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Verstappen permanece na liderança do primeiro dia de testes, enquanto Williams enfrenta dia complicado no Bahrein

A pré-temporada começou forte para a Red Bull, o time obteve uma ótima quilometragem entre as duas sessões realizadas no primeiro dia no Sakhir

O primeiro dia de testes da pré-temporada está concluído. A quarta-feira (21) se mostrou bem produtiva para as equipes. Em ambas as sessões nenhuma bandeira vermelha surgiu, desta forma os times contaram com 8 horas de pista livre disponível para as suas avaliações.

Vários testes foram conduzidos, mas vale ressaltar que os tempos estão bem altos, os times de modo geral voltaram a sua atenção para a avaliação com os pneus médios, alternando entre stints longos e outros curtos. As voltas em ritmo de classificação não foram importantes nesta primeira avaliação dos carros.

A confiabilidade é bem mais importante na pré-temporada, desta forma Max Verstappen é o destaque por ter completado mais de 142 voltas com a Red Bull. A McLaren, assim como a Aston Martin, Haas, Racing Bulls, Sauber, Alpine, Ferrari e Mercedes quebraram a barreia das 100 voltas. Lando Norris conseguiu 72 giros neste traçado, guiando o carro em apenas metade do dia de atividades. Sainz chegou à marca dos 69 giros.

Depois de certa dificuldade no começo do dia, George Russell completou 121 voltas com o W15.

Por outro lado, o dia da Williams foi marcado por várias quebras que limitaram o tempo de pista do time de Grove. Alexander Albon completou 40 voltas pela manhã, enquanto Logan Sargeant conseguiu apenas 21 giros no traçado. O começo é bem complicado para a Williams, principalmente com um tempo tão limitado disponível para a verificação dos carros.

Geralmente nos próximos dias os pilotos têm a tendência e forçar ainda mais os carros e erros podem acontecer, provocando o surgimento da bandeira vermelha. Se a Williams não foi a causadora destas paralisações, eles podem perder ainda mais tempo de ação no traçado. A situação do time será observada, principalmente após um 2023 que não foi tão ruim e a equipe tinha um bom potencial de evolução para 2024.

Na tabela de tempos, Verstappen foi o mais rápido com a marca de 1m31s344 obtida com os pneus médios. Lando Norris foi superado pelo piloto holandês, mas se manteve no segundo lugar com a marca de 1m32s484 com a McLaren. Carlos Sainz faturou a terceira posição com 1m32s584 guiando pela Ferrari. Daniel Ricciardo da Racing Bulls e Pierre Gasly da Alpine completaram o top-5.

A Fórmula 1 retorna nesta quinta-feira a partir das 4h (pelo horário de Brasília), para o início do segundo dia de testes no Bahrein.

Tarde

Após Max Verstappen liderar a sessão manhã, os competidores invadiram a pista uma segunda vez para a realização da atividade vespertina. A temperatura da pista estava na casa dos 37°C, semelhante as condições enfrentadas pela manhã.

A pré-temporada realizada no Bahrein tem duração de três dias, com 9 horas de atividade – sendo 8 horas de pista liberada para a coleta de dados.

Pela manhã nenhuma bandeira vermelha surgiu na pista, desta forma os times conseguiram aproveitar o máximo tempo de pista livre.

Verstappen e George Russell foram escalados para um dia completo de atividade com os seus respectivos carros, no entanto, Carlos Sainz, Logan Sargeant, Daniel Ricciardo, Lando Norris, Pierre Gasly, Lance Stroll, Zhou Guanyu e Nico Hülkenberg assumiram os carros dos seus companheiros de equipe para já experimentar o novo equipamento no primeiro dia de testes.

Carlos Sainz que completará a sua última temporada com a Ferrari, invadiu o traçado pouco depois da pista ser liberada. O espanhol registrou as suas primeiras marcas cronometradas bem distante do que foi obtido pelos competidores pela manhã, ainda na casa de 1m38s865 com os pneus médios usados. Sainz foi enviado com os aero rakes traseiros instalados no SF-24 para mais verificações aerodinâmicas.

A manhã foi proveitosa para a Aston Martin que completou 77 voltas com Fernando Alonso. Red Bull, Ferrari, Racing Bulls, Sauber e Haas ultrapassaram a marca de 57 voltas que equivale a um GP completo. Oscar Piastri com a McLaren chegou à marca dos 57 giros.

A sessão vespertina foi iniciada com várias equipes dando preferência para trabalhar nos boxes, antes de encaminhar os seus carros para a pista. Desta forma, a primeira hora foi marcada pela pista vazia em boa parte do tempo.

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Pierre Gasly se juntou a Carlos Sainz, buscando as suas primeiras voltas no traçado. Com vários pneus duros C1 disponíveis, a Alpine está bem abastecida por este composto para as avaliações iniciais.

Algumas imagens da atividade da manhã foram divulgadas, algo que impressionou foi o desgaste do pneu dianteiro direito de Verstappen, um conjunto de pneus médios que o competidor utilizou para realizar um stint em pista.

Os testes aerodinâmicos não foram ignorados a tarde, Sainz utilizou os aero rakes.

Após a conclusão da primeira hora da tarde, Sargeant e Lance Stroll eram mantidos nos boxes, ainda sem trabalhar alguma volta de verificação. Coube então aos outros competidores agitar a pista, especialmente Lando Norris.

