A Fórmula 4 Brasil, anunciou durante a etapa de Goiânia uma grande novidade para 2023. A categoria de base atuará como um evento suporte ao GP de São Paulo de Fórmula 1, quando disputará a 5ª etapa da temporada.
Seguindo para o seu segundo ano, a categoria que conta com certificação da Federação Internacional de automobilismo, realizará um dos seus eventos junto à Fórmula 1. A prática acontece ao longo do ano com outras categorias de base, a Fórmula 2 e a Fórmula 3 são eventos preliminares que realizados no mesmo fim de semana da categoria principal.
Infelizmente por questões logísticas e de orçamento, a Fórmula 2 e a Fórmula 3 não visitam as américas, algo que provoca uma pausa bem grande no calendário das categorias de base. No Brasil, a F1 divide a pista com a Porsche, que é um dos eventos auxiliares. Porém, no ano de estreia da Fórmula 4 Brasil, o público deseja ver a categoria no mesmo fim de semana da F1, já que a categoria é um dos degraus que faz parte do caminho dos pilotos à Fórmula 1.
“Ano que vem, temos uma grande novidade, pois nossa quinta etapa será preliminar da F1 em Interlagos. Então, isso é um grande presente para a categoria e para os jovens piloto, com essa oportunidade de andar na vitrine dos chefes de equipe da F1. Será uma experiência fantástica e isso engrandece ainda mais o nosso campeonato, comentou Gastão Fráguas, líder do projeto da F4 Brasil ao Motorsport.com.
A Fórmula 4 Brasil chega com o intuito de ajudar os jovens pilotos que estão deixando o kart e seguem aos Monopostos. Com pilotos muito jovens participando dos campeonatos de kart, a categoria é uma oportunidade para o competidor não deixar o Brasil tão cedo, mas dar continuidade ao seu desenvolvimento.
Em Goiânia a Fórmula 4 conheceu o seu primeiro campeão, Pedro Clerot conquistou o título com uma etapa de antecedência. Os pilotos da F4 Brasil vão disputar a final em Interlagos, no dia 11 de dezembro, após a etapa de Brasília ser cancelada e transferida para São Paulo.