AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

WEC – Goodyear revela em São Paulo novo pneu que será usado pela classe LMGT3

Para a etapa disputada no Autódromo de Interlagos, a Goodyear fornecerá o Eagle Hard como pneu slick da etapa

Nesta sexta-feira (11) o Mundial de Endurance desembarca em São Paulo, para a realização da 5ª etapa da temporada 2025. A Goodyear, fornecedora oficial dos pneus usados pela classe LMGT3, revelou um novo composto que será usado a partir dessa etapa.

Ao longo das etapas do WEC, são fornecidos um pneu slick na classe LMGT3, sendo um único composto de pista seca para as sessões. Além disso, em caso da pista ser declarada molhada, os competidores podem trabalhar com um pneu de pista molhada – também fornecido pela marca.

A Goodyear atua na LMGT3 desde o início da temporada de 2024, ao longo do campeonato os competidores trabalharam com o pneu Eagle Medium (médio), que atua em todos os eventos. Ao longo dos eventos, o composto provou ter uma boa durabilidade. O trabalho foi evidenciado com a performance que os carros conseguiram em Le Mans no último mês, onde os competidores completaram cerca de quatro stints, com um único conjunto de pneus (cerca de 550 km).

O pneu, introduzido na etapa de Interlagos, também será fornecido para a prova dos Estados Unidos (Austin – Circuito das Américas) e Bahrein.

“As equipes estão muito confiantes com o pneu Eagle Medium depois de trabalhar com ele por uma temporada e meia”, comentou Mike McGregor, chefe de Endurance Racing da Goodyear na região EMEA. “Em Le Mans, ouvimos de muitas equipes que o pneu poderia ter durado mais de quatro stints, mas, em vez disso, estavam trocando os pneus ‘prematuramente’ devido às trocas de pilotos e aos limites de tempo da pilotagem.”

Mesmo durante o Dia de Teste, quando normalmente os pneus são mais consumidos – pois os carros estão construindo o emborrachamento da pista, foi possível trabalhar com o conjunto por dois ou três turnos.

A Goodyear tem uma grande preocupação com os pneus fornecidos, pois são vários carros de diferentes configurações operando com o mesmo composto. Desta forma, não podem ser pensados apenas para um tipo de carro. Na LMGT3, além de pilotos experientes, as equipes são formadas por pilotos amadores, dessa forma, esses competidores também precisam conseguir extrair ritmo, para não afetar a performance do grupo.

“Apesar deste sucesso, queríamos aprimorar nosso desempenho – é por isso que trabalhamos arduamente no desenvolvimento do novo pneu Eagle Hard. Embora seu nome indique um composto mais duro do que o Eagle Medium, nós o projetamos não pensando em maior longevidade, mas sim em desenvolver o ritmo consistente do Eagle Medium ao longo de vários turnos. Espere ver pilotos estabelecendo tempos de volta mais rápidos já no segundo stint, já que este pneu mantém seu desempenho em um nível mais consistente ao longo de sua vida útil.”

A pista de Interlagos, é um circuito desafiador para a categoria, não apenas pelas suas mudanças de elevação, mas curvas fechadas, suas sequências rápidas e as mudanças de elevação. O circuito passou pelo recapeamento, mas ainda preserva a sua abrasividade.

“O Campeonato Mundial de Endurance da FIA é construído sobre uma base de inovação contínua e da busca incansável pela excelência”, observou o Diretor de Eventos do FIA WEC, Cedric Vilatte. “Nossa parceria com a Goodyear é prova desse compromisso compartilhado, e o novo pneu Eagle Hard LMGT3 da marca representa mais um passo à frente para atender às demandas das pistas mais abrasivas do nosso campeonato.”

Ao longo do fim de semana, o pneu duro da Goodyear pode ser observado nos 18 carros inscritos na LMGT3, identificados pela faixa vermelha.

6 Horas de São Paulo – Programação – Horários do evento – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading