AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen supera Russell e fatura pole para a prova Sprint em Austin

Em um final inesperado, Max Verstappen derrota George Russell no SQ3 para faturar a pole da prova Sprint

Max Verstappen faturou a pole nesta sexta-feira (18) em Austin. O piloto da Red Bull conseguiu superar George Russell, da Mercedes, com uma vantagem de apenas 0s012, com a marca 1m33s833.

Russell foi liberado para a pista um pouco mais cedo no SQ3, registrando 1m32s845. Os outros adversários que mostraram um bom desempenho nas primeiras fases da classificação, não repetiram a performance, especialmente a Ferrari. O britânico parecia que teria chances de faturar a pole, mas Verstappen aproveitou o melhor momento da pista, conseguindo fazer uma volta um pouco melhor do que a do piloto da Mercedes.

Charles Leclerc precisou se contentar com o terceiro lugar, seguido por Lando Norris em quarto. Carlos Sainz completou o top-5, depois da Ferrari demonstrar um bom desempenho no treino livre e nas primeiras fases da classificação.

O SQ3 foi realizado fazendo o uso dos pneus macios, já que pela regra da classificação Sprint, é necessário trabalhar com pneus médios novos no SQ1 e SQ2, passando aos pneus de faixa vermelha na última fase da classificação.

Nico Hülkenberg faturou uma sexta posição com a Haas, acompanhado por Lewis Hamilton em sétimo com a Mercedes. Kevin Magnussen também esteve no SQ3, obtendo o oitavo lugar com a Haas, a equipe levou algumas atualizações para Austin.

Yuki Tsunoda foi o nono colocado com a Racing Bulls, em mais uma boa apresentação do piloto japonês. Franco Colapinto surpreendeu com o décimo lugar, guiando a Williams.

Novamente Sergio Pérez não chegou ao final da classificação, o mexicano foi apenas o décimo primeiro colocado.

Oscar Piastri não avançou na classificação, ficando preso na primeira parte da sessão, o último tempo registrado pelo australiano foi deletado, por exceder os limites de pista na curva 19.

A Fórmula 1 retorna neste sábado, às 15h (pelo horário de Brasília), para a disputa da prova Sprint.

Saiba como foi a classificação da prova Sprint nos Estados Unidos

SQ1

Com apenas um treino livre para preparar os carros, as equipes foram lançadas para realizar a primeira sessão de classificação do fim de semana. O SQ1 teve a duração de 12 minutos, com Max Verstappen liderando a saída dos boxes com os pneus médios instalados no carro, como manda o regulamento.

Logo a dupla da Red Bull apareceu na ponta da tabela, mas não demorou muito para Kevin Magnussen encaixar um tempo melhor do que aquele obtido pelo holandês. Instantes depois foi a vez do mexicano perder espaço na classificação, por ter o seu tempo de volta excluído.

Assim que todo o grid tinha ao menos um tempo registrado na tabela, foi Lewis Hamilton que obteve a marca de 1m33s840 para ocupar a primeira posição, com apenas cinco centésimos separando o inglês de Leclerc. A sessão estaa bem apertada, mostrando uma boa competitividade entre os pilotos.

Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Zhou Guanyu e Sergio Pérez apareciam na lanterna da tabela, correndo o risco de uma eliminação. No entanto, lá entre os primeiros colocados, Verstappen se tornou o terceiro mais rápido da sessão.

No final da atividade, Albon cometeu um erro, rodando no circuito e apesar de se manter na pista, fez com que o piloto tailandês ficasse preso ao Q1. Piastri, por sua vez, saiu da pista na curva 19, com o tempo de volta deletado, o australiano também perdeu a chance de participar da próxima fase da classificação.

Foram eliminados: Piastri, Ocon, Albon, Bottas e Zhou.

SQ2

Pela segunda fase da classificação ser realizada em apenas dez minutos, tivemos novamente um início movimentado da sessão, com Mercedes, McLaren e Ferrari duelando por um melhor espaço na tabela de tempos.

Verstappen também entrou no duelo por uma melhor posição e conseguiu encaixar a Red Bull em segundo lugar, separado por apenas 0s016 de Sainz, que tinha obtido a marca de 1m33s274 com a Ferrari.

Quando a sessão avançou para os minutos finais, mais uma vez Pérez se viu em risco de ser eliminado. O mexicano acabou sem tempo hábil para melhorar a sua marca, já que esperou até o final para tentar obter uma melhor volta.

Novamente Pérez se viu fora de um Q3, enquanto Tsunoda conseguia faturar o décimo lugar com a Racing Bulls.

Foram eliminados: Pérez, Gasly, Stroll, Alonso e Lawson.

SQ3

Novamente, Hamilton se mandou rapidamente para a pista no SQ3, sendo a posição da Mercedes para evitar o tráfego. O uso dos pneus macios era obrigatório neste seguimento.

Com muito afinco para buscar o melhor giro, Colapinto provocou um breve momento de bandeira amarela, por rodar na curva 12. O erro do argentino foi suficiente para prejudicar a volta de Hamilton, deixando o piloto separado por meio segundo do companheiro de equipe.

Na sequência a dupla da Mercedes retornou aos boxes, enquanto as outras equipes faziam seus últimos ajustes, na tentativa de bater o 1m32s845 de Russell.

Mesmo com a dupla da Ferrari mostrando um bom desempenho no início da sessão, não conseguiram superar Russell. Foi apenas Max Verstappen que abriu 0s012 de diferença para a marca do piloto da Mercedes. Leclerc teve que se contentar com o terceiro lugar, dividindo a segunda fila com Norris.

Programação – Horários do GP dos Estados Unidos – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo