Em uma corrida pouco movimentada, William Byron aproveitou as oportunidades nas paradas nos boxes e uma estratégia precisa e conquistou a vitória na etapa de Watkins Glen da NASCAR Cup Series. O piloto da Hendrick ampliou sua marca de maior vencedor do ano com o quinto triunfo em 2023.
A vitória de Byron foi construída ainda durante o segundo estágio, quando aproveitou o tempo livre de pista para superar seus rivais da prova (Michael McDowell, Denny Hamlin e Ty Gibbs) ao acelerar nas voltas antes do seu pit-stop para assumir a liderança da prova. Mesmo com uma bandeira amarela posterior, o piloto da Hendrick se manteve na ponta de forma incontestável até a bandeirada.
Com o triunfo de Byron, Kevin Harvick e Brad Keselowski não podem mais ser ameaçados pelas vitórias de outros pilotos e, assim, garantiram a vaga para os playoffs da temporada 2023, já que possuem uma larga vantagem para a zona de corte e, mesmo com a vitória de algum piloto fora da zona de classificação, estarão assegurados na briga pelo título.
A última vaga para os playoffs segue em aberto, embora no cenário por pontos, Bubba Wallace esteja em situação razoavelmente tranquila. O piloto da 23XI tem 32 pontos de vantagem para Ty Gibbs com o máximo de 60 em jogo na última corrida da temporada regular. Além deles, Daniel Suarez é o único com chances matemáticas de avançar por pontos.
A maior ameaça de Wallace, no entanto, está na possibilidade de algum piloto que esteja atrás dele conquiste a vitória na próxima etapa. Entre aqueles que só dependem da vitória, está Chase Elliott. O campeão da Cup em 2020 viu mais uma chance se esvair quando, por um erro de cálculo, ficou sem combustível no terceiro estágio e parou na pista, perdendo volta e ficando atrás na classificação em Glen, vendo mais uma oportunidade escapando.
A última chance de classificação para Wallace, Gibbs, Suarez, Elliott e os demais que disputam a última vaga será na noite do próximo sábado, com a segunda corrida no oval de Daytona.
Top-10 da etapa de Watkins Glen
1 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
2 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
3 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
4 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
5 – Ty Gibbs (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
7 – Chris Buescher (RFK/Ford)
8 – Tyler Reddick (23Xi/Toyota)
9 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
10 – Joey Logano (Penske/Ford)
Classificação do campeonato:
Classificados por vitória: William Byron (5); Martin Truex Jr e Kyle Busch (3); Denny Hamlin, Kyle Larson e Chris Buescher (2); Ross Chastain, Tyler Reddick, Ryan Blaney, Joey Logano, Christopher Bell, Michael McDowell e Ricky Stenhouse Jr (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):
Brad Keselowski +139 (classificado)
Kevin Harvick +135 (classificado)
Bubba Wallace +32
Ty Gibbs -32
Daniel Suarez -43
AJ Allmendinger -72
Alex Bowman -96