Após algumas corridas negando que a Ferrari enfrentava algum problema, o fim de semana do GP da Emilia-Romagna expôs mais uma vez as fraquezas da equipe italiana. O domingo foi mais produtivo, por conta de uma corrida que mexeu com o grid, dessa forma Lewis Hamilton foi da 12ª posição para o 4° lugar.
A equipe foi muito lenta na classificação, com isso abriu espaço para a Aston Martin eliminar os carros da Ferrari, usando um conjunto de pneus médios na última volta rápida do Q2.
“O problema é que fomos muito mais lentos na classificação ontem, e depois largamos da 11ª para a 12ª posição. O fim de semana foi difícil, mas a recuperação foi boa. Hoje foi uma boa corrida, com uma estratégia muito boa, bem executada, bons pit-stops”, explicou Vasseur.
LEIA MAIS: Ultrapassagem na primeira volta e o trabalho estratégico que pautou o GP da Emília-Romagna
“Tudo correu bem. Acho que o Charles [Leclerc] teve um pouco de azar com o timing do Safety Car, mas não há nada que possamos fazer. No final, só precisamos melhorar o ritmo na classificação, porque largar em 11º e 12º é muito mais difícil.”
A Ferrari perdeu um espaço importante no grid desde o ano passado. Ao longo da temporada 2024 a equipe apresentou um progresso e duelou com a McLaren pelo Mundial de Construtores, superando a Red Bull e obtendo a vice-liderança.
No entanto, esse ano as coisas estão diferentes, tirando a classificação surpreendente feita foi Lewis Hamilton na Sprint da China e seu resultado, e até a performance do inglês na Sprint em Miami, a Ferrari não tem progredido nas classificações.
Ao longo do fim de semana, tanto Hamilton como Leclerc reclamaram de problemas nos freios.
“Não acho que tenhamos o melhor carro. Mesmo quando estamos em boa forma na corrida, não somos mais rápidos que a McLaren. Provavelmente estamos lá, mas não rápidos o suficiente. O que está claro é que, nas últimas três ou quatro corridas, sempre tivemos um ritmo muito melhor na corrida do que na classificação.”
“Há um pouco de frustração em nós. Com certeza, precisamos nos esforçar ao máximo. No próximo fim de semana, em Mônaco, no sábado à noite, estará quase pronto.”
A corrida em Mônaco promete ser mais movimentada por conta da estratégia de duas paradas, mas uma parte importante do fim de semana por lá, ainda se resume em fazer uma boa classificação.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.