O primeiro dia de treinos livres do WEC foi encerrado, após uma boa movimentação na pista, proporcionada pela realização do TL2. As atividades retornaram mais cedo, para compensar o tempo de bandeira vermelha gerado pelo acidente no TL1. Na classe Hypercar, a Toyota se consolidou na ponta da tabela com os dois melhores tempos obtidos pelos seus carros.
Desta vez os pilotos enfrentaram uma situação de pista completamente diferente do TL1; a pista estava seca, permanecendo assim até o encerramento. Os pilotos invadiram o traçado e começaram a buscar as suas voltas, fazendo o reconhecimento do traçado. Sébastien Buemi guiando o Toyota #8 ficou com a liderança, após anotar 1m25s727.
A Toyota dominou a atividade, com o carro guiado por Nyck de Vries que ficou com o segundo lugar, separados por 0s033.
Hypercars e GTs dividiram o traçado, aproveitando o momento para fazer as suas verificações e se preparar para a desafiadora prova com 6 Horas de duração. Ao longo da sessão foi possível observar a dificuldade que os Hypercars estão encontrando para fazer as ultrapassagens nos GTs. O circuito mais curto da temporada, oferece um desafio adicional por conta do tráfego intenso. O miolo do Autódromo de Interlagos fica ainda mais complicado para aqueles que estão no duelo por espaço.
What you’ve been waiting for: Interlagos X WEC shots. 📸
The FIA World Endurance Championship is officially BACK in Brazil and the Rolex 6 Hours of São Paulo weekend is underway! 🇧🇷
Book tickets here: https://t.co/LUSmCPpLy5
#WEC #6HSaoPaulo pic.twitter.com/AZePj1PrRU— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 12, 2024
O Ferrari #51 foi o terceiro colocado, após o tempo obtido por Alessandro Pier Guidi, marca obtida nos últimos quinze minutos da sessão. No início do TL2, Antonio Giovinazzi conduziu o equipamento da Ferrari.
A tabela de tempos chama a atenção, pois o Ferrari #50 vencedor de Le Mans de 2024, ocupou o quarto lugar com Antonio Fuoco.
Ao longo da sessão os pilotos lideram com dois períodos de bandeira amarela por todo o traçado, pois detritos que estavam pelo traçado precisaram ser removidos da pista.
No LMGT3, foi liderado pelo Akkodis ASP Lexus #87 guiado por Jose-Maria Lopez, anotando 1m35s725. O resultado foi interessante, já que a equipe precisou abrir mão de competir com o #78 a prova em São Paulo.
Pela manhã, Arnold Robin perdeu o controle do carro na curva 4, gerando uma grande avaria para o equipamento. Após o time avaliar a situação, ficou definido que o carro não participará da prova, pois não é possível fazer uma recuperação adequada.
Tough news from @AkkodisASPTeam. 💔
#78 has sustained irreparable damage during an incident in Free Practice 1 and will not be able to race this weekend.
Thankfully, Arnold Robin has been discharged from hospital with no serious injuries. 🙏
We wish him a very speedy recovery.… pic.twitter.com/UzhTnPeXQW
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) July 12, 2024
O piloto foi encaminhado para o hospital e passou por uma bateria de exames, sendo liberado na sequência para acompanhar o time em Interlagos.
O segundo lugar da sessão ficou com o Iron Lynx #60, guiado por Franck Perera, mantendo um ritmo forte no equipamento que divide com Claudio Schiavoni e Matteo Cressoni.
A Ferrari da AF Corse #55 guiado por Alessio Rovera obteve o terceiro lugar, possibilitando que três fabricantes ocupassem as três primeiras posições.