A Sauber passou 22 duas etapas sem conseguir se quer um ponto na Fórmula 1. O time chegou zerado no Catar, mas Zhou Guanyu conseguiu os primeiros 4 pontos da temporada 2024 para a equipe.
As últimas atualizações que foram instaladas no carro, contribuíram para melhorar o desempenho do carro. A Sauber deixou de ser um time que se arrasta nas últimas posições, para se embolar no meio do pelotão.
Zhou então encontrou o caminho ideal para completar a prova na oitava posição. Valtteri Bottas também flertou com a zona de pontuação, mas terminou a prova apenas em 11º.
Foram 12 longos meses até a Sauber conseguir alguns pontos. As corridas do início do campeonato até assustavam, por conta dos pit-stops demorados, além dos mais diversos problemas com o carro.
Neste regulamento, a Sauber até fez um bom carro no primeiro ano, mas foi administrando as coisas com o passar do tempo, principalmente por conta da saída da Alfa Romeo. O time precisou mudar o rumo e fechou um acordo com a Audi para 2026, desta forma o foco mudou, pois é necessário preparar o terreno para uma mudança tão grande.
Still thinking about this 💚#QatarGP 🇶🇦 pic.twitter.com/09mfF4SrmB
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) December 2, 2024
“É um alívio, sabe”, Zhou disse à Sky Sports F1. “Acho que feliz provavelmente não é a palavra, alívio é a palavra. Foi uma longa temporada – de onde viemos no começo do ano, ao longo da temporada, nunca esperamos ter um carro para lutar por pontos.”
“Desde Vegas e esse novo pacote, eu simplesmente fiquei muito mais confortável. Foi uma corrida muito intensa.”
O primeiro chinês a chegar na Fórmula 1, não tem vaga para o próximo ano da categoria. A Sauber que se tornará Audi no futuro, optou por contratar Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto, que já vão começar a trabalhar juntos no próximo ano.
“Foi uma corrida muito intensa. Foi limpa, fizemos movimentos quando era importante, ritmo muito bom durante todo o stint. Tivemos o que merecíamos por tanto tempo. Vou aproveitar ao máximo o que puder e mostrar a toros o que posso fazer antes de não estar no grid no próximo ano, mas espero voltar”, afirmou Zhou.
Essa melhora de desempenho no final da temporada, começa a animar a Sauber, que mira em resultados melhores no próximo ano. Foi instalado um pacote de atualizações em Las Vegas, que chegaram para resolver alguns dos problemas que estavam atrapalhando a Sauber. Mais algumas mudanças foram realizadas no Catar para contribuir com a performance neste circuito, melhorando o seu ritmo de corrida.
“Foi uma temporada exaustiva para nós, para mim, Valtteri e toda a equipe. Sabíamos que chegar ao fim de semana seria nossa melhor oportunidade após nossa incrível performance de sábado”, seguiu.
“Queríamos mostrar o que podemos fazer e a corrida de hoje, eu acho, foi muito limpa e bem executada. Para todos, há muito trabalho que as pessoas não veem nos bastidores – apenas continuem lá todo fim de semana esperando que algo seja retribuído, e hoje é o dia.”
Zhou Guanyu também foi considerado o piloto da corrida, recebendo 29,7% dos votos. O competidor busca se manter no grid da Fórmula 1, atuando como piloto reserva e de testes, assim teria ao menos uma visibilidade e a oportunidade de conversar com as equipes em 2025.
O chinês abordou suas possíveis mudanças de carreira, explicando: “Ninguém se lembra da sua primeira corrida. Todo mundo se lembra da sua última corrida, então eu queria aproveitar o máximo que pudesse as corridas restantes para a equipe, e me colocar da melhor maneira possível, deixando o grid para o ano que vem e aguardo por um retorno.”
“Aproveitarei todas as oportunidades para voltar para uma vaga. Tenho certeza de que quando a chance chegar, farei um trabalho muito melhor. Vamos ver o que o futuro reserva, mas tentarei aproveitar o momento e mostrar ao paddock o que posso fazer.”
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.