Max Verstappen ampliou seu número de vitórias neste ano, com a prova sprint sendo disputada na tarde de sábado (14) em Interlagos, o holandês fez uma corrida segura, não deixando espaço para o pole. Lando Norris foi surpreendido logo na largada, com o piloto da Red Bull conquistando a ponta e mantendo a liderança durante as 24 voltas da corrida.
Norris pressionou o holandês em vários momentos, mas não conseguiu recuperar a dianteira, desta forma Verstappen fatura sua quarta vitória em Sprint na temporada 2023.
Saiba como foi a prova Sprint em Interlagos
O formato Sprint permite aos pilotos escolherem livremente os pneus para disputar a prova de 100 km, e a maioria optou pelos compostos macios. Apenas Logan Sargeant, no fim do grid, e os pilotos da Haas, selecionaram os médios, para fazer uma corrida sem paradas.
Embora Norris tenha tido um bom início, Verstappen assumiu rapidamente a liderança na curva 1, enquanto George Russell ultrapassava Sergio Perez para conquistar a terceira posição. Pouco depois, Lewis Hamilton superou Perez, garantindo saltando para o quarto lugar.
Russell, em seguida, passou a atacar Norris, fazendo uma tentativa de ultrapassagem na curva 10, mas o britânico da McLaren recuperou a posição usando o DRS. Mais atrás, a dupla da Ferrari superava os pilotos da AlphaTauri, enquanto Oscar Piastri saiu da pista.
As batalhas seguiram seu curso, por conta da proximidade dos competidores. Pérez mostrava que tinha um bom ritmo e foi buscar Hamilton. Pouco tempo depois, Verstappen, Norris, Russell e Pérez se desgarraram do restante do pelotão, apresentando um ritmo que era apenas deles.
Na volta 10, Perez conseguiu ultrapassar Russell após algumas tentativas frustradas de ultrapassagem, que não puderam ser concluídas.
Com o passar das voltas, a disputa entre Verstappen e Norris estabilizou-se, com o líder mantendo uma diferença segura de cerca de dois segundos, para não ser mais incomodado pelo piloto da McLaren. Fernando Alonso depois de fazer uma classificação ruim, pela batida com Esteban Ocon, seguia avançando no grid, perseguindo os adversários, o duelo da vez era com Pierre Gasly pelo 11° lugar.
No entanto, as batalhas no meio do grid continuaram intensas. Daniel Ricciardo foi superado por Piastri, enquanto Alonso, encontrava uma brecha para superar Gasly.
Nos momentos finais, Norris reduziu a diferença para Verstappen, tentando mais uma investida, mas não conseguiu ameaçar a vitória. Perez terminou em terceiro, seguido por Russell em quarto. Charles Leclerc ultrapassou Hamilton e garantiu o quinto lugar, com Yuki Tsunoda conquistando o sexto. Hamilton terminou em sétimo, enquanto Carlos Sainz completou o top 8, para ficar na zona de pontução.
Ricciardo e Piastri fecharam o top 10, com Alonso e Lance Stroll logo atrás. A dupla da Alpine, Gasly e Ocon, terminou em 13º e 14º, respectivamente, seguidos por Alex Albon em 15º. Kevin Magnussen ficou em 16º, com Zhou Guanyu, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas e Logan Sargeant completando as últimas posições.