AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Vasseur explica que a Ferrari sacrificou 2025 para apostar tudo em 2026

Decisão antecipada priorizou o novo regulamento e deixou a equipe sem atualizações relevantes para enfrentar McLaren, Mercedes e Red Bull em 2025

O ano da Ferrari não se desenvolveu como o esperado na Fórmula 1, a equipe ruma para fechar a temporada sem nenhuma vitória. No entanto, Frédéric Vasseur revelou que a equipe está focada em 2026, desde muito cedo.

Para o campeonato de 2025, a Ferrari optou em apresentar o SF-25 como uma construção nova de carro, o equipamento veio acompanhado por diversas falhas que assombraram os competidores ao longo do ano. A aposta da equipe foi o completo oposto do que a McLaren fez; o time de Woking já venceu o Mundial de Construtores e está próximo de levar o título de pilotos, com um equipamento que é o resultado dos últimos anos de trabalho.

O time italiano, por sua vez, revelou que eles mudaram o foco completamente para o desenvolvimento de 2026, ainda em meados de abril. O próximo regulamento é voltado não apenas para uma parte aerodinâmica importante, mas envolve uma grande mudança nos motores.

“Não começamos da melhor maneira, houve a dupla desclassificação na China. Isso nos custou muitos pontos em comparação com os concorrentes diretos. E logo no início da temporada, a McLaren foi tão dominante nas primeiras quatro ou cinco provas que percebemos que seria muito difícil em 2025”, explicou Vasseur em coletiva dos chefes de equipe nesta sexta-feira no Catar.

A Ferrari no ano anterior batalhou pelo título de construtores até a linha de chegada, mas neste ano, apesar de brigar em um momento pelo vice-campeonato, esteve completamente distante da McLaren.

“Decidimos muito cedo na temporada, acho que foi em meados de abril, mudar para 2026. Foi uma decisão difícil. Talvez eu também tenha subestimado um pouco o impacto psicológico dessa decisão, porque quando você ainda tem 18 ou 20 corridas pela frente, mas sabe que não vai trazer nenhum desenvolvimento aerodinâmico, se torna difícil de lidar com isso psicologicamente.”

Por todos os lados, a Ferrari foi criticada pela demora em prover atualizações e não reagir ao trabalho realizado pelas outras equipes. No entanto, esse é um histórico que faz parte de vários campeonatos da equipe de Maranello.

“Mas, no geral, continuamos a nos esforçar. Fizemos algumas melhorias mecânicas, estamos tentando melhorar a operação, e isso faz parte do DNA do nosso esporte. Mas temos que aceitar isso. Ainda estou confiante na decisão que tomamos, e está tudo bem – agora vamos lutar pelo segundo lugar nessas condições.”

Vasseur afirma que a dupla de pilotos participou do processo de tomada de decisão que determinou sacrificar a temporada 2025, em benefício do que a temporada 2026 pode trazer com os novos regulamentos.

“Essa decisão foi compartilhada por todos na equipe. Com certeza, os pilotos participaram dessa decisão, porque estão totalmente comprometidos com o projeto. É algo que todos nós precisamos compartilhar, que nesse tipo de situação é preciso agir como uma equipe, e foi o que fizemos nesta fase da temporada”, seguiu Vasseur.

“Em determinado momento, você olha para o campeonato e percebe que seria muito difícil alcançar a McLaren com o ritmo e a diferença de pontos. Então você pensa: ‘Ok, com os recursos que temos no túnel de vento, vamos nos concentrar no carro número 26.'”

A Ferrari então priorizou algumas melhorias mecânicas para passar por 2025, deixando de lado melhorias aerodinâmicas. Nos relatórios apresentados pela equipe, em algumas corridas, era possível ver que eles estavam trazendo peças de 2024, para auxiliá-los em alguns circuitos.

A Ferrari chega para etapa do Catar como 4ª colocada no Mundial de Construtores, contando com 362 pontos, contra 366 da Red Bull e 398 da Mercedes.´

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading