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Vitória de Norris e tática de uma parada dominam o GP de Abu Dhabi

A estratégia de apenas uma parada foi o que dominou a prova em Abu Dhabi, mesmo com alguns conflitos no início da prova

O GP de Abu Dhabi marcou o encerramento da temporada 2024 da Fórmula 1. A prova contou com vitória de Lando Norris, que ajudou a McLaren a se sagrar como a campeã do Mundial de Construtores.

O britânico fez uma corrida segura e conseguiu fugir da confusão da largada para conduzir o carro da sua equipe para mais uma vitória em 2024, a quarta dele da carreira. O competidor não perdeu a liderança e dividiu o pódio com Carlos Sainz e Charles Leclerc.

Logo na largada, Max Verstappen e Oscar Piastri se chocaram, mandando o piloto da McLaren para o final do pelotão. A corrida foi marcada por uma sucessão de punições que atingiram vários pilotos do grid, incluindo Oscar Piastri, que se envolveu em toque com Franco Colapinto.

Piastri fez uma prova de recuperação, mas conseguiu apenas o 10º lugar, levando um ponto adicional para a sua equipe. Mesmo com a dupla da Ferrari obtendo uma dobradinha, não foi suficiente para superar a McLaren e tirar o título do time de Woking.

Sobre o GP de Abu Dhabi, foi uma corrida pouco movimentada em questão estratégia. Mesmo com algumas punições, várias equipes optaram por fazer apenas uma parada e não correr tantos riscos.

No grid, 19 dos 20 pilotos começaram a corrida usando pneus médios; apenas Lewis Hamilton foi enviado com os pneus duros, por não ter se classificado bem. O inglês da Mercedes foi liberado tarde na classificação e ainda atingiu um cone que se soltou com a passagem do carro de Kevin Magnussen – por conta do Q1 prejudicado, Hamilton começou a prova do final do pelotão.

A aposta da Mercedes surtiu efeito e o piloto foi escalando o grid, conseguindo terminar a prova na quarta posição, superando George Russell. O stint de pneus médios de Lewis Hamilton no final da corrida surtiu efeito, pois ele avançou até a volta 34 com os pneus duros.

A maior parte do grid fez o feijão com arroz mesmo. Charles Leclerc foi punido por uma modificação no motor, o piloto monegasco munido por pneus médios no início da prova, teve uma excelente reação na largada e logo se tornou o oitavo colocado. Pelo restante da prova ele precisou negociar mais algumas posições, para ter a chance de chegar ao pódio.

Além de Oscar Piastri, Valtteri Bottas e Franco Colapinto pararam bem no início da corrida, a questão é que o piloto da Sauber e o da Williams não completaram a prova. Piastri por sua vez, precisou de um segundo stint com pneus duros para concluir a corrida.

Como alguns pilotos como Pierre Gasly, Nico Hülkenberg e Alexander Albon fizeram as suas paradas cedo, os pilotos precisaram percorrer uma grande parte da corrida com pneus duros; o piloto da Haas e o da Williams completaram 45 voltas com o mesmo pneu.

Utilização dos Pneus escolhidos para o GP de Abu Dhabi – Foto: reprodução Pirelli

Com estratégias variadas, Max Verstappen fez a metade da corrida com o pneu C4 e a outra metade com o pneu C3 – o piloto também buscava um melhor resultado depois do incidente na largada.

Apenas Kevin Magnussen fez o C5 (macio) aparecer na corrida, instalando o composto apenas para marcar a volta rápida. Com uma prova um tanto confusa, Magnussen instalou um jogo de pneus macios na volta 30 e um novo conjunto na volta 55 para fechar a prova no giro 57. O dinamarquês apenas concluiu o que foi a sua última corrida com a Haas.

Estretágias do GP de Abu Dhabi – Foto: reprodução Pirelli

O GP de Abu Dhabi até pode ser um pouco mais movimentado, quando as equipes arriscam uma segunda parada por conta da aparição de um Safety Car. Do contrário, por ser uma pista já muito conhecida e que os times tem vários dados, eles vão na zona de segurança, para evitar problemas no pit, já que é uma operação bem delicada.

No próximo ano, com a introdução do pneu C6 na gama, talvez a Pirelli consiga ousar um pouco e mandar uma gama mais macia para Abu Dhabi, forçando uma movimentação nas estratégias.

De todo o modo, foi uma corrida com ultrapassagens, por conta do design mais fluído da pista.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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