O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, comentou a polêmica decisão de aplicar ordens de equipe no GP do Azerbaijão, em Baku, quando Charles Leclerc recebeu a instrução de ceder posição para Lewis Hamilton durante a corrida de domingo.
Após as paradas de box, Leclerc estava à frente do companheiro, mas com pneus médios, enquanto Hamilton seguia com compostos duros — estratégia que se mostrou mais eficiente no traçado urbano. A equipe optou por inverter as posições para que o britânico tentasse atacar Lando Norris e avançar no grid.
“Acho que a situação estava clara para nós, que Lewis tinha vantagem de pneus, e pedimos para Charles deixá-lo ir para tentar ultrapassar… Norris”, explicou Vasseur.
“Além disso, o Charles teve problemas com a recuperação, e não estamos no auge [do uso] do motor. Acho que essa foi a melhor opção para nós”, explicou.
Esse foi um fim de semana novamente complicado para o time italiano. No sábado eles acreditaram que poderiam brigar pela pole, mas por uma confusão na estratégia dos pneus, Lewis Hamilton foi eliminado no Q2; enquanto o monegasco demonstrava certa dificuldade com o equipamento, brigando com os compostos por estar escorregando, bateu no início do Q3.
Basicamente a Ferrari tinha que enfrentar o evento com duas corridas de recuperação, mas com Hamilton um pouco mais atrás, a equipe dividiu a estratégia dos seus pilotos. Hamilton fez uma excelente largada e avançou no grid, mas com Lando Norris não conseguindo fazer ultrapassagens, preso no trenzinho de DRS, Hamilton precisou se contentar com o resultado.
Ao perguntar para Ricardo Adami no final da prova, qual foi o seu melhor desempenho, com os pneus duros ou os médios, o engenheiro confirmou que foi na fase final da corrida com os pneus de faixa amarela. No entanto, Hamilton por apenas quinze voltas.
Sem ter superado Norris, a Ferrari então ordenou que o Hamilton devolvesse a posição para Leclerc, mas eles estavam separados por mais de dois segundos. De fato a distância entre eles reduziu até o final da corrida, mas Hamilton manteve a oitava posição, cruzando a linha de chegada com apenas 0s4 de diferença entre eles.
“Pedimos para trocar de volta, e parece que Lewis errou o julgamento sobre a posição da linha de largada e chegada”, acrescentou Vasseur.
O resultado deixou a Ferrari atrás da Mercedes no Mundial de Construtores, com as Flechas de Prata quatro pontos à frente na disputa pelo vice. Ainda assim, Vasseur reforçou que a perda real não ocorreu na corrida, mas sim na classificação.
“Se perdemos alguma coisa, foi ontem, não hoje”, disse ele, falando sobre a classificação.
“Hoje, começamos atrás de Norris, terminamos atrás de Norris. É como se fosse. Foi mais ontem, eu acho, que tivemos o carro. O piloto conseguiu brigar pela primeira posição, durante todos os treinos livres, e terminamos em décimo e décimo segundo.”
Lewis – TL1, TL2 e TL3 correram bem. O ritmo foi bom no fim de semana. No início da classificação no Q1, ele também correu bem. E no Q2 ele deu duas voltas, mas fora do ritmo. Esse é o principal problema do fim de semana, essas duas voltas. Porque, honestamente, se você o colocar entre os quatro primeiros, acho que ele termina no pódio.”
Apesar das dificuldades, Vasseur vê sinais positivos para Ferrari: “Precisamos fazer um trabalho melhor coletivamente, porque ficar em 12º não é o resultado que esperamos. Mas é verdade que nos últimos fins de semana, se considerarmos este, Monza e até Zandvoort, o ritmo foi bom. Estamos chegando lá agora.”
“Uma coisa é ter potencial, a outra é entregar. Precisamos [concluir a] execução para fazer o nosso trabalho.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.