A Fórmula E encerrou a passagem por Portland, a categoria elétrica escolheu realizar uma rodada dupla nos Estados Unidos neste ano. As duas provas foram vencidas por Antonio Felix da Costa, mas em circunstâncias diferentes.
No sábado, o bom português herdou a vitória, Nick Cassidy rumava para cruzar a linha de chegada na dianteira, mas cometeu um erro na última volta que completaria no traçado. O neozelandês perdeu várias posições, despencando para o final do pelotão. Com Mitch Evans punido pelo incidente com Jake Dennis, sobrou para Da Costa a vitória do e-Prix.
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O resultado isolado já era ótimo, Da Costa que vinha enfrentando problemas com a Porsche no início do campeonato, estava fazendo o possível para se recuperar na competição. Na primeira prova disputada em Misano, na Itália, Da Costa venceu, mas o seu carro foi desclassificado por uma irregularidade, em uma peça que foi conformada que não melhoraria a performance do carro.
Nesta última semana foi realizada a revisão solicitada pela Porsche à FIA, sobre o caso da desclassificação, mas a equipe não conseguiu rever o resultado, mesmo com o time apresentando a argumentação.
“Estou muito feliz com os resultados. Nem sei o que pensar nesse momento, sabemos que tudo é temporário, as fases boas e as fases ruins. Poderia estar ainda mais longe na tabela se não tivesse perdido uma vitória na rodada dupla de Misano, na Itália”, disse Da Costa.
”Nunca, depois de tudo o que passei este ano, considerarei qualquer vitória ou qualquer pódio garantido. O objetivo inicial era tentar pegar a Jaguar no campeonato por equipes. Agora é reta final”.
Ao longo da 10ª temporada, Da Costa fez o possível para obter pontos. O português venceu a corrida 2 em Berlim e repetiu o feito em Xangai, antes das férias da Fórmula E. Com o retorno do campeonato, Da Costa aproveitou a chance de conquistar a vitória em Portland, mas provou no domingo que tinha um bom ritmo e seria capaz de vencer pelos seus meios. Os resultados possibilitaram o piloto obter o 4° lugar na tabela, somando 134 pontos, contra 167 de Nick Cassidy.
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O neozelandês chegou nos Estados Unidos com uma vantagem de 25 pontos para Pascal Wehrlein. No entanto, Cassidy não pontuou em nenhum das corridas de Portland, além de perder a vitória no sábado, se envolveu em um incidente no domingo que custou pontos precisos. Mitch Evans, companheiro de Cassidy na Jaguar, chegou à marca dos 155 pontos para assumir o vice no Mundial.
Wehrlein não teve a mesma sorte que Da Costa, o alemão postulante ao título segue para a final com a mesma pontuação que Evans, mas sem conseguir um pódio na rodada. Ao menos o competidor obteve pontos nas duas corridas, com um 4° lugar sendo o seu melhor resultado do domingo.
A Matemática pelo Título
O resultado da etapa dos Estados Unidos deixa o campeonato em aberto, após a atuação de Nick Cassidy. A Fórmula E disputará a próxima prova em Londres, no centro de exposições ExCeL London.
A categoria elétrica fornece 25 pontos pela vitória, 3 pontos pela conquista da pole e 1 ponto pela volta rápida. Essa pontuação contemplará os competidores em ambas as corridas da rodada dupla. São 58 pontos em jogo durante a etapa de Londres.
Em tese, até mesmo o atual campeão da categoria, Jake Dennis (Andretti) tem chance de conquistar o título, mesmo contando com 122 pontos e ocupando a 7 posição do campeonato. O britânico precisaria vencer as duas corridas e contar com um desempenho ruim dos adversários.
No entanto, o duelo mais intenso é travado por Nick Cassidy (atual líder), Mitch Evans (vice-líder), Pascal Wehrlein (terceiro colocado), Antonio Felix Da Costa (quarto colocado) e Oliver Rowland (quinto).
Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)
1º – Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 167 pontos
2º – Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 155 pontos
3º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) – 155 pontos
4º – António Felix Da Costa (TAG Heuer Porsche) – 134 pontos
5º – Oliver Rowland (Nissan) – 131 pontos
19º – Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) – 11 pontos
24º – Lucas di Grassi (ABT Cupra) – 2 pontos
Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)
1º – Jaguar TCS Racing – 322 pontos
2º – TAG Heuer Porsche – 289 pontos
3º – DS Penske – 184 pontos
4º – Andretti – 168 pontos
5º – Nissan – 157 pontos
9º – ABT CUPRA – 38 pontos
10° – MAHINDRA – 25 pontos
11º – ERT FORMULA E TEAM – 23 pontos