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Max Verstappen busca Lando Norris e vence GP dos Estados Unidos

Max Verstappen precisou brigar por essa vitória, depois de lidar com problemas nos freios. Lewis Hamilton e Lando Norris completaram o pódio no Circuito das Américas

Neste domingo (22) Max Verstappen faturou a vitória de número 50 da carreira. O piloto holandês não teve uma vida tão fácil neste domingo, precisou trabalhar para buscar a vitória e sem dúvidas a estratégia adotada para o holandês fez diferença.

Foi apenas na 28ª volta da prova que Verstappen assumiu a liderança ao ultrapassar Lando Norris e conseguiu manter a ponta, reagindo ao trabalho que era realizado pelos adversários. Verstappen fez uma das provas mais complicadas da temporada, por conta dos problemas nos freios que impediram o piloto de avançar mais rapidamente pelo pelotão, depois de largar da sexta posição. Além disso, a Red Bull começou a corrida com a intenção de conservar os compostos, para ter uma chance melhor do meio para o final da prova.

Lewis Hamilton se tornou uma preocupação para a Red Bull nesta corrida, pois Hamilton estava com um ritmo muito forte no final da prova. A Mercedes já tinha chamado a atenção no sábado, quando a prova Sprint foi executada. O inglês ultrapassou Norris e passou a perseguir Verstappen, talvez com mais algumas voltas, Hamilton tivesse a chance de batalhar por essa vitória, em um circuito que o competidor gosta bastante.

O piloto da McLaren fez uma corrida, segura, o time britânico também conseguiu trabalhar com uma boa estratégia, Lando Norris foi aguerrido buscando essa vitória. O piloto teve uma excelente reação na largada para ganhar a posição de Charles Leclerc, depois trabalhou com um ritmo segundo para continuar avançando. No entanto, a corrida seguiu e Lewis Hamilton, além de Max Verstappen demonstraram um desempenho bem forte, desta forma o britânico precisou se contentar com o terceiro lugar.

Carlos Sainz faturou a quarta posição, conseguindo superar o companheiro de equipe. O espanhol fez uma boa largada, mas dada as condições de desempenho da Ferrari, não pode conservar o progresso. Restou para Sainz protagonizar uma batalha interna com o companheiro de equipe em que foi buscar Charles Leclerc, para terminar mais uma prova à frente do monegasco.

Sergio Pérez ficou com a quinta posição, em mais uma atuação que não foi muito forte do mexicano, mas conseguiu o top-5 ao começar a prova ocupando o nono lugar. Charles Leclerc, depois de iniciar a corrida como o pole, foi ultrapassado na largada e a sua corrida se desenrolou de uma forma bem ruim. Com a estratégia de apenas uma parada, o piloto ficou vendido.

George Russell faturou a sétima posição com o segundo carro da Mercedes, acompanhando por Pierre Gasly que conseguiu se recuperar na prova, após o embate no início da prova com o companheiro de equipe. Lance Stroll foi o nono colocado, representando a Aston Martin na zona de pontuação, após Fernando Alonso abandonar a corrida.

Destaque para Yuki Tsunoda que munido por uma boa estratégia, além de travar batalhas importantes na pista, faturou a décima posição. O piloto japonês ainda faturou o ponto da volta mais rápida, instalando os pneus macios no final da corrida para fazer a melhor volta da prova.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana, para o GP do México, dando continuidade ao que é uma rodada tripla, formada pelo GP dos EUA, México e Brasil.

Saiba como foi o GP dos Estados Unidos

Antes do GP dos Estados Unidos ser iniciado, os comissários confirmaram que a dupla da Haas e Aston Martin começariam a prova largando do pit-lane. Os times levaram atualizações para os seus carros nesta etapa, mas não encontraram a configuração ideal para os equipamentos com apenas um treino livre disponível. Desta forma optaram por fazer mudanças no acerto durante o parque fechado, assumindo que deixariam o grid de largada para tentar um resultado melhor.

Grid de largada do GP dos Estados Unidos – Foto: reprodução FIA

Por conta da última volta rápida deletada na sexta-feira, Max Verstappen não conquistou a pole, o holandês precisou se contentar com o sexto lugar para a largada. Sem nenhuma Red Bull nas duas primeiras filas, Charles Leclerc teve ao seu lado Lando Norris, eles eram seguidos por Lewis Hamilton e Carlos Sainz.

Largaram com os pneus duros apenas Nico Hülkenberg e Lance Stroll, enquanto o restante do pelotão aposta em pneus médios. Daniel Ricciardo foi o único a ter um pneu médio usado instalado em seu carro. Os pneus macios provavelmente não devem ser usados nesta corrida, por conta da degradação. O GP dos Estados Unidos costuma ser concluído com duas paradas.

Largada autorizada, Lando Norris saltou para a ponta ultrapassando Charles Leclerc. Carlos Sainz passou a ocupar o terceiro lugar, com Lewis Hamilton caindo para o quarto lugar, enquanto se defendia do piloto holandês. Max Verstappen obteve o quinto lugar pouco depois da largada. Oscar Piastri que tinha iniciado a prova do décimo lugar, passou a ocupar a sexta posição.

A dupla da Alpine se estranhou, mas Esteban Ocon ficou com a sétima posição, enquanto Pierre Gasly caiu para o décimo.

Ocorriam batalhas no meio do pelotão, mas a primeira volta aconteceu sem nenhuma intercorrência. No segundo giro Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu batalhavam pela décima primeira posição.

Com três voltas, Norris tinha mais de 2s3 de vantagem para Charles Leclerc. Hamilton estava próximo de Sainz, batalhando pela terceira posição com o espanhol, enquanto também era atacado por Verstappen. Ainda no terceiro giro, Russell ultrapassou Ocon. Na sequência o piloto da Alpine também perdeu as posições para Sergio Pérez, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda.

Com cinco voltas Esteban Ocon já era o décimo sétimo colocado, o seu carro tinha um dano no sidepod, pois tinha se tocado com o companheiro de equipe no começo da prova. Carlos Sainz fora ultrapassado por Lewis Hamilton e Max Verstappen, caindo para a quinta posição.

Com seis voltas, os dez primeiros eram: Norris, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Sainz, Piastri, Russell, Pérez, Gasly e Tsunoda. Ao longo do sexto giro, com o carro de Hamilton rendendo mais, o piloto da Mercedes concluiu a ultrapassagem em Leclerc. Verstappen tentava a aproximação no monegasco. Esteban Ocon tinha seguido aos boxes para abandonar a corrida, por conta dos danos externos do carro.

Vestappen não estava rendendo o quanto era esperado, mas conseguiu se aproximar de Leclerc, enquanto Sainz seguia usando o DRS para se manter próximo do holandês durante o oitavo giro.

Com dez voltas, Zhou Guanyu foi chamado aos boxes para realizar a sua parada obrigatória. Oscar Piastri por sua vez, foi ultrapassado por George Russell e na sequência o competidor começou a perder desempenho, precisando seguir para os boxes abandonando a corrida.

Por conta da possibilidade de o australiano abandonar a corrida na pista, vários competidores seguiram para os boxes, realizando as suas paradas obrigatórias, como foi o caso de Alexander Albon, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Logan Sargeant. Antes da conclusão da volta, Verstappen tinha ultrapassado Leclerc para assumir a quarta posição.

No final do pelotão, Logan Sargeant e Kevin Magnussen duelavam pela décima sétima posição, com o norte-americano conseguindo a ultrapassagem.

Norris se mantinha na ponta, com cerca de 2s2 de vantagem para Hamilton, no entanto, o piloto da Mercedes seguia fazendo a sua aproximação. Verstappen que era o terceiro colocado, estava separado por mais de 4s6 do segundo colocado.

Com 15 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Sainz, Russell, Pérez, Gasly, Tsunoda e Ricciardo. Fernando Alonso era o décimo primeiro colocado, com Lance Stroll ocupando a décima segunda posição.

Entre os primeiros colocados, Max Verstappen foi o primeiro a realizar a sua parada, substituindo os pneus médios, por um jogo de pneus médios novos. Lando Norris respondeu a parada na volta seguinte, assim como Carlos Sainz e Sergio Pérez. Norris apostou nos pneus duros. Pérez, assim como Sainz, admitiam como Verstappen que vão trabalhar com duas paradas, pelo segundo uso de pneus médios imediato. Lewis Hamilton saltou para a ponta, seguido por Leclerc e Russell.

As paradas pelo restante do pelotão seguiram. Hamilton foi chamado aos boxes na volta 21, sendo devolvido para a pista atrás de Verstappen, agora usando os pneus duros. O piloto inglês tomou o undercut, pois ficou mais tempo em pista, sofrendo com os compostos.

Optaram por não manter Russell por mais tempo em pista, o britânico fez a sua troca de pneus na volta 22, para ocupar a oitava posição. Com as movimentações pelo grid, Charles Leclerc ficou com a ponta, Norris já era o segundo colocado, Verstappen seguia separado por 2s5 do piloto da McLaren. Hamilton infelizmente ficou separado por mais de 7 segundos do piloto holandês.

Com 24 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Hamilton, Sainz, Pérez, Leclerc, Russell, Gasly, Tsunoda e Alonso. Leclerc realizou a sua parada obrigatória, abandonando assim a liderança.

Com 27 voltas, Verstappen já estava na zona de DRS de Norris e começou a forçar ainda mais para buscar a ultrapassagem no piloto da McLaren. Na volta seguinte, após deixar Valtteri Bottas passar, o piloto seguiu para os boxes para realizar a segunda parada obrigatória.

Foi na vigésima oitava volta que Norris acabou sendo ultrapassado por Verstappen. O britânico tentou se manter no DRS para não perder contato com o adversário, pois o holandês precisará realizar uma segunda parada.

No final do pelotão as coisas estavam um pouco mais agitadas, Nico Hülkenberg e Logan Sargeant realizaram ultrapassagens em Daniel Ricciardo, o australiano tinha pneus mais novos do que os dos adversários. Mas a Williams optou por realizar a segunda parada de Sargeant na volta 34, devolvendo o piloto norte-americano a pista com os compostos duros.

Lando Norris foi chamado aos boxes na volta 35, instalando um novo jogo de pneus duros. Verstappen reclamava dos freios do carro, além de cometer alguns pequenos erros em pista. O holandês então foi aos boxes na volta 36, com Sainz também seguindo para mais uma parada.

Desta forma, com 37 voltas, os dez primeiros eram: Hamilton, Pérez, Leclerc, Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Gasly, Alonso e Stroll. Verstappen se aproximava de Leclerc, enquanto Norris foi devolvido ao traçado com 1s7 de distância para o piloto da Red Bull.

Outras paradas foram acontecendo no pelotão. Hamilton abandonou a ponta na volta 39, substituindo mais uma vez os seus compostos, trabalhando em uma estratégia semelhante à dos competidores que estavam à sua frente. O britânico retornou ao traçado atrás de Norris. Verstappen ultrapassou Leclerc.

No giro 40, Russell trocou os seus pneus, retornando em nono lugar. Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Hamilton, Sainz, Pérez, Alonso, Stroll, Russell e Gasly. Leclerc se mantinha na pista com os pneus duros.

Verstappen seguia reclamando dos freios e a distância para Norris não conseguia subir muito. Hamilton por sua vez, retomou a posição de Leclerc para ocupar o terceiro lugar.

A corrida seguiu e Fernando Alonso que tinha largado dos boxes, assumiu a nona posição, para salvar alguns pontos para a Aston Martin nesta prova, depois de um início de final de semana desastroso.

Neste momento da prova, Hamilton já tinha Norris na zona da DRS, enquanto Sainz também tinha se aproximado de Leclerc. Ricciardo partiu para os pneus macios, mas ocupava apenas a décima oitava posição.

Durante a volta 49, Lewis Hamilton concluiu a ultrapassagem em Norris, para buscar Verstappen na sequência. Tsunoda ultrapassou Alonso, ocupando a décima posição. Alonso por sua vez, caiu para o décimo primeiro lugar, perdendo espaço até mesmo para o companheiro de equipe, pois o espanhol identificou um problema no assoalho.

Ao chegar na volta 50, Alonso abandonou a corrida. Os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Norris, Sainz, Leclerc, Pérez, Russell, Gasly, Stroll e Tsunoda. Leclerc foi ultrapassado por Sainz e de pole caiu para a quinta posição por cona da estratégia de apenas uma parada.

Sainz tentava se aproximar de Norris, buscando o piloto britânico no duelo pelo pódio. Leclerc por sua vez foi ultrapassado por Sergio Pérez, caindo então para o sexto lugar.

Abrindo a última volta da corrida, Hamilton reduziu um pouco mais para Verstappen, mas o holandês recebeu a bandeirada na primeira posição. O inglês ficou com o segundo lugar, depois de batalhar por essa vitória nas voltas finais da prova. Lando Norris conseguiu conservar a terceira posição, com Carlos Sainz em quarto lugar. Sergio Pérez faturou a quinta posição, com Charles Leclerc sendo o sexto colocado.

Yuki Tsunoda faturou dois pontos para a AlphaTauri, conseguindo a décima posição, além do ponto de volta mais rápida da corrida ao registrar 1m38s139. Norris é destacado como o piloto do dia pela votação popular.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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