A Ferrari encerrou a terceira sessão de treinos livres deste sábado (21), tentando mostrar que pode ser uma ameaça para Red Bull e Mercedes durante a classificação. Charles Leclerc anotou 1:38:192, liderando o treino desde o momento em que entrou na pista com os pneus macios. Lewis Hamilton veio na segunda posição, separado por 0s207, dono do melhor tempo da sexta-feira.
Um pouco mais distante, mas ainda dentro do tempo de 1 segundo, tivemos Sebastian Vettel com a terceira posição, separado por 0s619, com Valtteri Bottas em sua cola, 0s0693.
Logo atrás vinha as dobradinhas de Red Bull, McLaren e Renault. Alexander Albon, foi melhor que o companheiro de equipe e assim fechou em quinto, Max Verstappen demorou muito tempo para iniciar as suas atividades e assim encontrou muito trânsito. Carlos Sainz veio logo atrás em sétimo, acompanhado por Lando Norris, Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo completaram o top-10.
A Fórmula 1 retorna às 10h para a realização da classificação.
lll Saiba tudo o que aconteceu no Terceiro Treino Livre em Singapura
Na pista a temperatura estava na casa dos 40°C, com 32°C no ambiente.
GREEN LIGHT
Let’s rock! FP3 is a go
Live timing >> https://t.co/MddmLh2Nm7#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/vGNZ4VdHni
— Formula 1 (@F1) September 21, 2019
O início se deu no entardecer de Singapura. Assim que a pista foi liberada, Kevin Magnussen, Lando Norris, Pierre Gasly e outros deixaram os boxes para completar uma volta de instalação.
Com mais de dez minutos de sessão realizada, Valtteri Bottas abriu a tabela de tempos, após anotar 1:40:926. Albon veio logo depois na segunda posição, anotando 1:41:061. Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen ocuparam a terceira e a quarta posições respectivamente com Robert Kubica em quinto, mas outros pilotos eram liberados e estavam na volta de aquecimento dos compostos.
They kept us waiting… but we have a time on the board!
And it’s Valtteri Bottas delivering the goods – 1:40.926
#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/0rCg4CwfyN
— Formula 1 (@F1) September 21, 2019
Em sua primeira volta, Charles Leclerc assumiu a ponta com 1:39:364, enquanto Lewis Hamilton era visto na segunda posição com 1:40:320. Sebastian Vettel estava em volta de aquecimento dos pneus, quando os líderes fecharam os seus primeiros giros e logo em seguida o alemão anotou 1:40:270, perdendo rendimento no segundo e no terceiro setor.
Com vinte minutos de sessão, apenas oito pilotos tinham tempo aferido e as posições eram: Leclerc, Hamilton, Vettel, Bottas, Albon, Giovinazzi, Raikkonen e Kubica. Daniil Kvyat que estava em pista, enfrentou problemas com o motor assim que foi liberado e rapidamente retornou aos boxes, após a equipe notar algo errado no carro. O motor abriu o bico e a fumaça começou a sair do motor, indicando a perda de potência.
Se aproximando da conclusão da primeira meia hora, quase todos os pilotos estavam em pista. Apenas Hamilton e Bottas utilizaram os pneus médios, enquanto todos os outros buscavam fechar as suas voltas com os compostos macios.
A primeira bandeira amarela da sessão foi provocada por Sergio Pérez ao bater na curva 21, o mexicano cometeu um pequeno erro, mas com os muros próximos foi inevitável evitar o choque. A roda traseira direita ficou completamente danificada.
VIRTUAL SAFETY CAR (30 MINS REMAINING)
Perez slaps into the wall
He’s right next to the pits, but he limps back with some damage to his right-rear wheel#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/1l30olFFTy
— Formula 1 (@F1) September 21, 2019
Os comissários de pista, acharam que a limpeza de pista era fácil de resolver, no ponto em que Pérez acabou batendo, mas foi necessário o regime de bandeira vermelha para retomar a sessão mais rapidamente.
RED FLAG
There’s some debris to retrieve before pit entry, so all cars return to the pits#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/LGBSUHSUG3
— Formula 1 (@F1) September 21, 2019
Com a conclusão da primeira meia hora, as posições eram: Leclerc, Hamilton, Vettel, Bottas, Pérez, Norris, Albon, Ricciardo, Stroll e Hulkenberg.
A pista foi liberada com 21 minutos e mais uma vez as voltas rápidas tiveram início, Max Verstappen que não tinha nenhum tempo aferido, subiu para a terceira posição após anotar 1:39:366 de pneus macios. George Russell surpreendia ao levar a Williams para a décima segunda posição com 1:41:156.
BACK TO GREEN
Just over 20 minutes remain in FP3, and heading to track seems like a popular choice!#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/kyK0I5RyQy
— Formula 1 (@F1) September 21, 2019
Charles Leclerc sempre buscava uma boa volta logo após o aquecimento dos compostos e assim ele se mantinha na primeira posição com 1:38:192. Bottas era o segundo colocado com 1:39:166, o finlandês passou a utilizar os compostos macios.
Lewis Hamilton acabou rodando na curva três logo após deixar os boxes com os pneus macios, no entanto nada aconteceu com o piloto ou com os compostos que ele estava utilizando no carro. O inglês tirou o pé logo depois, mas retornou a pista para de fato buscar uma volta melhor.
Hamilton leaves the pits… and spins
No harm done though, and he sets off once again#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/XPHy4GpssA
— Formula 1 (@F1) September 21, 2019
Sebastian Vettel estabelecia 1:38:811, separado por 0s619 do companheiro de equipe. Lewis Hamilton subiu para a segunda posição com 1:38:399.
Restando dois minutos para o término, as posições eram: Leclerc, Hamilton, Vettel, Bottas, Albon, Verstappen, Sainz, Norris, Hulkenberg e Ricciardo. Daniil Kvyat era o único piloto sem tempo aferido, por conta do problema no motor. A McLaren voltou a ocupar espaço entre os dez melhores levantando uma boa expectativa para a classificação.
The talk ahead of the weekend was Mercedes v Red Bull…
Are Ferrari back in the hunt in Marina Bay?#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/9PulXq9MXm
— Formula 1 (@F1) September 21, 2019