ColunistasFórmula 4 BrasilPost

Vicar revela equipes que vão disputar a Fórmula 4 Brasil

Nesta segunda-feira (29) a promotora da Fórmula 4 Brasil, a Vicar, disponibilizou a lista das equipes que vão participar da temporada inaugural da categoria de base. O campeonato deve ser disputado no início de 2022.

A Cavaleiro Sports, KTF, Full Time e TMG Racing, são times tracionais da Stock Car, elas serão as responsáveis pela preparação dos 16 carros, modelos Tatuus F4 T-021. Como a categoria é regulamentada pela FIA, o modelo utilizado é o mesmo que está em outras categorias de Fórmula 4.

A categoria de base será uma opção bem interessante na formação dos jovens brasileiros, a Fórmula 4 será o próximo estágio para aqueles que estão deixando o kart. Também é uma forma dos pilotos permanecerem mais tempo no país, antes de dar seguimento à sua carreira, para competir em outros campeonatos de base – principalmente na Europa.

Para cumprir essa tarefa, o Fórmula 4 Brasil certificada pela FIA a categoria também funcionará como uma espécie de academia, oferecendo cursos voltados para o automobilismo, como marketing esportivo, média training, mecânica e eletrônica automotivas. “Um dos pilares desse aprendizado é a expertise de organizações e chefes de equipe que há anos têm sucesso na Stock Car”, disse o CEO da Vicar, Fernando Julianelli.

Conheça os Times

A Vicar anunciou quatro equipes que vão contribuir e participar da Fórmula 4 Brasil – Foto: reprodução (F4 Italian Championship by FIA)

Cavaleiro Sports
Na Stock Car Pro Series desde 2013, a equipe é chefiada por Beto Cavaleiro, que possui vasta experiência não só na preparação de carros na principal categoria do automobilismo brasileiro, mas também como piloto em diversos campeonatos do automobilismo nacional, incluindo a Stock Car. Instalado em Guarulhos (SP), na Stock Car o time atualmente conta com uma dupla que vem brigando pelo pódio regularmente. O campeão de 2015, Marcos Gomes, e Denis Navarro, que tem sido nomes constantes na briga pelo pódio. É uma performance será replicada na briga pelo título da Fórmula 4.

KTF Sports
A mais jovem das equipes confirmadas é a KTF. Criada em 2017 e comandada por Enzo Bortoleto – piloto com passagens por campeonatos de kart e fórmula na Europa –, a escuderia baseada em Cotia (SP) em pouco tempo se firmou como uma das forças do competitivo grid da Stock Car Pro Series e também da Stock Car Light. A sigla que dá nome à equipe (K-T-F: Kart, Turismo e Fórmula) deixa claras as intenções do time, dono de poles e vitórias na Stock Car, títulos na Stock Car Light e multicampeão das 500 Milhas de Kart – maior evento do calendário de kart do Brasil. Com credenciais tão fortes conquistadas em um curto espaço de tempo, o novo desafio será tentar o título na F4.

Full Time Sports
Dono de um título de Stock Car (2014) e duas conquistas na Corrida do Milhão (2014 e 2018) com Rubens Barrichello, o engenheiro Maurício Ferreira é mais um grande nome que comandará um time na briga pelo título inaugural do Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA. Desde sua fundação, em 2004, a escuderia baseada em Vinhedo (SP) já acumulou experiência em outras categorias de monopostos, como a Fórmula 3 e a Fórmula Renault – na qual foi campeã com Felipe Lapenna em 2006. Com esta bagagem, a equipe – que em 2021 conta com Barrichello, Tony Kanaan, Rafael Suzuki e o argentino Matías Rossi no grid da Stock Car Pro Series – certamente será uma força importante no novo campeonato.

TMG Racing
Comandada por Thiago Meneghel, conhecido chefe de equipe da Stock Car Pro Series com várias vitórias no currículo, a equipe é uma das mais sólidas do automobilismo brasileiro, tendo contado com nomes como Valdeno Brito, Átila Abreu e Ricardo Zonta, além do trio atual – Allam Khodair, Diego Nunes e Christian Hahn. Baseado em Americana (SP), o time será reforçado no próximo ano com a chegada de Nelsinho Piquet. Paralelamente, disputará o primeiro ano da Fórmula 4 Brasil. Com estrutura de ponta e uma presença contínua entre os melhores times da Stock Car, a TMG já se posiciona como candidata a grandes resultados no ano que vem.

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Adblock detectado

O BP É UM PORTAL INDEPENDENTE E OS ANÚNCIOS AJUDAM NA NOSSA MANUTENÇÃO, SE POSSÍVEL DESABILITE O SEU BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS!!!