As 6h de Ímola estão se aproximando, a prova será disputada neste fim de semana 21 de abril e a FIA já confirmou qual será o BoP aplicado aos carros da classe Hypercar para a prova.
O sistema de Equilíbrio e Desempenho (BoP) é utilizado ao longo das provas, com alterações realizadas corrida por corrida, como uma forma de nivelar a competição.
Para a etapa de Ímola, os carros estarão mais leves do que foi optado para a prova no Catar, onde a Porsche faturou a vitória.
Nesta etapa a Ferrari 499P correrá com um peso mínimo de 1,041kg, 34kg abaixo do valor que foi estipulado para a prova de abertura do campeonato. O carro do time da casa também teve a potência máxima aumentada em 7kW.
Para o GR010 Hybrid LMH da Toyota a perda foi de 29kg e ganhou 6kW, segundo à FIA.
Todos os nove modelos que competem na Classe dos Hypercar, serão mais leves e contarão com mais potência para as 6 Horas de Ímola. A exceção é a Porsche 963 LMDh que se saiu bem na etapa e conseguiu colocar dois dos seus carros no pódio, o peso mínimo foi reduzido em 15kg e teve apenas um aumento de potência de 3kW.
Na tabela, a terceira maior redução de peso é da Alpine A424 LMDh com 28kg, seguida pela Isotta Fraschine que tem uma redução de 27kg, enquanto o BMW M Hybrid LMDh perde 25kg.
A Cadillac recebe a menor redução de peso, apenas 2kg, para ficar no mínimo da classe 1.030kg, sendo o equipamento mais leve a tabela.
A Peugeot está com o carro revisado, o 9X8 2024, com 1.060kg, 31kg acima do peso do carro utilizado no Catar e com potência máxima de 510 kW.
Uma novidade de 2024: “o ganho de potência” do BoP, não será utilizado em Ímola, a ideia foi preparada para nivelar as velocidades dos hypercars em linha reta, mas o método foi adiado. A categoria pretende usar um controle de potência máxima em cada carro acima dos 210 km/h. A manobra foi testada por alguns fabricantes durante os testes que antecederam a etapa no Catar, e na LMGT3 já está em vigor.