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A configuração dos pneus adotada para o fim de semana com a Sprint Qualifying

A Pirelli divulgou nesta terça-feira (27) outros detalhes sobre como funcionará a alocação dos pneus para a Sprint Qualifying, já que durante a temporada de 2021 a Fórmula 1 vai testar esta outra configuração de fim de semana – apostando em uma corrida de 100 km sendo realizada no sábado, para definir o grid de largada para o domingo.

Para o fim de semana com a Sprint Qualifying fica definido que cada equipe terá 12 conjuntos de pneus slick por piloto – em um fim de semana regular, a fornecedora de pneus disponibiliza 13 conjuntos de pneus por piloto, pré-determinados.

Cada piloto vai contar com:

– Seis pneus macios (faixa vermelha);

– Quatro pneus médios (faixa amarela);

– Dois pneus duros (faixa branca).

Pneus de Chuva

Quatro conjuntos de intermediários (faixa verde) e três conjuntos de pneus para chuva extrema (faixa azul), o mesmo padrão que já é utilizado em um fim de semana regular.

No entanto, em caso de chuva durante o fim de semana da Sprint Qualifying, cada piloto terá o direito a um conjunto extra de intermediários se o TL1, TL2 ou a classificação for realizada com chuva.

Um outro conjunto de intermediários também estará disponível para a Sprint Qualifying, realizada no sábado, se a prova contar com a presença de chuva.

Como são as regras da utilização dos pneus durante o fim de semana em configuração desta corrida rápida:

Treino Livre 1: prática de 60 minutos realizada na sexta-feira, cada piloto deve usar dois conjuntos de pneus (podendo escolher qualquer composto) e entregar um conjunto para a Pirelli ao final da sessão;

Treino Livre 2: prática de 60 minutos realizada no sábado, cada piloto pode usar quantos conjuntos de pneus quiser dentro da sua alocação;

Classificação: prática realizada em formato (Q1, Q2 e Q3) no sexta-feira, onde as equipes podem usar até no máximo cinco pneus macios e somente este composto será permitido. No Q3 apenas um pneu macio (faixa vermelha) poderá ser utilizado. Nenhum piloto será obrigado a largar com está goma no domingo, como acontece em uma classificação normal (onde o piloto que avança para o Q3, precisa largar com o pneu que realizou a melhor volta no Q2);

Sprint Qualifying: prova de 100 km (duração de 25-30 minutos), cada piloto tem livre escolha de pneus para a prova. Ao final da corrida eles devolvem para a Pirelli o pneu que completou mais voltas. Diferente de uma corrida disputada no domingo, não há parada obrigatória durante a Sprint Qualifying;

Se a sessão ocorrer com chuva, cada piloto precisa devolver um conjunto de pneus intermediários ou pneu de chuva extrema para a Pirelli, onde a fornecedora de pneus substituirá por um conjunto extra de intermediários.

GP: prova realizada no domingo – as equipes podem escolher o pneu para começar a prova, sem a necessidade de utilizar o composto do Q2. Cada piloto/equipe podem realizar a melhor estratégia para o fim de semana, mas ainda é necessário utilizar dois tipos de compostos e fazer o pit-stop obrigatório.

Confira o nosso vídeo sobre a Sprint Qualifying

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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