ColunistasFórmula 1Post

TL3 Portugal – Valtteri Bottas segue na liderança e domina os treinos livres em Portimão

Neste TL3 os pilotos tiveram que dividir as suas atividades entre as voltas rápidas e a simulação de corrida, já que a segunda atividade de sexta-feira foi bem caótica e as duas bandeiras vermelhas atrapalharam as atividades em pista.

Desta vez vimos os pilotos trabalhando com os pneus macios e médios, buscando as suas voltas rápidas com estes compostos. O número de erros e voltas deletadas foram menores nesta sessão, principalmente por conta das mudanças que ocorreram após o briefing com os pilotos realizados após as atividades de sexta.

Valtteri Bottas liderou todos os treinos livres, o finlandês anotou 1m16s654, superando Lewis Hamilton por 0s026, o segundo colocado da sessão. Max Verstappen foi o terceiro colocado com 1m16.812, seguido por Pierre Gasly da AlphaTauri que mesmo com os problemas enfrentados no TL2, encontrou uma boa performance nesta sessão. Aliás, vale ressaltar que apenas os quatro primeiros pilotos conseguiram rodar na casa de 1m16s.

Alexander Albon foi o quinto colocado com o segundo carro da Red Bull, acompanhado por Carlos Sainz da McLaren, Sergio Pérez da Racing Point e Lando Norris com o outro carro da McLaren. Esteban Ocon fechou o top-10 com o equipamento da Renault.

Do quinto ao décimo quarto é possível ver que as posições estão bem disputadas, desta forma é possível esperar uma classificação bem movimentada.

Os carros vão retornar para a pista às 10h pelo horário de Brasília, para a realização da classificação.

Saiba como foi o Terceiro Treino Livre

Na pista a temperatura estava na casa dos 18°C com 24°C no ambiente.

Assim que a pista foi liberada, alguns pilotos como Sainz, Grosjean, Gasly, Kvyat e Magnussen ocuparam a pista para uma volta de verificação.

Após dez minutos com os pilotos realizando apenas voltas de verificação, Valtteri Bottas marcou o seu primeiro resultado cronometrado na pista, o finlandês anotou 1:17.888 com os pneus macios e Lewis Hamilton veio logo depois com 1:17.916. O TL2 realizado na sexta-feira foi bem caótico e com as interrupções provocadas pelas bandeiras vermelhas, vários pilotos não conseguiram obter uma marca melhor com os pneus macios.

Neste primeiro momento na pista, vários pilotos estavam apostando nos pneus macios e médios. Os tempos começaram a cair na segunda volta rápida realizada com os pneus, desta forma Hamilton anotou 1:16.931.

Optaram por flexibilizar algumas das regras dos limites de pista, pois mais de 100 tempos estabelecidos na sexta-feira foram deletados. Os pilotos reclamaram muito sobre os limites que foram impostos e que dificultavam a realização dos giros no circuito.

Se aproximando da conclusão da primeira meia hora, era possível ver Hamilton na liderança que já havia melhorado o seu tempo para 1:16.680. Pierre Gasly que teve um susto durante o TL2 quando o motor do seu carro começou a pegar fogo, mas o francês estava participando do TL3 normalmente e era o segundo colocado com 1:16.930, sendo o único piloto além de Hamilton na marca de 1m16s.

Com os pneus médios Verstappen era o terceiro colocado ao anotar 1:17.228. Com a primeira meia hora de sessão concluída, os dez primeiros pilotos eram: Hamilton, Verstappen, Gasly, Albon, Sainz, Leclerc, Bottas, Ocon, Norris e Pérez. Lance Stroll seguia na décima nona posição com o segundo carro da Racing Point.

Bottas retornou para a pista, ainda investindo nos pneus macios e o finlandês que ocupava a nona posição, conseguiu saltar para o primeiro lugar com 1:16.654. Enquanto isso, Hamilton provocava uma bandeira amarela localizada, após extravasar os limites de pista e passar pela brita.

Com menos de 20 minutos para o encerramento da sessão, a pista ficou um pouco mais silenciosa, pois diversos pilotos estavam nos boxes. Desta forma Sainz que estava utilizando os pneus macios que já tinha algumas voltas, ainda conseguia melhorar as suas marcas e o espanhol anotou 1:17.238. Lando Norris veio pouco depois ocupando a nona posição com 1:17.478 e também apostava nos pneus macios. 

Nos últimos dez minutos, foi possível ver todos os pilotos trabalhando com os pneus macios. Stroll permanecia nas últimas posições, o canadense era o décimo sexto colocado e tinha 1:18.090.

Os pilotos aproveitaram para realizar alguns giros em modo de simulação de corrida, desta forma poucos pilotos melhoraram os seus tempos.

No último minuto, o regime de bandeira vermelha foi instaurado por conta de uma grade de escoamento de água que acabou levantando. Como é uma peça que pode causar acidentes, a atividade foi encerrada um pouco antes.

Aproveite para escutar o podcast onde entrevistamos a Julia Ayoub e a Antonella Bassani, as meninas que estão buscando conquistar uma vaga na Academia de Pilotos Ferrari e são as participantes do #GirlsonTrack  

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo