AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen detalha experiência em Nürburgring após conquistar licença para corridas de longa duração

O tetracampeão mundial correu com um Porsche Cayman GT4 para obter a licença necessária e agora mira as 24 Horas de Nürburgring

No último fim de semana (12 e 13) de setembro, Max Verstappen esteve no Circuito de Nordschleife para conseguir as licenças necessárias para competir no conhecido Inferno Verde em provas de longa duração.

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, guiou um Porsche Cayman GT4 com potência limitada em busca de conseguir a licença B e a A no mesmo fim de semana. No evento ele guiou o Porsche Cayman 718 GT4 CS nas quatro horas da ADAC ACAS Cup. Com a licença o competidor é credenciado para fazer uma prova de longa duração com os GT3, que são mais potentes no circuito de Nürburgring.

“Minha paixão também é participar desse tipo de corrida. Eu sabia que precisava tirar a minha licença de uma maneira e devo dizer que todos foram muito prestativos e me apoiaram quando cheguei lá. Mas regras são regras e eu entendo isso”, falou Verstappen durante uma coletiva de imprensa às vésperas do início das atividades no Azerbaijão.

O piloto deveria ter guiado um segundo carro na mesma prova, mas por conta de alguns problemas no equipamento, ele não cumpriu todos os requisitos para obter a licença A. No entanto, a situação foi analisada por um comitê que decidiu conceder o documento ao piloto.

Falando sobre o carro usado, o neerlandês disse: “O carro com a configuração reduzida foi bem interessante de guiar, mas, honestamente, a colaboração foi ótima. Consegui fazer isso em uma corrida quando às vezes é preciso fazer em duas. Eles deram a opção de fazer em dois carros diferentes, então foram muito atenciosos e prestativos. Também me apoiara, porque, para eles, acho que também foi ótimo ver isso.”

“Eu gostei, mesmo com o carro superlento, ainda tive um dia muito útil porque consegui pilotar no molhado, consegui pilotar no seco depois, fazer uma largada, conhecendo todas as regras de bandeira porque elas são um pouco diferentes da F1. No final das contas, não importa que tipo de carro você guie em Nordschleife, sempre será divertido.”

Em outra ocasião, o neerlandês já havia guiado o Ferrari GT3 da equipe suíça Emil Frey Racing Team em uma sessão no Inferno Verde, onde usou o pseudônimo de “Franz Hermann”, quebrando o recorde extraoficial da volta com o GT3.

O objetivo de toda essa preparação é para Verstappen competir as 24 Horas de Nürburgring na próxima temporada, em evento que será realizado entre os dias 15 e 17 de maio – sem conflitar com uma prova da F1.

No entanto, antes dessa prova, o tetracampeão poderá participar do NLS9, em 27 de setembro, entre os GPs do Azerbaijão e Singapura, guiando o Ferrari 296 GT3 da Emil Frey Racing.

“Gosto de correr, em geral, também fora da F1. Eu sabia que se quisesse obter minha licença, precisaria participar daquela corrida e nós simplesmente fomos lá, foi tudo muito bem-organizado, todos foram muito prestativos também do lado da organização”, acrescentou.

O piloto, que também gosta de simuladores, já participou de provas de longa duração no virtual.

“Cada volta que você dá ali é uma experiência diferente, então, para mim, ainda foi muito útil, mesmo que as pessoas digam que o carro está mal regulado e deve ser muito chato. É claro que o carro não é dos mais emocionantes de dirigir, mas eu o vejo de uma maneira diferente.”

“Você tenta então se concentrar em outras coisas que podem ser úteis no futuro, quando for para lá com um carro de verdade. Eu me diverti, é um ambiente agradável, um pouco diferente da F1.”

Sobre a prova de 24 Horas, o consultor da Red Bull, Helmut Marko “liberou” a participação do seu piloto: “Acho ótimo que um piloto de Fórmula 1, que já tem tantas obrigações além das corridas, simulador, marketing e compromissos com a imprensa, ainda encontre tempo para algo assim, com enorme entusiasmo.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading