A Fórmula 1 abriu o sábado (26) com a prova Sprint na Bélgica. A corrida de 15 voltas foi vencida por Max Verstappen, que realizou a ultrapassagem que definiu a corrida nos primeiros metros depois da largada. Nas voltas seguintes, Oscar Piastri tentou recuperar a primeira posição, mas apesar da proximidade e das investidas, precisou se contentar com o segundo lugar.
Lando Norris também lidou com a pressão de Charles Leclerc no início da prova, mas conseguiu retomar o terceiro lugar. Nas últimas cinco voltas da Sprint, Norris atacou o companheiro de equipe, tentando participar do duelo pela segunda posição, enquanto aguardava um erro de Verstappen, mas os competidores ficaram presos no trenzinho de DRS e a corrida não se desenvolveu.
Leclerc conseguiu faturar a quarta posição, seguido por Esteban Ocon, Carlos Sainz, Oliver Bearman e Isack Hadjar na zona de pontuação. Gabriel Bortoleto se aproveitou dos problemas de Pierre Gasly antes do início da prova, para ser o nono colocado, enquanto Liam Lawson fechou com o décimo lugar.
A prova não foi movimentada ou com ultrapassagens, como alguns imaginavam. Na realidade a corrida foi bem travada, dando um vislumbre do que pode acontecer no domingo, se a corrida foi em pista seca.
A Fórmula 1 retorna mais uma vez neste sábado, às 11h (pelo horário de Brasília) para a definição do grid do GP da Bélgica.
Saiba como foi a Sprint da Bélgica
Oscar Piastri conseguiu superar Max Verstappen e Lando Norris, para cravar a primeira pole do fim de semana. O dia começou com tempo firme, mas com temperaturas não muito altas, na casa de 34 °C no asfalto e 21 °C no ambiente.
Our #F1Sprint grid is set ⤵️#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/szntxYIrNK
— Formula 1 (@F1) July 25, 2025
A Alpine precisou enviar os dois carros para os boxes antes da largada. No entanto, para o time foi bem ruim, pois Pierre Gasly tinha conquistado a oitava posição na classificação do sábado. A coisa ficou ainda pior para o francês que se quer pode participar da prova, por conta de um vazamento de água instantes antes do início da prova de 100 km.
Por essa ser uma corrida sem a necessidade de paradas, os pilotos apostaram nos pneus médios. Apenas Charles Leclerc, Esteban Ocon, Oliver Bearman, Liam Lawson, Yuki Tsunoda, George Russell, Fernando Alonso, Lance Stroll e Andrea Kimi Antonelli precisaram apostar em pneus médios usados. Apenas Franco Colapinto apostava em pneus macios novos, iniciando dos boxes.
Largada autorizada, Piastri defendeu a primeira posição e conseguiu manter a liderança, embora fosse atacado duramente por Verstappen. Norris tentou uma manobra para avançar ao segundo lugar, mas precisou se contentar com a terceira posição. Poucos metros depois da largada, Verstappen viu um ataque de oportunidade e roubou a ponta do piloto australiano da McLaren.
Norris também foi surpreendido por Leclerc, que conseguiu empurrar o piloto britânico para a quarta posição, antes do término da primeira volta. O vácuo obtido na Eau Rouge foi suficiente para ajudar Verstappen e Leclerc para serem efetivos na ultrapassagem realizada nos pilotos da McLaren.
LAP 2/15
The leaders snake through the final corner
It’s Verstappen from Piastri then Leclerc and Norris #F1Sprint #BelgianGP pic.twitter.com/6cGxweMuj2
— Formula 1 (@F1) July 26, 2025
Com a saída de Gasly, Bortoleto avançou para a nona posição e perseguia Isack Hadjar, para tentar entrar na zona de pontuação. Os pilotos, especialmente Piastri e Norris estavam presos na zona de DRS, logo atrás dos seus adversários, tentando fazer a ultrapassagem desde o final do primeiro giro. Antes da conclusão do quarto giro, Norris conseguiu recuperar a terceira posição.
Com cinco giros, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Norris, Leclerc, Ocon, Sainz, Bearman, Hadjar, Bortoleto e Lawson. Gasly estava em pista, a Alpine liberou o piloto para o traçado, para colher algumas informações, antes da classificação principal do fim de semana. Piastri tentava de todas as maneiras conseguir a ponta, pois se mantinha atacando com o DRS.
Enquanto o australiano travava a sua briga particular, Norris tentava se aproximar do duelo, depois de estar separado por mais de 1s7 do companheiro de equipe.
Com apenas sete voltas, Lewis Hamilton começou a reclamar da falta de aderência da parte traseira do carro. O heptacampeão mundial ficou limitado na corrida, quando não conseguiu avançar para o SQ2, dessa forma, preso no pelotão intermediário, ele continuava fazendo a sua corrida, mas travado em um trem de DRS.
Restando cinco voltas para o final, Norris já estava participando de batalha pela ponta. O neerlandês reclamava da falta de freios no momento que lidava com a pressão de ser atacado pela dupla da McLaren.
A corrida se encaminhou para o final, sem a McLaren conseguir resolver a situação com Verstappen. Por fim, Fernando Alonso cuidou para não ser ultrapassado por Alexander Albon, embora a posição não gerasse pontos.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
I do not even understand how I ended up here, but I assumed this publish used to be great
I appreciate you sharing this blog post. Thanks Again. Cool.
I really like reading through a post that can make men and women think. Also, thank you for allowing me to comment!
I very delighted to find this internet site on bing, just what I was searching for as well saved to fav