O início da temporada 2026 da Fórmula 1 tem sido desafiador para Max Verstappen — não apenas pelos resultados em pista, mas também pela relação cada vez mais desgastada com a categoria. O tetracampeão mundial voltou a demonstrar insatisfação com os novos regulamentos e revelou que tem enfrentado dificuldades até para manter a motivação ao longo do campeonato.
Em entrevista, o piloto da Red Bull admitiu que precisa se forçar diariamente a dar o máximo dentro do carro, algo que, segundo ele, tem se tornado desgastante. A falta de prazer ao pilotar os carros da atual geração tem sido um dos principais pontos de crítica do neerlandês.
“Quero estar aqui para me divertir, aproveitar ao máximo e curtir”, disse Verstappen à BBC Sport. “No momento, não é bem esse o caso. Claro, eu gosto de certos aspectos. Gosto de trabalhar com a minha equipe. É como uma segunda família. Mas, infelizmente, quando entro no carro, a experiência não é das mais agradáveis.”
“Estou tentando. Digo a mim mesmo todos os dias para tentar aproveitar. É muito difícil.”
Apesar de destacar que ainda aprecia o ambiente dentro da equipe, que descreve como uma “segunda família”, Verstappen deixou claro que a experiência na pista está longe do ideal. O piloto afirmou que tenta encontrar motivação a cada fim de semana, mas reconhece que esse processo tem sido cada vez mais difícil.
O cenário esportivo também não tem ajudado. Após três etapas, o neerlandês ocupa apenas a nona posição no campeonato, reflexo de um início de ano complicado para a Red Bull. O carro da equipe apresenta limitações, enquanto o novo projeto de unidade de potência, desenvolvido em parceria com a Ford, ainda está em fase de evolução.
Max tem reclamado muito do carro e isso também tem afetado claramente a sua forma de guiar e controlar o equipamento. As largadas ruins do piloto neste início de temporada também fazem parte deste conjunto de problemas.
O piloto ressaltou que, para qualquer atleta de alto nível, o prazer em competir é o ponto de partida para alcançar o sucesso. No entanto, no momento, essa conexão parece abalada. Ainda que continue comprometido em entregar 100% nas corridas, Verstappen reconhece que a forma como tem precisado se cobrar internamente não é sustentável a longo prazo.
“Eu vejo da seguinte forma: você ouve isso de muitos atletas quando conversa com eles sobre como alcançar o sucesso. Tudo começa com o prazer de fazer o que se faz antes de se dedicar 100% a isso”, explicou ele.
Após a introdução dos novos regulamentos e com a equipe Red Bull não estando competitiva, Verstappen tem ameaçado deixar a categoria ao final do ano, após conquistar 4 títulos.
“Agora acho que estou me dedicando 100%, e ainda estou tentando, mas a maneira como estou me dizendo para dar 100%, acho que não é muito saudável no momento, porque não estou gostando do que estou fazendo”, disse ele.
“E agora as pessoas podem facilmente dizer: ‘É, você ganhou tantos campeonatos e corridas, e agora só porque o carro não é bom, você está reclamando.’ Talvez você veja dessa forma, mas eu vejo de maneira diferente.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







