Já que o circuito de Sepang dá adeus ao calendário da Formula-1 neste ano de 2017, resolvi assistir mais uma vez uma das corridas mais caóticas que já tivemos no circuito malaio. Obviamente não foi a única, e provavelmente não foi a mais caótica. Mas, como eu sou um Schumachista (quase) fanático, escrevo um breve resumo desta corrida de 2001. Dependendo da recepção de vocês, quem sabe não sai mais algum texto assim?
Obs.: As imagens foram capturadas de um vídeo antigo e de qualidade péssima, afinal a corrida é de 16 anos atrás!
Tudo já começa errado com Giancarlo Fisichella (P16 no grid) esquecendo sua posição de largada, e a posição do “colchete” no grid, alinha em outra posição, e quando todos já estavam parados, ele tenta consertar e acaba ficando atravessado no grid. Se fosse em um carro de rua, ainda poderia tentar fazer uma baliza dando ré, mas não foi o caso. A Bennetton voltou para o grid para ajustar o carro de Fisichella. E parece que o Fisichella não foi o único, Heinz-Harald Frentzen também se confundiu. Enfim, foram para mais uma volta de aquecimento… menos o Juan Pablo Montoya, que ficou parado no grid. Enfim a largada, e logo na primeira curva já teve confusão, com Rubens Barrichello tocando em Ralf Schumacher, fazendo-o rodar.
Na terceira volta, AH MEU AMIGO… AGORA O NEGÓCIO FICA INTERESSANTE! Logo no segundo setor Michael Schumacher (P1) e Rubens Barrichello (P2) saem da pista, indo para a brita. Não se sabe se saíram da pista após passarem pelo óleo deixado por Olivier Panis, que teve o motor estourado naquele trecho na volta anterior. Mas coincidentemente, foi nesta volta que começou a chover. Pasmem: Jarno Trulli, de Jordan, passava a liderar a corrida. E pasmem mais: Era a primeira vez que a Honda liderava uma corrida, desde sua volta à categoria, em 1999.
Na volta seguinte, a chuva caiu de vez. Alguns foram para os boxes. Outros corajosos, continuaram. E então o Safety Car entrou na pista, pois era praticamente um dilúvio! Fora que, como tudo aconteceu muito rápido, muitos ainda estavam com pneus de pista seca. Em uma única volta foi um show de rodadas e abandonos. Nick Heidfeld, Enrique Bernoldi, e Juan Pablo Montoya (que conseguiu largar, provavelmente com o carro reserva) foram alguns exemplos.
Ambos os carros da Ferrari foram para o box trocar os pneus, com Barrichello na frente. E Barrichello ficou mais de um minuto parado. A equipe simplesmente não sabia qual pneu era qual, qual era pneu de quem. Uma baita confusão! Tanto que Barrichello ficou por cerca de 30 segundos esperando o pneu dianteiro direito. A McLaren optou pelos pneus de chuva. E a Ferrari optou pelos intermediários, o que pode ter sido o pulo do gato.
Relargaram na volta 10, com Coulthard, Frentzen, Verstappen, Hakkinen e Trulli liderando o pelotão. Barrichello era P10, e Schumacher P11.
Na volta 13 Schumacher já era P3 e Barrichello P6! Não só era a melhor equipe, com o melhor carro, mas com os dois melhores pilotos na chuva. Ambos ultrapassavam seus adversários em qualquer curva, tanto por dentro, quanto por fora.
Ao abrir a volta 16, Schumacher ultrapassa Coulthard na primeira curva e assume a liderança. Na volta 17, já era dobradinha vermelha, com Schumacher P1 <5.7s> P2 Barrichello.
Em alguns setores já não chovia, e o spray era consideravelmente menor.
Na volta 21 Barrichello já fazia sua parada e colocava pneus de pista seca. Assim como outros pilotos. No segundo setor ainda estava bem escorregadio, mas no primeiro e terceiro setores já se formava trilho.
Schumacher para apenas na volta 30 para colocar pneus de pista seca, e ainda volta na liderança. Até aqui o grande destaque é Verstappen P5, que com um Arrows-Asiatech brigava de igual para igual com Williams-BMW, McLaren-Mercedes e Jordan-Honda.
Nas últimas voltas, a briga boa era Ralf Schumacher P5 Vs. P6 Hakkinen. O motor Mercedes não chegava nem perto do BMW no final da reta, mas grudava nas curvas.
E a corrida terminou assim:
Pos | Nº | Piloto | Equipa | Voltas | Tempo | Grid | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Michael Schumacher | Ferrari | 55 | 1:47:34.801 | 1 | 10 |
2 | 2 | Rubens Barrichello | Ferrari | 55 | 23.66 | 2 | 6 |
3 | 4 | David Coulthard | McLaren-Mercedes | 55 | 28.555 | 8 | 4 |
4 | 11 | Heinz-Harald Frentzen | Jordan-Honda | 55 | 46.543 | 9 | 3 |
5 | 5 | Ralf Schumacher | Williams-BMW | 55 | 48.233 | 3 | 2 |
6 | 3 | Mika Häkkinen | McLaren-Mercedes | 55 | 48.606 | 4 | 1 |
7 | 14 | Jos Verstappen | Arrows-Asiatech | 55 | +1:21.560 | 18 | |
8 | 12 | Jarno Trulli | Jordan-Honda | 54 | +1 Volta | 5 | |
9 | 22 | Jean Alesi | Prost-Acer | 54 | +1 Volta | 13 | |
10 | 19 | Luciano Burti | Jaguar-Cosworth | 54 | +1 Volta | 15 | |
11 | 8 | Jenson Button | Benetton-Renault | 53 | +2 Voltas | 17 | |
12 | 23 | Gaston Mazzacane | Prost-Acer | 53 | +2 Voltas | 19 | |
13 | 21 | Fernando Alonso | Minardi-European | 52 | +3 Voltas | 21 | |
14 | 20 | Tarso Marques | Minardi-European | 51 | +4 Voltas | 20 | |
Ret | 7 | Giancarlo Fisichella | Benetton-Renault | 31 | Fuel Pressure | 16 | |
Ret | 10 | Jacques Villeneuve | BAR-Honda | 3 | Spun off | 7 | |
Ret | 16 | Nick Heidfeld | Sauber-Petronas | 3 | Spun off | 11 | |
Ret | 15 | Enrique Bernoldi | Arrows-Asiatech | 3 | Spun off | 22 | |
Ret | 6 | Juan Pablo Montoya | Williams-BMW | 3 | Spun off | 6 | |
Ret | 18 | Eddie Irvine | Jaguar-Cosworth | 3 | Water Leak | 12 | |
Ret | 9 | Olivier Panis | BAR-Honda | 1 | Fuga de óleo | 10 | |
Ret | 17 | Kimi Räikkönen | Sauber-Petronas | 0 | Driveshaft | 14 |
Infelizmente Jos Verstappen não conseguiu se manter na zona de pontos após seu último pitstop e terminou em 7º, +1:21.560. Como prêmio de consolação, foi o considerado o melhor piloto da corrida!
MALAYSIA 2001 🇲🇾
A wet weather classic, won by the legendary Michael Schumacher
Want to watch it in full online?
Twitter vote coming up 🗳 pic.twitter.com/EmikGRs26X
— Formula 1 (@F1) September 22, 2017