ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Com dobradinha liderada por Lewis Hamilton, Mercedes comanda TL2 no Bahrein

A Fórmula 1 concluiu o seu primeiro dia de atividades da temporada 2024. A Mercedes comandou a atividade, obtendo os melhores tempos desta sexta-feira

A quinta-feira (29) de atividades no Bahrein foi concluída, o TL2 foi mais proveitoso para as equipes, que tiveram a oportunidade de andar em uma pista com as temperaturas mais amenas.

O TL2 é realizado em condições mais semelhantes do que será enfrentado na classificação e corrida, desta forma os dados são bem relevantes para as equipes. No entanto, ainda nesta atividade, os times aproveitaram a sessão para realizar as simulações de corrida.

Lewis Hamilton terminou a atividade na liderança, após anotar 1m30s374 com os pneus macios. George Russell saltou para o segundo lugar, cravando 1m30s580, seguido por Fernando Alonso com a marca de 1m30s660.

A Mercedes parece estar com uma performance mais segura, mesmo enquanto Russell ainda está tentando se entender com as configurações do carro. Porém, a Red Bull parece estar escondendo o jogo, o time não costuma entregar tudo no primeiro dia de atividades, vamos compreender mais sobre os austríacos na classificação desta sexta-feira.

Carlos Sainz ficou com a quarta posição com a Ferrari, acompanhado por Oscar Piastri da McLaren. Lando Norris ficou no final da tabela, mas concentrou o seu tempo na pista nas simulações de corrida, além de experimentar outro ajuste para o carro, tentando resolver a performance do equipamento.

Max Verstappen foi novamente o sexto colocado. O piloto holandês reduziu as reclamações nesta sessão. No restante do treino livre ele se concentrou na simulação de corrida, não precisando forçar muito o carro.

De últimos colocados no TL2, para ocupar a sétima posição – foi Nico Hülkenberg com a Haas. Charles Leclerc foi o nono colocado, acompanhado por Sergio Pérez da Red Bull.

O grid está bem variado, mas poucas ‘voltas rápidas’ foram executadas no circuito. Os tempos ainda têm potencial para melhorar, especialmente na sexta-feira quando a primeira classificação do ano for disputada.

A Fórmula 1 retorna amanhã às 9h30 (pelo horário de Brasília), para a realização do TL3, última atividade destinada para a preparação dos equipamentos.

Saiba como foi o TL2 no Bahrein

Quando a atividade teve início, a temperatura na pista tinha caído para 23°C, com 17°C no ambiente. Foi neste momento que algumas equipes do grid começaram a avaliar os pneus macios, podendo sentir a pista em condições semelhantes as da classificação e corrida.

Os tempos rapidamente começaram a cair, Lewis Hamilton assumiu a liderança ao anotar 1m30s751. Charles Leclerc aparecia na segunda posição com a marca de 1m31s578, separado por 0s827 do piloto da Mercedes.

Nestes primeiros minutos de atividade, estavam com os pneus macios instalados, Hamilton, Alonso, Leclerc, Pérez, Stroll, Sainz, Magnussen, Hülkenberg, Gasly, Ocon, Russell e Verstappen. O restante do pelotão insistia em dar mais uma verificada com os pneus médios.

Fernando Alonso se aproximou de Hamilton na tabela de tempos, com a marca de 1m31s035.

Após 20 minutos de sessão, os pilotos tinham executado algumas voltas em modo de simulação de corrida e um stint um pouco mais longo com os pneus macios. Os dez primeiros eram: Hamilton, Alonso, Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Stroll, Albon, Sargeant e Russell. A dupla da Racing Bulls ainda não tina experimentado os pneus macios neste segundo treino livre, mas se preparava para avaliar os compostos.

A curva 4, assim como a curva 10 eram um desafio para os competidores. Nota-se que ao longo da sessão vários pilotos estavam brigando com o carro, assim como Norris, Sainz e Leclerc. O carro da Ferrari se mostrava um tanto arrisco.

Hamilton instalou um segundo jogo de pneus macios e cravou 1m30s374. Neste momento George Russell estava se encaminhando para o traçado, enquanto ocupava a décima quarta posição. Russell tinha experimentado um carro bem baixo que tinha o assoalho raspando em boa parte do circuito.

O inglês saltou para a segunda posição com o tempo de 1m30s580, separado por apenas 0s206 de Hamilton.

Na McLaren, Lando Norris ainda continuava com o carro batendo o assoalho no asfalto. O inglês tinha passado pelos boxes para realizar um ajuste na suspensão e trocar o volante do carro. Norris ainda não tinha realizado uma volta boa no traçado, mas estava auxiliando a equipe na parte da simulação de corrida. Oscar Piastri era o quinto colocado na tabela de tempos.

Com os últimos 20 minutos de sessão disponível, os competidores trabalharam em simulação de corrida, desta forma os tempos eram mais altos. Max Verstappen conduziu para a Red Bull um teste aerodinâmico com o flow-vis espalhado na lateral esquerda do RB20.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo