ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Boschung abre a temporada da Fórmula 2 com vitória na prova Sprint no Bahrein

O piloto suíço liderou a corrida de ponta à ponta, para vencer a prova Sprint com folga neste sábado no Bahrein

Neste sábado (04) Ralph Boschung venceu a prova Sprint da Fórmula 2 no Bahrein. O piloto ganhou o direito de começar a corrida da primeira posição por conta da inversão do grid. Guiando o carro da Campos, Boschung não foi ameaçado nenhuma vez, o piloto realizou uma corrida segura e cruzou a linha de chegada com mais de oito segundos de vantagem para o segundo colocado.

A disputa pelo pódio foi intensa do começo ao fim, Victor Martins ficou perto de conquistar o segundo lugar, mas foi ultrapassado por Dennis Hauger ao final da prova. Martins foi um destaque na prova, de oitavo colocado o piloto obteve o terceiro lugar. Ayumu Iwasa também participou da disputa pelo pódio, mas não conseguiu resistir os ataques de Martins, desta forma precisou se contentar com o quarto lugar.

Théo Pourchaire que está demonstrando um bom desempenho desde o começo do fim de semana terminou a prova ocupando o quinto lugar, realizando boas ultrapassagens no começo da prova. Jehan Daruvala tentou ameaçar o francês ao final da corrida, mas precisou recuar e foi o sexto colocado. Kush Maini foi o sétimo colocado, enquanto Enzo Fittipaldi faturou um ponto por terminado a prova da oitava posição.

Zane Maloney obteve a décima posição, enquanto Juan Manoel Correia que está retornando à categoria após o seu grave acidente na Bélgica com Anthoine Hubert, faturou o décimo lugar neste sábado.

Nenhum dos dez pilotos fatura o ponto da volta mais rápida, pois ela foi registrada por Oliver Bearman durante a décima sexta volta, o piloto encerrou a corrida no décimo quinto lugar.

A Fórmula 2 retorna neste domingo para a disputa da corrida principal.

Saiba como foi a prova Sprint da Fórmula 2

A equipe ART Grand Prix dominou a classificação realizada na sexta-feira. Théo Pourchaire conquistou a pole, seguido por Victor Martins.

Como a Sprint conta com o grid invertido, Pourchaire vai começar a primeira prova da temporada ocupando a décima posição, logo atrás do seu companheiro de equipe. Por ter conquistado o décimo lugar na classificação, Ralph Boschung larga do primeiro lugar, dividindo a primeira fila com Roman Stanek.

Na segunda fila estão Arthur Leclerc e Ayumu Iwasa. Enzo Fittipaldi começou a corrida da décima terceira posição, pois não conseguiu ficar entre os dez primeiros colocados. Ainda na volta de apresentação Benavides ficou parado no grid.

Largada autorizada, Boschung se manteve na ponta enquanto Leclerc saltou para o segundo lugar. Stanek foi engolido no início da prova e caiu para a quarta posição. Depois de um erro de Leclerc, Iwasa ficou com o segundo lugar. Leclerc era o terceiro, com Martins em quarto. Hauger ocupava a quinta posição, enquanto Stanek caiu para o sexto lugar. Pourchaire era o oitavo lugar.

A largada foi bem agressiva, Hauger sofreu um toque, mas tentou se manter na disputa. Pourchaire que tentou avançar no grid rapidamente também lidou com um toque, mas seguiu com uma abordagem agressiva.

Na segunda volta Pourchaire ganhou mais uma posição depois de ultrapassar Daruvala. Na sequência o francês ganhou mais uma posição para ocupar o sexto lugar.

A sprint deste sábado era composta por 23 voltas, uma corrida sem paradas. Usando o DRS, Martins saltou para o terceiro lugar, se aproveitando de um erro de Leclerc. Pouchaire já era o quinto colocado, enquanto Hauger pressionava o francês da ART Grand Prix.

Maini e Stanek disputavam pela oitava posição, com o piloto da Trident perdendo diversas posições depois da largada. Pourchaire já tinha se aproximado de Leclerc e no quinto giro concluiu a ultrapassagem no adversário.

Foi neste momento que Hadjar e Leclerc foram investigados por conta do procedimento de largada, pois os mecânicos permaneceram mais tempo na pista do que o permitido, com isso os pilotos foram punidos em dez segundos – stop and go.

Com seis voltas os dez primeiros eram: Boschung, Iwasa, Martins, Pourchaire, Hauger, Daruvala, Stanek, Maini e Vesti. Leclerc foi aos boxes para cumprir a punição, assim como Hadjar. Fittipaldi assumiu a décima segunda posição, pois os dois competidores tiveram que seguir aos boxes.

Stanek segurava Maini e Vesti que buscavam o sétimo lugar. Martins pressionava Iwasa pela segunda posição. O piloto da Dams não tinha a possibilidade de usar o DRS para fazer a sua defesa de posição.

Na sequência Martins tentou a ultrapassagem, mas Iwasa buscou a recuperação da posição e conseguiu retornar ao segundo lugar.

Com dez voltas os dez primeiros eram: Boschung, Iwasa, Martins, Pouchaire, Hauger, Daruvala, Stanek, Maini, Vesti e Verschoor. No giro seguinte Fittipaldi faturou a décima primeira posição, concluindo a ultrapassagem Bearman.

Por conta da disputa que acontecia entre Iwasa e Martins, Pourchaire conseguiu se aproximar dos pilotos, mas travou os pneus dianteiros enquanto acompanhava a briga. Iwasa apostava em um traçado defensivo para se manter no segundo lugar.

A disputa entre Martins e Iwasa seguia intensa, Martins concluiu a ultrapassagem, mas cometeu um erro, quase dando chance para o piloto da Dams recuperar a posição. Iwasa passou a ser atacado por Pourchaire que demonstrou muita velocidade e controle na pista.

Pouchaire aproveitou a disputa de Hauger com Iwasa para tentar acompanhar a manobra, mas o francês precisou recuar. Boschung tinha mais de três segundos de vantagem para Martins e podia administrar a sua situação em pista.

Com dezesseis voltas, os dez primeiros eram: Boschung, Martins, Hauger, Iwasa, Pourchaire, Daruvala, Stanek, Maini, Vesti e Fittipaldi. A prova se aproximava do final e Crawford foi punido com cinco segundos por ter ganhado vantagem na pista.

Fittipaldi assumiu o nono lugar após Vesti seguir para os boxes. Maloney ficou com o décimo lugar. Cordeel foi punido com cinco segundos por ter extravasado os limites de pista.

Depois de uma disputa intensa entre Fittipaldi e Maloney, o brasileiro começou a atacar Stanek buscando o oitavo lugar e os pontos. Na prova Sprint apenas os oito primeiros conquistam pontos, diferente da prova principal que contempla com pontos até o décimo colocado.

Restando três voltas para o final Pourchaire foi atacado por Daruvala. Por conta das disputas o piloto francês já estava com o desempenho dos pneus bem comprometidos.

Na penúltima volta Verschoor foi perdendo posições por ter passado nos boxes.

A prova foi finalizada com uma disputa entre Hauger e Martins, com o piloto da MP Motorsport conquistando o segundo lugar. Depois da ultrapassagem Hauger abriu rapidamente mais de dois segundos para o piloto da ART Grand Prix.

Boschung controlou o carro até a linha de chegada para conquistar a vitória. Hauger e Martins completaram o pódio.

 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo