ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen vence prova Sprint em Austin, enquanto Sainz surpreende com grande performance

Em Sprint agitada, Verstappen vence a corrida sem ser ameaçado. Sainz entrega diversão para a corrida, batalhando com Leclerc e Norris e fatura segundo lugar

O sábado (19) em Austin começou com a realização da prova Sprint, por conta do evento reservado para esta etapa. Max Verstappen dominou a corrida de ponta a ponta, não sendo ameaçado em nenhum momento. O piloto holandês cruzou a linha de chegada com uma boa vantagem para o segundo colocado.

Em um momento da prova, parecia que Lando Norris teria a chance de duelar com Verstappen, mas depois do grande ato da largada, o britânico foi apenas administrando a corrida.

Se a Ferrari não foi tão bem na classificação, Carlos Sainz deu o nome na prova. O piloto espanhol superou o companheiro de equipe e foi atrás de Norris para ser o segundo colocado. Com boas manobras, Sainz fez o que era necessário para superar os adversários e trazer emoção para a corrida.

Leclerc tentou evitar as investidas de Sainz, mas não conseguiu conter a performance do espanhol. No final da prova o monegasco também tentou duelar com Norris, mas por conta de uma confusão de ambos, o britânico cruzou a linha de chegada na terceira posição.

George Russell foi o quinto colocado, depois de começar a corrida do segundo lugar. Foi superado por Norris na largada e ao longo da corrida perdeu performance, sendo superado pela dupla da Ferrari. Lewis Hamilton ficou com o sexto lugar, não ameaçando ninguém e também não sendo ameaçado, desta forma fez a sua corrida isolado.

Kevin Magnussen ficou com o sétimo lugar, com Nico Hülkenberg em oitavo, desta forma a dupla da Haas fica com os últimos pontos em disputa da Sprint.

Sergio Pérez obteve o nono lugar, com Oscar Piastri em décimo, os pilotos travaram uma luta intensa com Yuki Tsunoda.

A Fórmula 1 retorna às 19h (pelo horário de Brasília) para a realização da segunda classificação do fim de semana.

Saiba como foi a prova Sprint nos Estados Unidos

Após a classificação ser realizada na sexta-feira, Max Verstappen faturou a pole, derrotando George Russell, que tinha registrado o melhor tempo no início do SQ3. O holandês também derrotou os pilotos da Ferrari, que estavam apresentando um bom desempenho desde o início do fim de semana.

O grid de largada ficou desta forma:

Detalhe para Sergio Pérez que não realizou uma boa classificação e ficou apenas com o décimo primeiro lugar para a corrida Sprint.

Todos os pilotos do grid participaram da prova Sprint com os pneus médios. Apenas Oscar Piastri, Esteban Ocon, Zhou Guanyu e Alexander Albon usavam pneus médios novos. O tailandês foi o único a largar do pit-lane, pois a Williams optou por modificar a configuração usada em seu carro.

Com a largada autorizada, Verstappen manteve a dianteira, enquanto Norris conseguiu atacar Russell, para ocupar o segundo lugar. A dupla da Ferrari acabou atrapalhando o piloto da Mercedes. Um pouco mais atrás, Pérez superou Colapinto, para ser o décimo colocado.

A corrida seguiu e antes do final da primeira volta, Leclerc e Russell batalhavam pela terceira posição. O piloto da Mercedes conseguiu fazer uma manobra para retomar a posição e evitar a ultrapassagem do adversário.

Norris não perdia contato com Verstappen. Enquanto Leclerc começou a ser pressionado por Sainz, já que não tinha concluído a ultrapassagem em Russell. O espanhol acabou tomando dois x’s, na tentativa de superar o companheiro de equipe. O duelo entre os pilotos da Ferrari ficava intenso a cada volta.

Com quatro voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Leclerc, Sainz, Hamilton, Magnussen, Tsunoda, Hülkenberg e Pérez. Piastri ocupava o décimo terceiro lugar com o equipamento da McLaren.

Verstappen começou a abrir certa distância para Norris, enquanto Sainz permanecia colado em Leclerc. No quinto giro o piloto espanhol superou o companheiro de equipe. Hamilton se aproximou dos pilotos da Ferrari, para tentar melhorar a sua posição na prova.

Tsunoda travava uma briga particular com os pilotos da Haas, tentando superar Magnussen que era o dono da sétima posição.

Após dez voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Sainz, Russell, Leclerc, Hamilton, Magnussen, Hülkenberg, Tsunoda e Pérez. Foi neste momento que Sainz encontrou espaço para superar Russell, deixando que o piloto britânico para duelar com Leclerc.

Poucos metros depois, foi a vez do monegasco surpreender Russell com a ultrapassagem. Hamilton, por sua vez, estava separado por mais de três segundos do companheiro de equipe.

Piastri acabou punido por forçar Pierre Gasly para fora da pista, recebendo cinco segundos pela manobra de ultrapassagem que tinha realizado no francês.

No duelo pela nona posição, Pérez e Tsunoda se enfrentavam diretamente. O mexicano estava tentando chegar na zona de pontuação da prova Sprint. Pouco depois, Piastri também participava do duelo, pelas posições, enquanto o piloto japonês fazia o possível para se defender das investidas do australiano, ao mesmo tempo que tentava evitar perder contato com Pérez.

Colapinto chegou no duelo travado entre Tsunoda e Piastri. Foi apenas na volta 16 de 19, que Piastri encontrou uma brecha para ultrapassar o piloto da Racing Bulls.

Nas últimas voltas da Sprint, Leclerc ainda tentou recuperar a posição perdida para Sainz.

Foi apenas na volta 16 de 19, que Piastri encontrou uma brecha para ultrapassar o piloto da Racing Bulls.

Na penúltima volta da corrida ainda tivemos um duelo acirrado, Norris cometeu um erro bobo na freada, permitindo que Sainz saltasse para o segundo lugar. Nos últimos metros da pista, Leclerc perseguiu o britânico, os competidores quase se chocaram e para evitar uma batida, o piloto da Ferrari teve que se contentar com o quarto lugar.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo