A temporada 2024 da Penske na Fórmula Indy tem sido uma montanha-russa de emoções. Após o tumulto com a punição sobre o uso do push to pass em St Petesburg, com uma classificação avassaladora e a vitória em Indianápolis, a equipe sofreu em Detroit, mas deu a volta por cima em grande estilo colocando seus três carros no pódio do GP de Road America, Em Elkhart Lake. Melhor ainda para Will Power, que voltou a vencer na categoria após dois anos e assumiu a liderança do campeonato.
Apesar de uma classificação pouco empolgante, com direito a um acidente forte com Josef Newgarden, a Penske viu a corrida virar ao seu favor logo na largada, com um tumulto eliminando alguns potenciais adversários da Ganassi e Andretti.
No início da prova, Linus Lundqvist, o pole position, disputava a primeira curva contra Kyle Kirkwood e Colton Herta, mas, seu companheiro de equipe, Marcus Armstrong se afobou e acertou a traseira do carro do colega e ambos rodaram. Herta também rodou após ser acertado por Newgarden, enquanto outros pilotos se enroscavam mais atrás.
O começo da corrida foi amarrado com mais duas bandeiras amarelas. Uma foi causada por detritos do carro de Herta, após uma saída de pista, e a seguinte após Christian Rasmussen abalroar Kyffin Simpson e mandar o piloto da Ganassi para o muro.
Após isso, não houve mais bandeiras amarelas, mas a corrida continuou movimentada, com brigas pelo pelotão. Na ponta, Scott McLaughlin havia superado Kirkwood ainda no começo da corrida e comandou a primeira metade da prova. Já Newgarden assumiu a segunda posição na primeira parada de boxes e Will Power ficou em terceiro, consolidando a trinca da Penske.
Com os três carros da esquadra do Capitão dominando o grid, a definição da vitória ficaria com quem aproveitasse melhor o momento de paradas nos boxes e quem se livrasse melhor dos pneus macios, que não tinham durabilidade boa em Road America. Quem estava em boa situação foi Newgarden, que havia se livrado dos compostos menos duráveis no primeiro ciclo e poderia administrar melhor sua situação
E isso se confirmou no segundo ciclo de paradas, quando McLaughlin precisou colocar os macios e passou a sofrer com o desgaste mais rápido dos pneus ao longo do ciclo. Com isso, o atual bicampeão da Indy 500 aproveitou e assumiu a liderança.
No entanto, havia mais um ciclo de paradas e quem se arriscou foi Will Power. O australiano esticou sua sequência na pista e foi o último a parar da trinca da Penske. Com um trabalho eficiente, Power conseguiu passar Newgarden e McLaughlin e, mesmo com os pneus frios, o bicampeão da Indy segurou a ponta e manteve a dianteira até o final.
Power encerrou um jejum de mais de dois anos sem vitória (o último triunfo havia sido em 2022, no GP de Detroit), e agora, o australiano assume a liderança do campeonato, com cinco pontos de vantagem para Alex Palou, que foi o quarto. Já o líder anterior, Scott Dixon, teve uma corrida desastrosa, após problemas nos pneus macios e terminou apenas na 21ª posição e caiu para terceiro na tabela de pontos.
Os brasileiros tiveram um fim de semana discreto após uma classificação ruim. Mesmo largando do fim do pelotão, Pietro Fittipaldi escapou das confusões e galgou posições até a 16ª posição. Já Hélio Castroneves, em sua última corrida programada para este ano, terminou na 19ª colocação.
A Fórmula Indy volta daqui a duas semanas, com o GP de Laguna Seca.
Classificação do GP de Road America:
Classificação do campeonato:
1 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 236
2 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 231
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 225
4 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 184
5 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 179
6 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 179
7 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 176
8 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 169
9 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 162
10 – Felix Rosenqvist (SUE) – Meyer Shank/Honda – 57
20 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 81
28 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 26