AutomobilismoColunistasDestaquesIndyPost

Will Power vence e mantém esperança de título

Australiano superou Alex Palou no GP de Portland e assume segunda posição no campeonato da Fórmula Indy

A última corrida da Fórmula Indy em circuitos mistos no ano de 2024 trouxe poucas movimentações, mas praticamente definiu que o campeonato deve ser decidido entre Alex Palou e Will Power. O australiano levou a melhor no GP de Portland e se coloca a 54 pontos de desvantagem para o espanhol, sendo o principal desafiante na reta final da temporada.

Power liderou praticamente de ponta a ponta (exceto nos períodos de pit-stop) após uma largada confusa em que o piloto da Penske superou o surpreendente pole position Santino Ferrucci logo na primeira curva.

A primeira volta foi mais agitada, com disputas pelo pelotão, com Scott Dixon levando a pior. O neozelandês levou uma fechada de Kyle Kirkwood e saiu da pista, perdendo várias posições e, ao voltar à pista, se tocou com Pietro Fittipaldi e foi para o muro. Assim, o sonho do sétimo título da Indy ficou praticamente impossível.

Apesar de Dixon culpar Kirkwood pelo acidente, a direção de prova puniu Pietro pelo toque com um drive-through. A penalização desestabilizou Fittipaldi, que tentou recuperar o terreno perdido, mas cometeu um erro em disputa com Conor Daly e o brasileiro tomou outra punição de passagem pelos boxes. Com a corrida arruinada, o piloto da RLL terminou só na 25ª posição.

Lá na frente, Palou superou Ferrucci na relargada e passou toda a corrida próxima de Power, tentando superar o piloto da Penske na estratégia. Entretanto, os trabalhos de boxes da Penske estavam mais eficientes que os da Ganassi e o australiano estava em vantagem.

Na briga pelo último lugar no pódio, Ferrucci não teve ritmo para segurar e despencou no grid. Já Romain Grosjean vinha bem, mas o franco-suíço se atrapalhou todo em uma sequência bizarra de rodadas e teve um pneu furado após fechar o carro de Christian Rasmussen, perdendo várias posições.

No fim, Josef Newgarden teve uma estratégia eficiente e conseguiu o terceiro lugar, salvando mais um pódio, ao superar Colton Herta, que ficou mais distante da briga pelo título. Scott McLaughlin e Pato O’Ward, que ainda tinham chances matemáticas, não conseguiram boas recuperações e terminaram bem atrás, ficando quase fora da briga pelo título.

A Fórmula Indy volta para o tradicional circuito oval de Milwaukee para uma rodada dupla, com uma corrida na noite do próximo sábado (31) e de domingo (1 de setembro).

Classificação do GP de Portland:

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 484
2 – Will Power (AUS) – Penske/Cherolet – 430
3 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 417
4 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 396
5 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 383
6 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 360
7 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 353
8 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 342
9 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 295
10 – Santino Ferrucci (EUA) – AJ Foyt/Chevrolet – 274

20 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 152

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo