AutomobilismoBlogColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen domina e vence o GP dos Estados Unidos à frente de Norris e Leclerc

Verstappen confirma favoritismo em Austin e deixa McLaren e Ferrari para trás

Max Verstappen voltou a mostrar sua força no Circuito das Américas e conquistou uma vitória dominante no Grande Prêmio dos Estados Unidos, sua quinta da temporada. O piloto da Red Bull liderou praticamente de ponta a ponta, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 7s959 sobre Lando Norris, que garantiu a segunda colocação após um duelo intenso com Charles Leclerc, terceiro colocado.

Logo atrás do trio do pódio, Lewis Hamilton terminou em quarto, apesar de relatar um possível furo de pneu na última volta – superando uma maré de problemas na sua equipe. Oscar Piastri completou o top 5, em um fim de semana difícil para o australiano, adicionando mais um capítulo nesta disputa pelo título, onde Max Verstappen se aproxima substancialmente dos pilotos da McLaren. George Russell fechou em sexto, seguido por Yuki Tsunoda, Nico Hulkenberg, Ollie Bearman e Fernando Alonso, que garantiram os últimos pontos em Austin.

Entre os destaques do meio do pelotão, Liam Lawson ficou a um passo da zona de pontuação, terminando em 11º, enquanto Lance Stroll e Kimi Antonelli vieram logo atrás, com o jovem da Mercedes conseguindo se recuperar após um toque com Carlos Sainz na largada — incidente que tirou o espanhol da corrida e provocou a única desistência do dia.

Saiba como aconteceu o GP dos Estados Unidos

O domingo em Austin começou quente, literalmente, com a temperatura da pista chegando a 44°C. Após conquistar sua 47ª pole, Max Verstappen largou bem e manteve a ponta na subida da Curva 1, enquanto Leclerc superou Norris e assumiu o segundo lugar. Atrás, Piastri defendeu-se de Russell e subiu para quinto, com Hamilton logo à frente em quarto.

Momentos antes da largada, as apostas sobre as estratégias de pneus chamavam a atenção, grande parte do grid partiu com os pneus médios, mas Leclerc, Bortoleto e Stroll com o composto macio, enquanto Ocon, Albon e Hadjar optaram pelo duro.

Ainda na primeira volta, um toque entre Albon e Bortoleto provocou bandeira amarela, mas ambos seguiram na prova; o tailandês rodou, mas conseguiu retomar o seu espaço na pista, para continuar a prova. Pouco depois, Tsunoda foi o grande beneficiado da largada, ganhando quatro posições e entrando no top-10, em mais uma grande performance inicial, como fez no dia anterior na Sprint. Na frente, Verstappen já abria três segundos de vantagem sobre Leclerc, com o monegasco precisando poupar os pneus macios, escolhidos pela Ferrari para a largada.

A corrida seguiu com ritmo intenso até a volta 7, quando um toque entre Sainz e Antonelli causou a saída do espanhol da pista e o acionamento do Safety Car Virtual. Após o reinício, Verstappen manteve a liderança, seguido por Leclerc e Norris, que logo começou a pressionar o piloto da Ferrari.

Na volta 21, Norris finalmente conseguiu superar Leclerc na curva 12, após várias tentativas frustradas que fizeram o britânico perder um pouco de tempo. Verstappen, por sua vez, administrava bem a vantagem, mesmo reclamando do desgaste dos pneus médios. Quando os pit-stops começaram, a Red Bull reagiu rápido: o líder parou na volta 34 e retornou à frente, com tranquilidade.

A segunda metade da prova trouxe novas batalhas, especialmente entre Norris e Leclerc, que voltaram a se enfrentar já no trecho final. O monegasco foi até mesmo avisado pelo engenheiro, que poderia ser mais aguerrido na disputa de posição, já que o adversário tinha recebido o terceiro aviso de infringir os limites de pista. No entanto, o britânico conseguiu reassumir a segunda posição na volta 51, consolidando um bom resultado para o seu time, mas especialmente para a construção do seu campeonato.

Enquanto isso, Hamilton manteve o quarto lugar, mesmo sob pressão de Piastri, que fechou o top 5. Mais atrás, Tsunoda confirmou mais uma boa atuação e somou pontos importantes para a Red Bull, seguido por Hulkenberg, Bearman e Alonso.

No fim, Verstappen cruzou a linha de chegada em primeiro, isolado, garantindo mais uma vitória dominante na temporada e reforçando seu papel como principal força da Red Bull no campeonato. Norris e Leclerc completaram o pódio, em um GP movimentado e repleto de disputas diretas no calor texano.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading