Richard Verschoor encerrou a passagem no Azerbaijão, convertendo a pole em vitória. O competidor liderou boa parte da corrida e conseguiu se manter à frente de Victor Martins e Andrea Kimi Antonelli, apesar das investidas realizadas pelo piloto da ART Grand Prix.
Gabriel Bortoleto finalizou a prova ocupando a quarta posição, com o resultado deste domingo alinhado ao trabalho da Invicta, o brasileiro é o novo líder do campeonato.
Saiba como foi a Prova Principal da Fórmula 2 no Azerbaijão
A corrida da F2 foi concluída por tempo, por conta de uma batida forte na largada. Richard Verschoor mal tinha atingido a primeira curva, tentando manter a liderança, quando metros atrás ocorria um grande acidente.
Kush Maini da Invicta e companheiro de Bortoleto, ficou parado no grid de largada, quando Josep María Martí e Oliver Goethe atingiram o piloto indiano. Mais tarde, quando o incidente foi investigado, Maini foi declarado culpado, por não fazer os procedimentos de largada para o início da prova. Por fim, os comissários ainda declararam que ele causou a colisão. O competidor perderá cinco posições no grid de largada da próxima prova – sendo o GP do Catar, pois a penalidade de 10 segundos não poderia ser cumprida, já que ele não participou da prova.
Os pilotos lideram por um momento de paralisação, para a limpeza da pista. Os pilotos envolvidos no incidente conseguiram deixar os carros sem auxílio, facilitando um pouco o atendimento.
Quando a prova foi reestabelecida, os pilotos tinham cerca de 30 minutos para resolver a corrida, diferente das 29 voltas que eram esperadas antes da batida. O Safety Car fez o comboio, para que o grid aquecesse os pneus e se preparassem para o que foi uma largada lançada.
Verschoor saiu mais uma vez na pole e conseguiu fazer uma ótima largada, para se manter à frente de Antonelli e Martins. O piloto da ART Grand Prix tinha o italiano na sua mira e não demorou muito tempo para assumir o segundo lugar.
Estando atrás de Verschoor, Martins começou a buscar a liderança da corrida e saltou para a ponta quando restavam 21 minutos para a finalização da prova.
Os duelos aconteciam no meio do pelotão, com algumas ultrapassagens protagonizadas antes das paradas obrigatórias. Com 19 minutos para o fim, os pilotos começaram a se lançar aos boxes, como foi o caso de Joshua Dürksen, Jak Crawford e Luke Browning.
No giro seguinte foi a vez de Martins responder à parada, acompanhado por Verschoor e Antonelli, enquanto Zane Maloney e Gabriel Bortoleto permaneceram um pouco mais na pista. Se Martins tinha ganhado a liderança na pista, perdeu com a parada nos boxes, por conta de uma troca lenta realizada pela equipe. Verschoor voltou para a liderança virtual.
Pouco depois foi a vez de Maloney e Bortoleto pararem. O barbadiano foi devolvido ao traçado à frente de Antonelli, porém, pouco depois, o piloto da Rodin com os seus pneus frios, fritou os compostos e foi parar na área de escape. Como Antonelli estava envolvido, Martin aproveitou o momento para superar o italiano e retornar para o segundo lugar.
Com a prova se encaminhando, restando apenas 12 minutos, Verchoor comandava a corrida com segurança, obtendo mais de 2 segundos de vantagem para segundo colocado. Martins até tentou uma aproximação nas voltas seguinte, mas mesmo reduzindo a diferença entre eles, recebeu a bandeirada atrás de Verschoor.
A batalha poderia ter perdurado um pouco mais, mas Gabriele Mini encontrou o muro, trazendo um Safety Car para a pista nos últimos dois minutos. A prova terminou com o ritmo neutralizado, com o SC deixando a pista apenas para os pilotos receberem a bandeirada sozinhos.
Verschoor obteve a sua primeira vitória na temporada 2024, dividindo o pódio com Martins e Antonelli. Bortoleto que tinha registrado a volta mais rápida antes do Safety Car, permaneceu como o dono da melhor marca da prova, aproveitando o momento para conseguir um ponto adicional, auxiliando o brasileiro no campeonato travado com Hadjar.
A Pontuação
Como a corrida foi encerrada por tempo e não conseguiram completar o máximo de voltas que contemplaria os pilotos com a pontuação total, aplicaram uma pontuação diferenciada. Verschoor somou 19 pontos pela vitória, Martins 14 e Antonelli 12. Bortoleto ficou com 10 pontos pelo quarto lugar, mais um ponto pela volta mais rápida – com resultado, assumiu a liderança do campeonato.
Bortoleto foi aos 169,5 pontos, com Hadjar não pontuando nessa etapa, mas conservando o segundo lugar com seus ainda 165 pontos. Maloney é o terceiro colocado com 135 pontos, contra 133 de Paul Aron. Crawford é o quinto com 116 pontos, enquanto Antonelli soma 113 pontos.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.