minha. No entanto, já me recuperei e estou ansioso para lutar pela vitória em Marraquexe. A equipe tem ajudado e como é uma pista em que já temos experiência, fico feliz em voltar e correr lá novamente. Houve muito trabalho no simulador – sabemos que a economia de energia será extremamente importante neste circuito – e estamos prontos para os desafios deste fim de semana”, disse Sam Bird, piloto da Virgin Racing. 
 
Pilotos brasileiros em busca de top-10 em Marrakesh
 
Nas outras três edições do Marrakesh E-Prix, nenhum piloto brasileiro marcou presença no pódio. Nelson Piquet Jr esteve próximo em 2018 com a Panasonic Jaguar Racing, quando terminou na quarta colocação. Este ano, Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) e Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) estarão de olho em uma oportunidade de participar da festa final.
 
Após um difícil fim de semana na Cidade do México, onde não conseguiu ir bem no treino classificatório e ter comprometido o rendimento do carro com uma quebra de suspensão, Felipe Massa busca a recuperação no campeonato na etapa marroquina.
 
O piloto da equipe monegasca ROKiT Venturi Racing tem apenas dois pontos conquistados na atual temporada, com o nono lugar em Santiago, enquanto o seu companheiro de equipe, o suíço Edoardo Mortara, tem 22 pontos. A expectativa do ex-F1 é conseguir um bom treino classificatório (Massa estará no Grupo 4 da sessão que definirá o grid de largada), e a partir daí, lutar por um lugar no pódio durante a prova.
 
Já Lucas di Grassi atualmente ocupa a quinta colocação no campeonato com 32 pontos. Unico piloto a ter superado a barreira dos 750 pontos na história da Fórmula E, o brasileiro da Audi Sport ABT Schaeffler está em busca da primeira vitória nesta temporada.
 
Assim como Massa, o foco de Di Grassi é fazer um bom treino classificatório para não precisar realizar uma corrida de recuperação. O ritmo de corrida da Audi tem se mostrado eficaz: o brasileiro é o segundo piloto que mais posições ganhou durante as provas – 31 posições, atrás apenas do britânico James Calado com 32 (Panasonic Jaguar Racing). 
 
“O campeonato ainda esta no começo, foram quatro vencedores diferentes até agora, nada está decidido. O importante é marcarmos pontos, mesmo que tenhamos um dia abaixo do esperado. Meu objetivo para Marrakesh é uma qualificação melhor, apesar do fato de participar do primeiro grupo, o que torna um pouco mais difícil. Com uma posição no top 10 do grid de largada, tudo é possível”, disse Lucas di Grassi, piloto da Audi Sport ABT Schaeffler. 
 
Com quatro etapas disputadas até o momento, o temporada 2019/20 da ABB Fórmula E é liderado pelo neozelandês Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing), vencedor da etapa passada na Cidade do México, com 47 pontos, um a mais do que o britânico Alexander Sims (BMW i Andretti Motorsport).
 
Confira abaixo os horários do 2020 E-Prix Marrakesh E-Prix e a classificação completa do campeonato de pilotos e equipes:
 
2020 Marrakesh E-Prix
1º Treino Livre: 28/02 às 12h45 (transmissão via Facebook/YouTube)
2º Treino Livre: 29/02 às 05h (transmissão via Facebook/YouTube)
Treino Classificatório: 29/02 às 07h
Largada: 29/02 às 11h (transmissão no aplicativo do Fox Sports )
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Botão Voltar ao topo