Nesta quarta-feira (16) Yuki Tsunoda foi confirmado como piloto da AlphaTauri para 2021, a contratação do japonês começou a ficar cada vez mais certa, conforme a temporada 2020 da Fórmula 1 chegava ao fim. O piloto vai disputar a próxima temporada ao lado de Pierre Gasly.
Tsunoda terminou na terceira posição na Fórmula 2, próximo dos líderes Michael Schumacher e Callum Ilott. A Red Bull demostrou interesse no piloto, realizando testes com ele em Imola e dando a oportunidade de Tsunoda conhecer o carro de 2020 durante os testes em Abu Dhabi.
“Como a maioria dos pilotos, sempre foi meu objetivo correr na Fórmula 1, então estou muito feliz com essa notícia”, disse Tsunoda, o primeiro piloto de F1 nascido nos anos 2000.
“Quero agradecer à AlphaTauri, Red Bull e ao Dr. Marko por me darem esta oportunidade e claro, a todos da Honda, por todo o apoio até agora na minha carreira, dando-me grandes oportunidades de correr na Europa.”
“Também devo agradecer às equipes com as quais corri para chegar a este ponto, principalmente a Carlin, com quem aprendi muito este ano. Percebo que estarei carregando as esperanças de muitos fãs japoneses da F1 no próximo ano e eu farei o meu melhor por eles também. ”
Franz Tost, chefe de equipe da AlphaTauri sempre fez elogios ao japonês, afirmando que ele consegue passar feedbacks para o time, além de cooperar com os engenheiros e mecânicos. O piloto que tem apoio da Honda passou a ser uma opção para o time ao demostrar um bom trabalho na Fórmula 2.
“A Red Bull vem acompanhando a carreira de Yuki há algum tempo e tenho certeza que ele será um grande trunfo para nossa equipe”, disse Franz Tost.
“Ao vê-lo na Fórmula 2 este ano, ele demonstrou a mistura certa de agressividade na corrida e bom conhecimento técnico. Durante o teste em Imola em novembro, quando ele dirigiu nosso carro de 2018, seus tempos de volta foram muito consistentes em uma simulação de corrida, ele progrediu ao longo do dia e deu feedback útil aos nossos engenheiros.”
O terceiro lugar na F2 foi suficiente para garantir a superlicença necessária para competir na Fórmula 1.
Em definitivo Daniil Kvyat fica sem vaga para a Fórmula 1 em 2021, mas pretende retornar em 2022. Foram anos complicados do russo na Fórmula 1, lidando com rebaixamentos ou como aquele que era convocado para tapar buracos. O início da temporada de Kvyat com a AlphaTauri não foi animadora, mas o piloto melhorou consideravelmente e conseguiu conquistar pontos importantes ao final de 2020.