AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Zhou Guanyu quebra jejum de pontos da Sauber no Catar e fala sobre o ‘alívio’ da conquista

Depois de uma temporada desafiadora, Zhou conquista os primeiros pontos da Sauber

A Sauber passou 22 duas etapas sem conseguir se quer um ponto na Fórmula 1. O time chegou zerado no Catar, mas Zhou Guanyu conseguiu os primeiros 4 pontos da temporada 2024 para a equipe.

As últimas atualizações que foram instaladas no carro, contribuíram para melhorar o desempenho do carro. A Sauber deixou de ser um time que se arrasta nas últimas posições, para se embolar no meio do pelotão.

Zhou então encontrou o caminho ideal para completar a prova na oitava posição. Valtteri Bottas também flertou com a zona de pontuação, mas terminou a prova apenas em 11º.

Foram 12 longos meses até a Sauber conseguir alguns pontos. As corridas do início do campeonato até assustavam, por conta dos pit-stops demorados, além dos mais diversos problemas com o carro.

Neste regulamento, a Sauber até fez um bom carro no primeiro ano, mas foi administrando as coisas com o passar do tempo, principalmente por conta da saída da Alfa Romeo. O time precisou mudar o rumo e fechou um acordo com a Audi para 2026, desta forma o foco mudou, pois é necessário preparar o terreno para uma mudança tão grande.

“É um alívio, sabe”, Zhou disse à Sky Sports F1. “Acho que feliz provavelmente não é a palavra, alívio é a palavra. Foi uma longa temporada – de onde viemos no começo do ano, ao longo da temporada, nunca esperamos ter um carro para lutar por pontos.”

“Desde Vegas e esse novo pacote, eu simplesmente fiquei muito mais confortável. Foi uma corrida muito intensa.”

O primeiro chinês a chegar na Fórmula 1, não tem vaga para o próximo ano da categoria. A Sauber que se tornará Audi no futuro, optou por contratar Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto, que já vão começar a trabalhar juntos no próximo ano.

“Foi uma corrida muito intensa. Foi limpa, fizemos movimentos quando era importante, ritmo muito bom durante todo o stint. Tivemos o que merecíamos por tanto tempo. Vou aproveitar ao máximo o que puder e mostrar a toros o que posso fazer antes de não estar no grid no próximo ano, mas espero voltar”, afirmou Zhou.

Essa melhora de desempenho no final da temporada, começa a animar a Sauber, que mira em resultados melhores no próximo ano. Foi instalado um pacote de atualizações em Las Vegas, que chegaram para resolver alguns dos problemas que estavam atrapalhando a Sauber. Mais algumas mudanças foram realizadas no Catar para contribuir com a performance neste circuito, melhorando o seu ritmo de corrida.

“Foi uma temporada exaustiva para nós, para mim, Valtteri e toda a equipe. Sabíamos que chegar ao fim de semana seria nossa melhor oportunidade após nossa incrível performance de sábado”, seguiu.

“Queríamos mostrar o que podemos fazer e a corrida de hoje, eu acho, foi muito limpa e bem executada. Para todos, há muito trabalho que as pessoas não veem nos bastidores – apenas continuem lá todo fim de semana esperando que algo seja retribuído, e hoje é o dia.”

Zhou Guanyu também foi considerado o piloto da corrida, recebendo 29,7% dos votos. O competidor busca se manter no grid da Fórmula 1, atuando como piloto reserva e de testes, assim teria ao menos uma visibilidade e a oportunidade de conversar com as equipes em 2025.

O chinês abordou suas possíveis mudanças de carreira, explicando: “Ninguém se lembra da sua primeira corrida. Todo mundo se lembra da sua última corrida, então eu queria aproveitar o máximo que pudesse as corridas restantes para a equipe, e me colocar da melhor maneira possível, deixando o grid para o ano que vem e aguardo por um retorno.”

“Aproveitarei todas as oportunidades para voltar para uma vaga. Tenho certeza de que quando a chance chegar, farei um trabalho muito melhor. Vamos ver o que o futuro reserva, mas tentarei aproveitar o momento e mostrar ao paddock o que posso fazer.”

Horários do GP de Abu Dhabi – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo