ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Em Nova York, Red Bull realiza o lançamento do RB19 e anuncia parceria com a Ford

A Red Bull revelou nesta sexta-feira a pintura que utilizará em 2023, além dos seus parceiros para a próxima temporada

Nesta sexta-feira (02) a Red Bull revelou a pintura que utilizará em 2023, em um evento realizado em Nova York. O RB19 será guiado por Mex Verstappen e Sergio Pérez.

O novo modelo utilizado pela equipe neste Campeonato, tem por objetivo conquistar mais um título para a Red Bull e defender o obtido em 2022. Após a Ferrari cometer diversos erros estratégicos e lidar com problemas de confiabilidade, a Red Bull por sua vez teve um campeonato sólido e conseguiu trabalhar para conquistar tanto o título de pilotos com Max Verstappen, como o de equipe de forma antecipada.

Sergio Pérez que permanecerá com a Red Bull teve um papel fundamental na conquista do título, pois auxiliou a equipe em pista, mas o final da temporada 2022 foi marcada por desentendimentos entre o piloto holandês e o mexicano, pois Vestappen não auxiliou o companheiro de equipe na conquista do vice-campeonato.

Daniel Ricciardo retorna à Red Bull e na temporada 2023 atuará como o terceiro piloto da equipe. O australiano também auxiliará a equipe em ações comerciais ao longo do Campeonato.

A Red Bull segue com esquema de pintura utilizada em outras temporadas, com a predominância do azul escuro, além do amarelo aplicado em algumas partes do carro e os touros que fazem parte da identificação da marca. O vermelho também se faz presente, assim como nos seus outros layouts.

A equipe formou uma parceria com a Rokt, uma empresa do ramo do comércio eletrônico. A Red Bull tem por objetivo com essa parceria, recrutar jogadoras que possam compor a sua equipe de eSports, além da Rokt patrocinar eventos femininos de engenharia da RBR. A empresa é australiana, mas conta com sede nos Estados Unidos, em Nova York.

O time utilizou o lançamento em Nova York para revelar os seus novos parceiros para a temporada 2023, como geralmente acontece neste momento de lançamento. Além disso, a Red Bull aproveitou o momento para comunicar que a Ford será a sua parceira. A Ford estará com o time austríaco dando nome aos motores utilizados pela Red Bull a partir de 2026 e também equipará os carros da AlphaTauri.

A partir de 2026 a Fórmula 1 contará com novas unidades de potência, trabalhando com combustíveis sustentáveis. A Red Bull que atualmente utiliza motores da Honda, esteve buscando um novo parceiro, mas não concluiu as negociações com a Porsche.

A Ford ficará interessada em retornar à Fórmula 1 depois que foram acordados os termos para a construção da nova unidade de potência. A mudança realizada, tinha por objetivo atrair novas marcas e fornecedoras de motores. Com o crescimento da visibilidade da categoria, bem como o seu crescimento nos Estados Unidos, uma parceria entre uma equipe vencedora e a Ford é um ponto que pode agregar bastante.

A parceria estratégica “fornecerá experiência em áreas como célula de bateria e tecnologia de motor elétrico, bem como software de controle de unidade de potência e análise” assim como “desenvolvimento de motor de combustão”. O novo acordo terá início em 2023 para o desenvolvimento do motor que será usado a partir de 2026 e deve ser mantido ao menos até 2030.

“Este é o início de um novo capítulo emocionante na história do automobilismo da Ford, que começou quando meu bisavô [Henry Ford] venceu uma corrida que ajudou a lançar nossa empresa”, disse Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company.

“A Ford, ao lado dos campeões mundiais, Oracle Red Bull Racing, está voltando ao auge do esporte, trazendo a longa tradição da Ford de inovação, sustentabilidade e eletrificação para um dos palcos mais visíveis do mundo.”

Em 2021 após não conquistar o título de Construtores, a Red Bull passou a trabalhar para a mudança do regulamento. A equipe construiu um bom carro para 2022, mas ainda enfrentou alguns problemas no início da temporada, precisando encontrar maneiras para a redução do peso do seu carro. O RB18 foi extremamente competitivo e o time austríaco se aproveitou das falhas constantes da Ferrari para capitalizar o máximo de pontos.

Em 2023 a equipe deseja se manter na liderança e buscar mais um título, tentando superar mais uma vez Ferrari e Mercedes.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo