ColunistasFórmula 1Post

Verstappen lidera TL3 em Jeddah, enquanto Mercedes demonstra dificuldade com os pneus macios

O início do sábado (04) fechou de forma diferente na Arábia Saudita, a sessão teve o início dominado por Lewis Hamilton, mas nas voltas completadas com os pneus macios, Max Verstappen anotou 1m28s100 e ficou com a ponta.

O desempenho dos pneus está sendo bem questionado, principalmente com algumas equipes como a Mercedes conseguindo voltas melhores quando estão com os compostos duros instalados. Lewis Hamilton fechou a atividade na segunda posição, separado por 0s214 do líder. Valtteri Bottas desapareceu nesta atividade, com o tempo de 1m29s019 o piloto ficou apenas no sexto lugar.

Sergio Pérez que não apresentou uma grande performance na sexta-feira, ficou com a terceira posição, acompanhado pela dupla da AlphaTauri que está mais uma vez surpreendendo. Yuki Tsunoda superou Pierre Gasly para ficar com o quarto lugar, seguido pelo francês. O top-5 conta, portanto, com quatro carros que usam motor Honda.

Charles Leclerc foi o sétimo colocado, a Ferrari fez um trabalho excelente de reconstrução do carro, assim o monegasco conseguiu participar do TL3 sem problemas. Carlos Sainz ficou com a oitava posição, acompanhado por Esteban Ocon da Alpine. Lando Norris completou o top-10.

A classificação para o GP da Arábia Saudita acontece às 14h (pelo horário de Brasília), a disputa pela pole promete ser intensa.

Saiba como foi o TL3 em Jeddah da Fórmula 1

A sessão ocorreu minutos após o encerramento da corrida da Fórmula 2. Assim que a atividade começou, Kimi Raikkonen e a dupla da Haas deixaram os boxes com os pneus macios instalados. O piloto da Alfa Romeo estava na liderança depois de anotar 1m30s622, seguido por Schumacher que estava rodando na casa de 1m32s.

Quando a atividade começou, a temperatura na pista estava na casa dos 35°C, com 29°C no ambiente. Nenhuma rajada de vento estava sendo detectada pelo circuito.

A atividade seguiu, Raikkonen melhorou o seu tempo anotando 1m30s189, enquanto Lewis Hamilton assumiu a primeira posição cravando 1m29s605 de pneus duros. A Mercedes mais uma vez estava dando atenção aos compostos mais duros disponíveis para o fim de semana. Charles Leclerc foi liberado para a pista fazendo as primeiras verificações no circuito, o monegasco teve o seu carro recuperado pela Ferrari, o piloto bateu no final do TL2 realizado na sexta-feira.

Hamilton passou direto pela curva 1, depois de cometer um erro e extravasar os limites de pista.

Aos poucos Leclerc foi ganhando confiança no traçado e melhorou os seus tempos. Com a conclusão dos primeiros 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Hamilton, Bottas, Pérez, Norris, Sainz, Verstappen, Giovinazzi, Ocon, Raikkonen e Leclerc. O inglês melhorou o seu tempo durante a sexta volta do pneu ao anotar 1m29s197, enquanto Bottas tinha anotado 1m29s431. Entre os dez apenas os dois primeiros colocados estavam com os pneus duros instalados.

LEIA MAIS: Hamilton fecha sexta-feira na Arábia Saudita na ponta. Leclerc bate forte no TL2 e provoca encerramento da sessão

Neste instante da sessão os pilotos treinavam as voltas rápidas, ajustando os carros para a classificação. Ainda de pneus duros, Hamilton cravou 1m28s314, demonstrando que os tempos têm potencial para reduzir ainda mais. Na sequência com os pneus macios que já tinham seis voltas, Pierre Gasly anotou 1m28s649, mas instantes depois Verstappen que estava em sétimo, assumiu o segundo lugar anotando 1m28s649.

Apenas a dupla da Aston Martin estava sem tempos aferidos, portanto permaneciam nas últimas posições após a conclusão da primeira meia hora de atividade. Para dar sequência aos testes, os pilotos retornavam aos boxes fazendo troca de pneus e coleta de dados antes de ser liberado mais uma vez.

Portanto, com a conclusão da primeira meia hora, os dez primeiros eram: Hamilton, Verstappen, Gasly, Pérez, Tsunoda, Sainz, Norris, Bottas, Leclerc e Giovinazzi.

O holandês conseguiu encontrar uma volta boa antes retornar aos boxes, com nove voltas do pneu Verstappen anotou 1m28s212 . Pouca diferença era notada entre os pneus, mas desde as atividades de sexta-feira os compostos duros estavam surpreendendo.

Gasly e Tsunoda que começaram a sessão com os pneus médios fizeram a troca para usar os pneus macios e começaram a apresentar mais uma vez um desempenho forte. Sainz também abandonou os médios pelos macios, enquanto Leclerc deixou de usar os duros.

Com os pneus macios instalados na Mercedes, a dupla de pilotos até conseguia melhorar o primeiro setor, mas o tempo ficava comprometido no segundo e terceiro setor. Gasly quase bateu no carro de Hamilton pois o inglês estava lento, pouco tempo depois o piloto da Mercedes também atrapalhou a volta de Nikita Mazepin.

É um grande problema notado neste traçado pela grande quantidade de curvas cegas os engenheiros e pilotos estavam em constante comunicação, mas problemas ainda aconteciam, principalmente com a falta de atenção dos pilotos que em alguns momentos abortam a volta e ficam lentos abruptamente no traçado rápido. A transmissão deu ênfase as imagens de Hamilton com os outros pilotos. 

Verstappen melhorou ainda mais o seu tempo, permanecendo na ponta com 1m28s105. Nos últimos minutos da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Tsunoda, Gasly, Pérez, Bottas, Leclerc, Sainz, Norris e Giovinazzi. O desempenho da Alfa Romeo estava chamando a atenção, principalmente pela posição dos dois pilotos, entretanto, a dupla da Alpine que apresentou um ritmo forte na sexta-feira estava fora do top-10 até aquele momento.

Nos últimos instantes da atividade alguns pilotos fizeram voltas em simulação de corrida ou permaneceram completando as suas voltas com os pneus macios já usados tentando tirar um resultado melhor com eles. Ocon entrou dentro do top-10 depois de anotar 1m29s177, enquanto Alonso superou a dupla da Alfa Romeo.

A sessão foi encerrada com os pilotos na fazendo o teste de largada.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo