Yuki Tsunoda teve uma boa performance neste fim de semana, o piloto da AlphaTauri apresentou um bom desempenho durante a classificação realizada hoje (26). Mas o piloto que conquistou a oitava posição foi punido e começa o GP da Estíria em décimo primeiro lugar.
O japonês foi punido com a perda de três posições no grid, depois que os comissários avaliaram que Tsunoda atrapalhou Valtteri Bottas da Mercedes no Q3. Eles estavam na curva 4 e o piloto da AlphaTauri se encontrava em giro lento, no traçado rápido do circuito. A equipe não informou que tinha um piloto em volta rápida atrás dele.
Com o encerramento da classificação, Tsunoda e Bottas prestaram esclarecimentos aos comissários que avaliaram a situação. O japonês também perdeu um ponto na superlicença.
LEIA MAIS: Valtteri Bottas é punido por direção perigosa no pit-lane
No comunicado os comissários disseram: “O carro 22 [Tsunoda] tinha acabado de fazer uma volta rápida e foi comunicado pela equipe que ele estava retornando. A equipe não avisou o carro 22 da aproximação do carro 77 [Bottas] que estava em uma volta rápida.”
“O carro 77 se aproximou do carro 22 na entrada da curva 4. O carro 22 estava na linha rápida e enquanto ele tentava sair do traçado, ele impediu o carro 77 desnecessariamente. É responsabilidade de cada piloto estar ciente de carros mais rápidos quando estão em uma volta lenta. A equipe deveria ter ajudado o piloto a ficar ciente da aproximação do carro mais rápido, mas essa falta de comunicação não é desculpa para o piloto”, concluíram.
Tsunoda agora conta com dois pontos na superlicença, válidos por um período de 12 meses.
Valtteri Bottas também conta com uma punição adquirida depois do TL2 desta sexta feira. O piloto da Mercedes começa a corrida da quinta posição. Fernando Alonso herdou o oitavo lugar, acompanhado por Lance Stroll e George Russell da Williams que chegou ao top-10.
Sunday’s grid UPDATED*#StyrianGP 🇦🇹 *following Tsunoda’s grid penalty pic.twitter.com/IVFkJdw7PD
— Formula 1 (@F1) June 26, 2021