Antonia Terzi, ex-engenheira aerodinamicista que teve passagens pela Ferrari e Williams na Fórmula 1, faleceu. O site Autosport informou que ela foi vítima de um acidente de carro no Reino Unido, no último domingo (31).
Nascida na Itália, em San Felice, perto de Modena, foi uma das primeiras mulheres na Fórmula 1 em posição de gerenciamento técnico. Ela estudou aerodinâmica na Inglaterra, mas retornou ao seu país para concluir os estudos. Terzi foi contratada pela Ferrari, estando sob o comando de Rory Byrne até 2001.
Após chamar a atenção pelos trabalhos executados na Ferrari, principalmente na era Schumacher, ela foi contratada pela Williams para se tornar aerodinamicista chefe do time. Trabalhou em conjunto com Patrick Head e o chefe de projeto Gavin Fisher. A equipe estava vivendo uma grande fase, principalmente com a parceria com a BMW.
Antonia também esteve envolvida no projeto do carro FW25, equipamento que redeu para a Williams um segundo lugar no Campeonato de Construtores. Na ocasião a equipe conquistou 4 poles e 4 vitórias, além de 12 pódios.
A criação mais famosa de Terzi foi o ‘bico tubarão-martelo’, usado pelo FW26, algo que provocou um alvoroço na temporada de 2004. O objetivo era fazer a Williams daquele ano ter um bico mais curto, uma tentativa de reduzir o downforce além de minimizar o arrasto.
A Williams encontrou dificuldade para lidar com o equilíbrio do carro, precisando recorrer a um bico mais convencional.
Pouco depois de deixar a Fórmula 1, ela assumiu o cargo de chefe de aerodinâmica, trabalhando na Bentley. Atualmente ela estava desenvolvendo uma carreira em trabalhos acadêmicos. Terzi trabalhou como professora assistente na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. Em 2020 ela foi contratada como engenheira aeroespacial da Universidade de Canberra, na Austrália, mas por conta das dificuldades em decorrência da pandemia, ela não pode se mudar para a Australia.
Antonia estava se preparando para fazer a sua mudança, agora que as regras estavam se afrouxando e justamente nestes preparativos, sofreu o acidente.
Escute o nosso podcast com dicas para Interlagos e o GP do Brasil/São Paulo
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!