ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen supera ameça da McLaren e vence prova Sprint na Áustria

Lando Norris arriscou uma manobra para cima de Max Verstappen, mas o holandês sobrou, faturando vitória no Red Bull Ring

Max Verstappen começou o fim de semana do seu jeito preferido, na liderança. Neste sábado (29) na Áustria o piloto holandês faturou a sua 10ª vitória em uma prova Sprint.

Poucas voltas depois da largada, Verstappen foi ameaçado pela dupla da McLaren. Lando Norris até atacou o holandês e conseguiu uma ultrapassagem, mas a liderança durou por poucos metros, pois o piloto da Red Bull tinha a situação controlada e recuperou a ponta.

A manobra executada por Verstappen, permitiu que Oscar Piastri assumisse o segundo lugar, superando o companheiro de equipe. Nos últimos metros da prova, Norris ainda tentou atacar Piastri, mas não recuperou o segundo lugar.

George Russell faturou a quarta posição, após superar Carlos Sainz. O inglês da Mercedes foi ameaçado por Sainz, Lewis Hamilton e Charles Leclerc, mas por estarem presos atrás do DRS, não conseguiram, realizar ultrapassagens. A corrida na realidade foi bem travada, com exceção do duelo que ocorreu pela liderança. Os pilotos pouparam os equipamentos e poucas ultrapassagens foram arriscadas.

Sergio Pérez concluiu a prova ocupando a oitava posição, faturando o último ponto em jogo na Sprint. Kevin Magnussen saltou para o nono lugar na largada e se manteve até o final da prova. Lance Stroll ficou com a décima posição, superando a dupla da Alpine que mesmo se classificando no top-10, não sustentou o resultado.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 11h (pelo horário de Brasília) para a realização da segunda classificação do fim de semana, a sessão definirá o grid de largada do GP da Áustria.

Saiba como foi a Sprint da F1 na Áustria

O sábado começou com a prova Sprint. No dia anterior, Max Verstappen conquistou a pole, mas o duelo novamente foi travado por Lando Norris. A expectativa era alta para a realização desta prova de 100 km, por mais uma vez a Red Bull enfrentar a McLaren diretamente.

Depois de uma classificação difícil, a Williams optou por realizar algumas mudanças no carro de Alexander Albon e o piloto tailandês começou a corrida dos boxes.

As equipes definiram os pneus médios para a disputa da prova Sprint. Estava bem quente a pista e os pneus macios se degradavam bastante. Quando a prova foi iniciada a temperatura no traçado estava na casa de 43 °C, com 28 °C no ambiente.

A primeira tentativa de largada foi abortada e os pilotos precisaram completar mais uma volta no circuito. Uma volta de disputa precisou ser retirada da Sprint.

Largada autorizada, Verstappen se manteve na liderança e basicamente as primeiras posições foram mantidas. A dupla da Alpine não fez uma boa largada e perderam posições, Esteban Ocon foi ameaçado por Kevin Magnussen, duelando pela nona posição. Pierre Gasly caiu para o décimo segundo lugar.

Nos primeiros metros Oscar Piastri tentou duelar com Lando Norris, mas precisou recuar antes do primeiro giro. Carlos Sainz foi ameaçado por George Russell, mas o espanhol conseguiu se manter à frente do piloto inglês,

Durante o terceiro giro, a McLaren começou a ir para cima de Verstappen. Na volta seguinte a dupla construiu a sua aproximação, enquanto Norris saltou para a ponta no início da curva cinco. No entanto, poucos metros depois o piloto inglês foi surpreendido pelo holandês. Piastri aproveitou o momento do embate para realizar a ultrapassagem no companheiro de equipe e assumir a segunda posição.

A prova seguiu e com sete voltas os dez primeiros era: Verstappen, Piastri, Norris, Sainz, Russell, Hamilton, Leclerc, Pérez, Magnussen e Stroll. Ocon também foi ultrapassado por Stroll, desta forma as Alpines ficaram abando do top-10.

No meio do pelotão, Lewis Hamilton perseguia Sainz pela quinta posição, mas os dois competidores estavam presos atrás do DRS de Russell, depois que o inglês da Mercedes superou Sainz no quarto giro. Leclerc tinha progredido depois da largada, para ocupar o sétimo lugar, mas demorou um pouco para de fato entrar no duelo que era travado à sua frente.

Verstappen começou a construir uma distância para Piastri e na décima segunda volta contava com 1s4 de vantagem para o australiano. Norris recuou e não atacava mais o companheiro de equipe, pois ficaram separados por 1s3. Neste momento da prova, apenas Russell ainda era ameado, com Sainz, Hamilton e Leclerc pressionando o inglês.

Com quinze voltas, Norris voltou a andar abaixo de um segundo para perseguir o companheiro de equipe. No final do pelotão, Daniel Ricciardo ultrapassou Logan Sargeant para ocupar o décimo sexto lugar.

Chegando à vigésima volta, Verstappen permanecia na liderança, com mais de 3s7 de vantagem. Norris ainda tentava recuperar o segundo lugar.

Na penúltima volta, Fernando Alonso extravasou os limites de pista, após um duelo com Nico Hülkenberg, o piloto espanhol não pode evitar a ultrapassado. Ricciardo também aproveitou o erro de Alonso para ocupar a décima quinta posição. A manobra era investigada pelos comissários, pois Hülk tinha forçado Alonso para fora do traçado.

Verstappen cruzou a linha de chegada com mais de 4 segundos de vantagem para a dupla da McLaren, conquistando mais uma vitória na Áustria, como em corrida Sprint. O holandês inicia o fim de semana com o objetido de dominar a etapa. Piastri obteve o segundo lugar, já que Norris não conseguiu a ultrapassagem.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo