Daytona é uma pista que sempre pode trazer grandes histórias e grandes surpresas. Assim, os campeonatos nacionais da NASCAR podem ser palco de surpresas que podem mudar o rumo do campeonato. Não foi diferente com a etapa da Xfinity Series realizada na pista da Flórida. Quem se aproveitou da situação foi Jeremy Clements, que aproveitou o momento e venceu a prova na terceira prorrogação e conquista a vaga para os playoffs da categoria.
A corrida, que sofreu um atraso por conta da chuva, ocorreu normalmente e teve suas emoções mais reservadas para as voltas finais, quando os acidentes foram se acumulando ao longo da disputa, gerando nada menos que três prorrogações.
E os acidentes, da forma como ocorreram, foram eliminando muitos dos favoritos ou postulantes com alguma chance de vitória. Com dez voltas para o fim, levou nomes como Justin Allgaier, AJ Allmendinger, Sam Mayer e Josh Berry.
Around they go!
AJ Allmendinger, Justin Allgaier, Sam Mayer, Daniel Hemric, Myatt Snider and Josh Berry all involved in this crash inside 10 laps to go. #NASCAR | #NASCARAfterDark
📺 : @USA_Network pic.twitter.com/WqDQ7RISp5
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) August 27, 2022
Na sequência, Um acidente envolvendo oito carros, afetando nomes como Daniel Hemric e Brandon Jones levou a prova para a prorrogação.
"There's a wreck… there's a wreck… there's a wreck."
Take a look at the crash involving Daniel Hemric, Brandon Jones and more to force overtime in the @NASCAR_Xfinity Series race at @Daytona. pic.twitter.com/Xeyh52CJ0M
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) August 27, 2022
Na primeira tentativa do overtime, não houve muito tempo para a disputa, pois o big one veio com tudo, após a rodada de Brandon Brown. Nada menos 14 pilotos foram envolvidos, entre os quais, Ty Gibbs e Justin Haley.
The Big One strikes at @DAYTONA! #NASCAR | #NASCARAfterDark | @USA_Network pic.twitter.com/xF9IWXqYUK
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) August 27, 2022
Já na segunda tentativa, quem se deu mal foi Noah Gragson. O piloto da JR Motorsports tentou bloquear Allmendinger, mas perdeu o controle e acertou o muro, além de ser atingido em cheio por Landon Cassill.
All four tires came off the ground on Noah Gragson’s car.
A huge hit in overtime. #NASCAR | #NASCARAfterDark pic.twitter.com/uGF1JfBfbo
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) August 27, 2022
No fim, Austin Hill até estava bem posicionado para buscar a segunda vitória seguida na pista, mas o seu carro, bastante remendado dos acidentes anteriores, parou por problemas elétricos.
Jeremi Clements assumiu a liderança, mas Allmendinger conseguiu reagir e ameaçou tomar a dianteira. Entretanto, Clements reagiu e, na abertura da última volta, Riley Herbst rodou na reta dos boxes e causou a bandeira amarela que encerrou a corrida.
Here’s a look at the final restart.@JClements51 got out front and stayed there when the caution came out on the final lap. #NASCAR | #NASCARAfterDark pic.twitter.com/kteqqeenKy
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) August 27, 2022
Clements conquistou sua segunda vitória na categoria, sendo que a primeira tinha sido há cinco anos, em Road America. Com o triunfo, o piloto do carro número 51 é o oitavo vencedor diferente entre os participantes regulares da categoria e está nos playoffs da divisão.
Faltando uma corrida para o término da temporada regular da Xfinity Series, Riley Herbst e Sam Mayer estão classificados por pontos, enquanto Daniel Hemric e Landon Cassill estão entre os 12 primeiros, com Ryan Sieg ainda com chances matemáticas de avançar por pontos. A etapa decisiva da NASCAR Xfinity Series será no próximo sábado no oval de Darlington.
Top-10 da etapa de Daytona:
1 – Jeremy Clements
2 – Timmy Hill
3 – AJ Allmendinger
4 – Brandon Brown
5 – Sage Karam
6 – Ryan Vargas
7 – Ty Gibbs
8 – Alex Labbe
9 – JJ Yeley
10 – Kyle Sieg
Campeonato após 22 de 23 etapas:
Classificados por vitória: Ty Gibbs (5); AJ Allmendinger, Noah Gragson e Justin Allgaier (3); Josh Berry e Austin Hill (2); Brandon Jones e Jeremy Clements (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):
Riley Herbst +107
Sam Mayer +86
Daniel Hemric +33
Landon Cassill +12
Ryan Sieg -12
Sheldon Creed -55
Anthony Alfredo -91
Brandon Brown -98