A Williams esclareceu o problema apresentado de manhã, a origem foi na bomba de combustível e forçou a parada de Alexander Albon. O carro entrou em modo de segurança e o piloto tailandês só teve tempo de encontrar um local seguro para encostar o carro. O time encontrou dificuldade para realizar a remoção do combustível que estava no tanque, algo que atrapalhou a atividade deles. A Williams está focando na verificação do equilíbrio do carro.

A saída de Sargeant para a pista precisou ser atrasada por conta dos sensores de alta pressão que estão bem no fundo do carro, isso tirou mais tempo de pista da equipe de Grove.

A pré-temporada é o melhor local para os carros apresentarem falhas, no entanto, a atividade é bem curta, portanto, a confiabilidade é bem valorizada.

Quando Sargeant teve a oportunidade de ser liberado para o circuito, usava pneus macios, enquanto grande parte do pelotão trabalhava com os pneus médios e duros que serão usados no próximo fim de semana, quando a primeira prova no Bahrein será disputada.

Com duas horas para o encerramento do treino livre, o entardecer no Bahrein marcava a sessão. Lando Norris era o líder da atividade após registrar a marca de 1m36s915 com os pneus médios – C3, mas Max Verstappen conseguiu superar a marca do piloto britânico com o tempo de 1m31s662. Instantes depois o holandês chegou à marca de 100 giros no circuito no Sakhir. Carlos Sainz era o terceiro colocado da tabela com 1m32s584, superando o tempo obtido pelo companheiro de equipe.

A Sauber que neste ano basicamente está utilizando uma pintura que lembra muito o flow-vis, utilizou o fluído em tom vermelho para realizar as suas verificações aerodinâmicas.

Boa parte da lateral direira do carro foi pintada com o flow-vis vermelho – Foto: reprodução F1

Cerca de quinze minutos depois Logan Sargeant perdeu o controle do FW46, rodando entre as curvas 9 e 10 do circuito do Sakhir. O jogo de pneus médios novos que estava instalado em seu carro ficou dechapado. O norte-americano passou pelos boxes e realizou a sua troca de pneus, instalando um jogo novo de pneus médios.

A tarde também corria sem problemas, porém, alguns pilotos demoraram para progredir na conquista de quilometragem. Lance Stroll tinha apenas 24 voltas, com pouco mais de uma hora para o encerramento do primeiro dia de atividades. O número também era baixo para Sargeant, com apenas 21 giros. Por outro lado, a Haas com a ação de Magnussen em Hülkenberg já tinham passado das mais de 100 voltas, assim como a Ferrari.

Treinar em Barcelona era bem interessante pelas características da pista, mas o Bahrein também oferece uma boa capacidade para coletar dados. O vento acaba mudando de direção algumas vezes ao longo da atividade, mas a melhor experiência certamente é guiar pela manhã e ainda pegar o entardecer/noite nesta pista, pois a expectativa gira em torno da queda da temperatura – embora hoje seja um dia bem quente no Bahrein.

Sargeant estava mais uma vez preso nos boxes, desta vez era um problema na transmissão. Quando a última hora de atividade foi iniciada, a Williams tinha apenas 61 voltas em seu primeiro dia de atividade.

A Mercedes estava expermentando diferentes alturas do carro, o porpoising foi observado por um momento da atividade. O time optou por aproximar o carro ainda mais do solo, desta forma Russell começou a lidar apenas com as oscilações provocadas pelas ondulações da pista.

Na noite do Bahrein, com os holofotes da pista ganhando destaque, Verstappen e Russell travaram uma perseguição na pista. O holandês esteve envolvido em outro duelo pela manhã, mas com Charles Leclerc.

Restando 25 minutos para o final, Verstappen melhorou o seu tempo anotando 1m31s344, no carro do piloto holandês estava instalado um novo conjunto de pneus médios. Neste momento, Norris que era o segundo colocado na tabela estava no traçado usando os pneus duros, assim como George Russell.

Para curiosidade, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Sainz, Ricciardo, Stroll, Gasly, Leclerc, Alonso, Piastri e Zhou.

Com o flow-vis envolvendo parte do AMR24, Stroll cometeu um erro e ao travar os pneus, perdeu o controle do carro na curva 10. No momento o piloto realizava a sua avaliação com um pneu médio usado.

Os co mepetidores começaram a forçar mais os equipamentos, assim mais erros eram observados ao longo da sessão – como foi o caso de Lando Norris enfrentou uma travagem dos pneus enquanto sua avaliação com os pneus duros era realizada.

Uma peça se solou do carro da Aston Martin e os competidores que estavam em pista precisaram desviar, para não danificar os seus equipamentos.

A atividade foi encerrada com muita ação na pista, mas os tempos não começaram a despencar como alguns esperavam.

Max Verstappen encerra o dia na liderança com a marca de 1m31s344, obtida com os pneus médios. Lando Norris ficou com a segunda posição, com 72 voltas completadas. Carlos Sainz fechou a tabela na terceira posição, com 69 voltas em seu nome.

O dia foi encerrado com a possibilidade de treinar a largada com vários carros no circuito. Ao longo da atividade os pilotos fizeram a simulação de largada em um espaço determinado na saída dos boxes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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