Na semana em que os fãs do esporte a motor são brindados com 2 das 3 provas que compõe a sagrada tríplice coroa do automobilismo, Mônaco GP e Indy 500, o tema tríplice coroa vem à tona com força total. Abordado sempre sob a ótica dos pilotos, o único até hoje a conquistar Mônaco GP, Indy 500 e 24h Le Mans foi Graham Hill. Tazio Nuvolari, Maurice Trintignant, Bruce McLaren, Jochen Rindt venceram Mônaco e Le Mans, AJ Foyt tem Vitórias em Le Mans e Indianápolis e Juan Pablo Montoya em Mônaco e Indianápolis.
PILOTO | INDIANÁPOLIS | LE MANS | GP DE MÔNACO |
GRAHAM HILL | 1972 | 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969 | |
TAZIO NUVOLARI | — | 1933 | 1932 |
MAURICE TRINTIGNANT | — | 1954 | 1955 e 1958 |
A.J. FOYT | 1961, 1964, 1967 E 1977 | 1967 | — |
BRUCE MCLAREN | — | ||
JOCHEN RINDT | — | 1965 | 1970 |
JUAN PABLO MONTOYA | 2000, 2015 | — | 2003 |
Hoje, porém, vamos abordar a tríplice coroa, porém sob a ótica das marcas. Teria alguma marca/fabricante vencido nos 3 templos sagrados do automobilismo mundial? Para responder a essa questão, consideraremos Vitórias como equipe/construtor e como fornecedor de motor/chassis para um time privado.
Mercedes, Ford e McLaren são as marcas que conquistaram a tríplice coroa. Confiram os números:
lll MERCEDES
Vitórias em Mônaco como construtor:
7 – 1935, 1936, 1937, 2013, 2014, 2015 e 2016
Vitórias em Mônaco como fornecedora de motor:
7 – 1998, 2000, 2002, 2005, 2007, 2008 e 2009
Vitórias em Le Mans:
2 – 1952 e 1989 (em parceria com a Sauber)
Vitórias em Indianápolis:
2 – 1915 (chassis) e 1994 (motor)
lll FORD
Vitórias em Mônaco como fornecedora de motor:
13 – 1968, 1969, 1970, 1971, 1973, 1974, 1977, 1978, 1980, 1982, 1983, 1993 e 1994
Vitórias em Le Mans como construtor:
4 – 1966, 1967, 1968 e 1969
Vitórias em Indianápolis como fornecedora de motor:
18 – 1965, 1966, 1967, 1969, 1970, 1971, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1995 e 1996
lll MCLAREN
Vitórias em Mônaco:
15 – 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1998, 2000, 2002, 2005, 2007 e 2008
Vitória em Le Mans (fornecendo carro para time privado):
Vitória em Indianápolis como fornecedora de chassis:
3 – 1972, 1974 e 1976
Mercedes e McLaren venceram as 3 provas como construtores, a vitória na Indy 500 em 1915 não foi da equipe oficial da marca prateada, mas o chassi e o motor eram alemães. A McLaren, que venceu em Le Mans 1995, competia no BPR Global Challenge, principal campeonato GT da época, contava com motor BMW e era operado por uma equipe japonesa, já as Vitórias na Indy 500 foram fornecendo chassi para a Penske em 1972 e como equipe própria em 1974 e 1976. Já a Ford consagrou-se em La Sarthe com o lendário GT40 e em Mônaco e Le Mans com o também lendário motor Ford Cosworth V8 DFV.
Por um mero capricho pessoal, eu colocaria a Mercedes em destaque, afinal foi a única a vencer as 3 provas com chassis e motor fabricados por ela. A McLaren por ser uma construtora não se envolveu com a construção de motores, mas carros fabricados pela marca triunfaram nas 3 pistas mais famosas do mundo. A Ford domina no quesito motores, igualando-se pelo menos neste ponto à Mercedes. Em suma, as 3 marcas merecem muito respeito.
Assim como pilotos que conquistaram Vitórias em 2 dos 3 templos temos marcas/construtores que um dia podem juntar-se ao triunvirato Mercedes, McLaren e Ford:
– Ferrari 10 vitórias em Mônaco e 9 em Le Mans;
– Lotus 7 Vitórias em Mônaco e 1 em Indy;
– Maserati 3 Vitórias em Mônaco e 2 em Indy;
– Bugatti 4 Vitórias em Mônaco e 2 em Le Mans;
– Alfa Romeo 3 Vitórias em Mônaco e 4 em Le Mans;
– Peugeot 3 Vitórias em Le Mans e 2 em Indy;
– Porsche 3 Vitórias em Mônaco (motor TAG Porsche) e 19 Vitórias em Le Mans;
– Honda 6 Vitórias em Mônaco e 12 Vitórias em Indy (todas como fornecedora de motores);
– BMW 1 vitória em Mônaco (fornecendo motor), 1 vitória em Le Mans (fornecendo motor) e 1 vitória em Le Mans (construtor);
– Renault 1 vitória em Le Mans 2 Vitórias em Mônaco (construtor) e 4 Vitórias em Mônaco (fornecedora de motores);