A Williams confirmou que o icônico FW14B, carro com o qual Nigel Mansell conquistou o título mundial de Fórmula 1 em 1992, será uma das atrações do Goodwood Festival of Speed 2025. O modelo lendário será guiado pelo chefe de equipe da Williams James Vowles, a embaixadora Jamie Chadwick e a pilota da F1 Academy Lia Block.
Comemorando os 75 anos do Campeonato Mundial de F1, o festival deste ano terá como tema “A Fórmula Vencedora: Campeões e Desafiantes”. Nigel Mansell também retorna ao evento para assumir o volante do carro.
A última participação do britânico no Goodwood aconteceu em 2022, quando também conduziu o FW14B para celebrar o 30° aniversário do seu título.
Vowles, que participou do evento no ano passado com o FW08, vencedor do campeonato de 1982, celebrou a oportunidade: “É uma notícia fantástica que Jamie, Lia e eu iremos pilotar o FW14B no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano”, disse Vowles. “Quando você anda pelo museu em nossa base em Grove, o 14B é o carro que se destaca. Este é um sonho que se tornou realidade; um carro icônico, com uma lista enorme de sucessos.”
Jamie Chadwick, que tem se destacado na European Le Mans Series com duas vitórias em 2025, relembrou a ligação pessoal com o festival: “Uma das minhas primeiras lembranças é do Goodwood; só comecei no esporte mais tarde e fui quando tinha uns 10 anos”, comentou Chadwick. “Foi a primeira vez que tive contato com tantos carros e com a F1. Foi também o lugar onde dirigi meu primeiro carro de F1, então é muito especial.”
“O FW14B é o carro mais icônico que temos em nossa coleção na Williams. Com a suspensão ativa e tudo o que este carro representou em sua época, ele é simplesmente lendário. O som dele é inacreditável, então vou preparar meus protetores de ouvido.”
Calling all Williams Racing fans! Williams (@WilliamsRacing) are set to return to #FOS later this year with the iconic FW14B.
Getting behind the wheel of Nigel Mansell’s World Championship winning car will be James Vowles (@JV_F1) , Jamie Chadwick (@JamieChadwick) and Lia Block… pic.twitter.com/tJO2PaORJS
— Goodwood FOS (@fosgoodwood) May 13, 2025
Lia Block, também presente na edição de 2024, completa a escalação. Comecei a frequentar Goodwood quando era bem pequena com meu pai. No ano passado, foi um grande momento para mim poder pilotar um carro de F1.”
“Foi um sonho realizado, e Goodwood é muito especial para mim porque tantas pessoas de diferentes áreas do automobilismo se reúnem para celebrar o esporte. Este ano será uma experiência icônica para mim em um carro icônico – mal posso esperar!”
O Goodwood Festival of Speed 2025 será realizado entre os dias 10 e 13 de julho e deve reunir grandes nomes e máquinas históricas para celebrar a rica história da Fórmula 1 e do automobilismo mundial.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.