ColunistasDestaquesPost
Tendência

Cristina Gutiérrez faz história ao vencer o Dakar 2024

A pilota espanhola completou o seu último ano na categoria Challenge faturando vitória

Cristina Gutiérrez colocou o seu nome na história do Rally Dakar ao vencer na classe T3 Challenge. A pilota espanhola se aproveitou de um problema no carro do adversário para faturar a vitória. A pilota se torna a segunda mulher a ganhar o Dakar desde Jutta Kleinschmidt em 2001, além de ser a primeira espanhola a obter este feito.

Mitchell Guthrie enfrentou o problema, ficando cerca de 20 minutos parado após identificar um problema no turbo. Na classificação geral, ontem o competidor tinha 25 minutos de vantagem para Gutiérrez e Pablo Moreno (Can-Am Red Bull Can-Am Factory Racing). A luta pela vitória ficou por um fio.

A prova continuou e Cristina pode realizar a aproximação, enquanto Guthrie voltou a lidar com problemas na segunda parte da especial e no final a pilota espanhola terminou à frente e venceu o Dakar.

Cristina Gutiérrez celebra conquista no Dakar – Foto: reprodução Dakar

“Sempre tentei lutar até o fim. Não sabíamos o que tinha acontecido até os últimos quilômetros. Nós forçamos muito neste trecho porque sabíamos que 25 minutos é muito, mas se acontece alguma coisa atrás de nós, nunca se sabe. Quando cheguei à meta, não sabia o que tinha acontecido, mas estou feliz e orgulhosa pela equipe e feliz com o carro”, comentou a competidora.

“Estou muito feliz com a vitória e isso é para todos eles [família, amigos e Carles Falcón (piloto espanhol que faleceu neste Dakar)]. Um dos meus valores é nunca desistir. Eu me esforcei até o fim. É o melhor resultado possível e quero agradecer à Red Bull, ao Arnaud e a toda equipe por terem me dado este belo carro”, seguiu Gutiérrez.

Jutta Kleinschmidt foi a primeira mulher a vencer uma etapa no Rali Paris Dakar em 1997 e depois venceu à geral em 2001, sendo a primeira e a única com esse feito.

Cristina Gutiérrez estava se encaminhando para esse feito, em 2017 a competidora se tornou a primeira pilota espanhola a terminar o Rally Dakar. Desde então a competidora esteve progredindo, para ganhar mais espaço nesta competição.

Em 2021, Gutiérrez venceu a sua primeira etapa na competição off-road, além disso a espanhola foi a primeira mulher da Espanha a conquistar seis títulos do Campeonato Espanhol de Rally Todo-Terreno (CERTT).

Neste mesmo ano a pilota venceu o primeiro Campeonato Mundial de Cross-Country da FIA. Porém, apesar dos diversos títulos conquistados pela competidora de 31 anos, o Dakar ainda era uma conquista alimentada.

Cristina também tem passagem pela Extreme E, na temporada 2022 a competidora vencer o campeonato ao lado de Sébastien Loeb na equipe X44 de Lewis Hamilton.

Em 2022, Cristina chegou bem próximo de uma conquista, faturando a terceira posição na categoria T3 da competição, subindo ao pódio do Rally Dakar.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo