ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Max Verstappen conquista pole para o GP de Abu Dhabi

Sem rivais, Verstappen fatura a última pole do ano no Circuito de Yas Marina. O holandês é acompanhado por Charles Leclerc e Oscar Piastri

Neste sábado (25) em Abu Dhabi, Max Verstappen chegou à marca de 32 poles na carreira. O holandês que não acreditava ser possível faturar a pole e se quer largar na primeira fila, contou com um bom trabalho da equipe e faturou a primeira posição, mesmo não se sentindo confortável com o carro desde o TL2.

Verstappen não precisou se esforçar na última tentativa de volta rápida no traçado, pois os adversários não foram capazes de bater a primeira marca que o holandês registrou no Q3. Max dividirá a primeira fila com Charles Leclerc nesta última prova que será disputada na temporada 2023 da Fórmula 1.

O monegasco surpreendeu com a volta completada no Circuito de Yas Marina, pois a Ferrari não demonstrou ter um ritmo forte para a classificação. Ao longo da atividade, Leclerc fez o exercício para evitar uma eliminação, enquanto Carlos Sainz ficou preso no Q1.

Oscar Piastri faturou a terceira posição e dividirá a segunda fila com George Russell da Mercedes. Lando Norris foi o quinto colocado, depois de disputar com Verstappen a segunda posição. Yuki Tsunoda levou o carro da AlphaTauri ao Q3 e ainda obteve o sexto lugar.

Fernando Alonso começará o GP de Abu Dhabi ocupando a sétima posição, seguido por Nico Hülkenberg. Sergio Pérez teve a sua última volta deletada do Q3, desta forma precisou se contentar com a nona posição. Pierre Gasly foi o décimo colocado.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília), para disputa do GP de Abu Dhabi.

Saiba como foi a Classificação da F1 em Abu Dhabi

A classificação é realizada na noite de Abu Dhabi, quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 33°C, com 27°C no ambiente.

Q1

Mesmo com a regressiva da classificação sendo iniciada, os pilotos aguardaram um pouco nos boxes, antes de seguir para o traçado. Os pneus macios novos equipavam os carros.

Quando Max Verstappen completou a sua primeira volta rápida no traçado, o holandês obteve a marca de 1m24s160. Zhou Guanyu e Logan Sargeant tiveram suas voltas iniciais deletadas, desta forma os competidores seguiram aos boxes.

Nesta primeira tentativa, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Albon, Tsunoda, Pérez, Sainz, Ricciardo, Russell e Bottas. Na zona de eliminação estavam Pierre Gasly e Kevin Magnussen e três pilotos com tempos deletados: Sargeant, Zhou e Hülkenberg.

Nos últimos quatro minutos de atividade, os competidores foram retornando ao traçado usando os pneus macios novos. Alexander Albon saltou para o segundo lugar com a marca de 1m24s298, separado por 0s138 de Verstappen. Sargeant tinha saltado para a quarta posição, teve novamente o seu tempo deletado.

Antes do cronômetro zerar, Hülkenberg saltou para a quinta posição, acompanhado por Lewis Hamilton. As voltas foram melhorando com o cronômetro já zerado, Tsunoda passou a ocupar a segunda posição com a marca de 1m24s286.

Carlos Sainz e Oscar Piastri foram os últimos a completar a última volta rápida no traçado. O piloto australiano se salvou com a décima primeira posição, enquanto o espanhol foi apenas o décimo sexto colocado, sendo eliminado logo no Q3. Pérez conseguiu faturar o segundo lugar, se livrando de uma eliminação no Q1.

Após o encerramento do Q1, Piastri era investigado por não ter seguido as instruções do diretor de prova.

Eliminados

16) Carlos Sainz – 1m24s738
17) Kevin Magnussen – 1m24s764
18) Valtteri Bottas – 1m24s788
19) Zhou Guanyu – 1m25s159
20) Logan Sargeant – sem tempo

Q2

Neste início do Q2 para poupar os compostos, vários pilotos seguiram para a pista com pneus macios usados instalados em seus carros. Apenas Verstappen e Pérez usavam os pneus macios novos em sua primeira saída.

Alexander Albon abriu a disputa do Q2 cravando 1m24s965, mas rapidamente o tailandês era superado por outros competidores. Vestappen liderava a atividade mais uma vez com o tempo de 1m23s740 estabelecido. Lando Norris saltou para a segunda posição, acompanhando o holandês com o tempo na casa de 1m23s920. Pérez era o terceiro colocado, seguido por Oscar Piastri. George Russell completou o top-5.

Na zona de eliminação estavam: Ricciardo, Gasly, Albon, Ocon e Hülkenberg. O piloto da Haas teve mais uma volta deletada no traçado.

Os competidores retornaram mais uma vez para o traçado, tentando fugir de uma eliminação no Q2. Leclerc que era o nono colocado, obteve a terceira posição com a marca de 1m23s969. Lewis Hamilton foi eliminado mais uma vez no Q2, enquanto Russell conseguiu uma vaga para seguir na disputa da classificação.

Eliminados

11) Lewis Hamilton – 1m24s359
12) Esteban Ocon – 1m24s391
13) Lance Stroll – 1m24s422
14) Alexander Albon – 1m24s439
15) Daniel Ricciardo 1m24s442

Q3

Nesta primeira saída, apenas Verstappen estava munido por pneus macios novos. O holandês rapidamente obteve a marca de 1m23s445. Norris faturou a segunda marca, separado por 0s371 de Verstappen. Piastri fez o primeiro setor roxo, mas não conseguiu bater o holandês, desta forma ocupou apenas o terceiro lugar.

Russell ficou com a quarta colocação na primeira tentativa, enquanto Pérez era o quinto colocado. Os pilotos estavam acompanhados por Tsunoda, Hülk, Alonso, Leclerc e Gasly.

Nos últimos quatro minutos de atividade, os competidores retornaram para o traçado com os pneus macios novos. Norris cometeu um erro no terceiro setor e teve que se contentar com o quarto lugar, sem chance de brigar pela pole. Oscar Piastri superou o companheiro de equipe para ficar com a terceira posição.

Charles Leclerc surpreendeu ao faturar o segundo lugar, quando estabeleceu a marca de 1m23s584, depois de ter uma primeira volta rápida ruim. Verstappen se quer melhorou a sua marca, mas faturou a última pole da classificação da temporada 2023.

Com a volta deletada, Pérez foi derrubado para o nono lugar.

Russell ainda encontrou um espaço para superar Lando Norris e se estabelecer como o quarto colocado, desta forma ocupará a segunda fila para a largada do GP de Abu Dhabi.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo