Neste sábado (28) a Fórmula E invadiu mais uma vez o Circuito de rua de Diriyah para a disputa da terceira etapa da temporada. Pascal Wehrlein fez novamente um grande trabalho e depois de se classificar no quinto lugar, venceu a segunda corrida do fim de semana na Arábia Saudita. A batalha entre o piloto alemão e Jake Dennis foi bem honesta, Dennis que largou do sexto lugar foi escalando o grid e cruzou a linha de chegada no segundo lugar.
O piloto da Andretti fez uma estratégia diferente para o uso do seu Modo de Ataque, deixando as ativações para o final da corrida, aproveitando para galgar posições conforme os outros competidores estavam fazendo o uso da sua potência extra. Após a entrada do Safety Car, acreditava-se que Dennis pressionaria mais Wehrlein, mas a performance do piloto da Porsche era superior, principalmente no quesito gerenciamento de bateria.
René Rast completou o pódio, conquistando o terceiro lugar com a McLaren. Rast viveu um sufoco até o final da corrida, pois era pressionado por Sam Bird. O nível de bateria ditou esse final de prova, porém o traçado defensivo de Rast funcionou e o piloto conseguiu cruzar a linha de chegada à frente do piloto da Jaguar.
Jake Hughes também estava lidando com outro carro da Jaguar, em seu pé estava Mitch Evans. Hughes conseguiu a pole da corrida, mas a McLaren não conseguiu manter o mesmo ritmo na corrida, o piloto perdeu posições e cruzou a linha de chegada com a bateria zerada, contando com uma ajudinha de Mitch Evans que empurrou o adversário. Com essa ‘solidariedade’ de Evans, o piloto da Jaguar perdeu a posição para Sébastien Buemi na linha de chegada, pois o sensor identificou que o carro da Envision passou à frente.
A corrida mudou o rumo após a entrada do Safety Car e alguns competidores ainda tinham que trabalhar com o Modo de Ataque.
Saiba como foi o segundo ePrix de Diriyah da Fórmula E
Em duelo apertado com Mitch Evans, Jake Hughes faturou a sua primeira pole na Fórmula E. O piloto da McLaren foi pela segunda vez consecutiva para o duelo da pole – na semifinal enfrentou Sébastien Buemi e na sequência, esteve em confronto direto com Evans.
How our drivers will line up ahead of Round 3 of the ABB FIA Formula E World Championship 🙌#DiriyahEPrix
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 28, 2023
A primeira corrida de Hughes em Diriyah não aconteceu como o esperado, o piloto que tinha começado a prova do segundo lugar, foi perdendo posições por conta do uso do Modo de Ataque. Ao final da prova precisou se contentar com um oitavo lugar, enquanto Pascal Wehrlein avistou a linha de chegada da primeira posição.
Ao longo da prova os pilotos precisam utilizar o Modo de Ataque que tem duração de quatro minutos por duas vezes, podendo fazer uma ativação de 3+1, 1+3 e 2+2. Mas para alguns competidores a ativação tem surtido um efeito muito ruim, além de perder uma ou duas posições por conta da proximidade dos carros, a potência extra não está auxiliando na conquista de posições. O jogo estratégico se tornou ainda mais complicado.
Quando a prova teve início a temperatura na pista tinha despencado para 14°C, com 15° C no ambiente. Os pilotos se prepararam para 39 voltas.
Com a largada autorizada, Hughes manteve a ponta, mas na primeira curva Evans fez a manobra necessária para assumir o primeiro lugar. Rast precisou se defender para manter o terceiro lugar, enquanto era pressionado por Wehrlein. Buemi que fora fechado por Rast, caiu para o sexto lugar, perdendo posição também para Mortara. A largada fora limpa, sem incidentes ou a necessidade de intervenção do Safety Car.
Após a largada Sergio Sette Câmara ganhou uma posição com a NIO e estava logo atrás de Dan Ticktum, seu companheiro de equipe.
Durante a terceira volta, Dennis era pressionado por Bird que buscava o sétimo lugar e por consequência Vandoorne também aproveitava o momento para fazer os seus ataques. Uma fila era formada por Dennis.
Van Der Linde foi o primeiro piloto a ativar o Modo de Ataque, contando com dois minutos em sua primeira utilização. O piloto da ABT caiu para a última posição, ficando atrás de Müller.
Com cinco voltas, os dez primeiros eram: Evans, Hughes, Rast, Wehrlein, Mortara, Buemi, Dennis, Bird, Vandoorne e Guenther.
Evans não conseguia se distanciar de Hughes, com o piloto mantendo cerca de 0s500 do líder. Rast também estava acompanhando o ritmo do companheiro de equipe, mantendo a uma distância equivalente para Hughes. Com seis voltas Lotterer ultrapassou Rowland para assumir o décimo oitavo lugar. No giro seguinte foi a vez de Rowland ativar o Modo de Ataque e perder a posição para Lucas di Grassi. O brasileiro com o carro da Mahindra seguia no final da tabela, duelando apenas com o companheiro de equipe e Lotterer.
A prova seguiu e com oito voltas mais competidores estavam ativando a potência extra, como foi o caso de Ticktum e Sette Câmara. No giro dez foi a vez de Evans abandonar a liderança, após acionar o Modo de Ataque, como Hughes e Rast estavam próximos, realizaram a ultrapassagem no piloto da Jaguar. Pouco depois foi a vez da McLaren responder e fazer a ativação com Hughes, mas por conta da proximidade o dono do carro nº5 retornou atrás de Evans. Rast então assumiu a liderança nesta batalha direta com Evans, desta forma na volta 12, Rast conseguiu ativar o Modo Ataque, sem perder a posição para o piloto da Jaguar.
Ainda na volta 12, Hughes foi ultrapassado por Wehrlein, para ocupar o terceiro lugar. Duas voltas depois foi a vez do alemão da Porsche concluir a ultrapassagem em Evans, fazendo uma manobra por dentro para então se tornar o segundo colocado.
Com quinze voltas da prova, os dez primeiros eram: Rast, Wehrlein, Evans, Hughes, Mortara, Buemi, Dennis, Bird, Guenther e Vandoorne. Os pilotos seguiam trabalhando com o Modo de Ataque, como foi o caso de Wehrlein que fez o uso de três minutos, dentro dos quatro disponíveis para uso.
Na volta 17, Rast precisou abandonar a liderança da prova pois fez a ativação do seu segundo Modo de Ataque. Wehrlein assumiu a ponta e rapidamente abriu mais de 1 segundo de vantagem para o piloto da McLaren.
Por conta da proximidade, Dennis quase acertou a traseira do carro de Mortara, o piloto da Andretti tentava fazer a ultrapassagem para ocupar o quinto lugar. Nesta segunda prova os pilotos estavam muito mais próximos.
Wehrlein conseguiu mais de 1s5 de vantagem para Rast, antes de passar pela segunda vez no Modo de Ataque, assim o piloto da Porsche não perdeu a liderança e novamente passou a ampliar a sua distância para Rast. O piloto da McLaren tentava acompanhar o ritmo do rival, mas tinha 2% à menos de bateria quando comparado com o carro da Porsche.
Após Dennis concluir a ultrapassagem em Mortara na vigésima segunda volta, o piloto da Maserati também foi surpreendido por Bird, desta forma caiu para o sétimo lugar. Hughes perdeu mais uma posição, pois foi ultrapassado por Dennis quando teve que ativar o seu último Modo de Ataque. Hughes e Bird quase se tocaram.
Dennis mostrava que tinha muita potência e na volta 24, superou Evans para ficar com o terceiro lugar. O piloto da Andretti ainda tinha sua ativação completa de Modo de Ataque, contando com quatro minutos. Após Dennis se aproximar de Rast, o piloto inglês não demorou e concluiu a ultrapassagem no adversário da McLaren. Dennis que é o atual líder do campeonato, estava batalhando diretamente com Wehrlein que é o atual vice-líder.
DENNIS IS UP TO 2ND!
It's @JakeDennis19 vs @PWehrlein at the front in Diriyah again 🤯🤯🤯#DiriyahEPrix
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 28, 2023
A prova seguiu e com 26 voltas os dez primeiros eram: Wehrlein, Dennis, Rast, Evans, Hughes, Mortara, Buemi, Guenther e Vandoorne. Müller bateu na curva 19 ao perder o controle da traseira do carro e não conseguir frear no ponto necessário, na sequência a entrada do Safety Car se fez presente. A proximidade dos pilotos reduziu e com o carro de segurança na pista, a prova tinha tudo para ser extremamente movimentada no final.
Por conta do período em Safety Car, a direção de prova adicionou mais uma volta para a conclusão da corrida.
A relargada aconteceu na volta 31, mais próximo de Wehrlein, Dennis passou a atacar o piloto da Porsche. Bird assistia ao duelo de camarote, mas também tentava participar da disputa pela vitória depois da aproximação gerada pelo Safety Car.
Com a aproximação do final da prova, os pilotos que ainda tinham Modo de Ataque para ativar, precisavam coletar rapidamente a potência extra. Rowland abandonou a corrida, ao seguir para os boxes.
Bird fez a sua ativação de três minutos e Rast conseguiu retomar o terceiro lugar. Dennis permanecia na segunda posição, fazendo o uso dos seus três minutos com a potência extra.
Na tentativa de buscar o terceiro lugar, Bird perdeu o ponto de freada e precisou se livrar do muro de contenção, com isso Hughes se aproximou mais ainda do piloto da Jaguar.
Com 35 voltas os dez primeiros eram: Wehrlein, Dennis, Rast, Bird, Hughes, Evans, Mortara, Buemi, Vandoorne e Fenestraz. Enquanto Bird atacava Rast, o piloto da McLaren fazia o uso de um traçado mais defensivo.
Wehrlein estabilizou uma boa distância para Dennis, andando na ponta com cerca de 1s6 de vantagem para o piloto da Andretti. Rast fazia o possível para resistir as investidas de Bird. Hughes também estava batalhando com Evans.
Ao final da etapa, Wehrlein conquistou a sua segunda vitória do fim de semana, acompanhado por Dennis. René Rast lutou até o final pelo pódio, sendo pressionado por Bird, principalmente por conta da diferença de baterias.
A McLaren também viveu o drama com Hughes, pois o piloto cruzou a linha de chegada sem bateria e ainda foi empurrado por Evans que estava colado em seu carro. Para completar a euforia que foi esse final, Buemi ganhou a posição de Evans, pois o piloto da Jaguar ficou preso ao carro da McLaren.