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TL3 Mônaco – Ricciardo passa a ser o líder da sessão, após batida de Max Verstappen

Após um dia de intervalo nas atividades na pista em Mônaco, os carros retornavam neste sábado (26) para a realização do Terceiro Treino Livre. A Red Bull fechou mais uma vez com uma dobradinha e Daniel Ricciardo passou a liderar a tabela nos minutos finais, logo após a sessão retornar de uma bandeira vermelha que fora provada por Max Verstappen.

O australiano registrou 1:11:786, superando o companheiro de equipe por apenas 0s001. O holandês que foi o protagonista de uma batida forte na curva da piscina ficou com a lateral direita do seu carro bem comprometida e a equipe vai ter um grande trabalho até a classificação.

No terceiro lugar vinha Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Logo depois a dupla da Mercedes que não mostrava muito ”interesse” na briga pela ponta nesta atividade, mas explorava a capacidade dos pneus hipermacios. Brendon Hartley foi o destaque da sessão, com a Toro Rosso ocupando o sétimo lugar e andando muito bem no Principado, além de se manter uma posição à frente do companheiro de equipe Pierre Gasly. Em novo vinha Carlos Sainz e outro improvável piloto, Sirotkin com a Williams.

A classificação começa às 10h pelo horário de Brasília.

lll Saiba como foi o Terceiro Treino Livre

Assim que a pista foi liberada para a última sessão antes da classificação, Vandoorne foi o primeiro a deixar os boxes, seguido por Leclerc e Alonso, que utilizavam os pneus hipermacios, para realizar as suas voltas de instalação.

Raikkonen foi o primeiro a ter o seu tempo cronometrado (1:13:729), com os compostos de faixa rosa. Logo em seguida vinha Bottas com 1:13:852, Hamilton 1:14:379 e Hartley com 1:14:385.

Vettel que entrou pouco depois na pista registrou 1:13:150, mas Raikkonen conseguia bater o seu tempo com 1:13:033. Hartley melhorava para 1:13:604, enquanto os carros da Mercedes realizavam uma volta mais lenta.

Com quase dez minutos de sessão, 8 tinham tempo aferido. As posições eram: Raikkonen, Vettel, Hamilton, Bottas, Hartley, Gasly, Hulkenberg e Sainz. Grosjean havia deixado os boxes, mas levou um pouco mais tempo para registrar a sua volta e quando a completou, ficou com a nona posição (1:15:267). Bottas rodava na curva 1 e batia com a traseira da sua Mercedes, tendo que seguir para o boxes.

Raikkonen fora o primeiro a chegar em 1:12:978, com os pneus que já tinham 8 voltas. Com 15 minutos de sessão já completada, apenas três pilotos seguiam nos boxes, Sirotkin, Verstappen e Ricciardo.

Hamilton superou Raikkonen com 1:12:696 e Hartley seguia na quarta posição com 1:13:177. O inglês na volta seguinte retornava aos boxes, assim como Raikkonen.

Vettel que permanecia na pista, passava a liderar a sessão com 1:12:482, mas pouco depois Ricciardo que havia saído dos boxes registrava 1:12:449 com os hipermacios na sua primeira volta cronometrada.

Com 20 minutos de sessão as posições eram: Ricciardo, Vettel, Hamilton, Raikkonen, Hartley, Vandoorne, Gasly, Bottas, Pérez e Stroll.

Verstappen que também havia deixado os boxes, assim como o seu companheiro de equipe, passavam a disputar a ponta da sessão com o holandês registrando 1:12:336, mas logo em seguida Ricciardo melhorava para 1:12:237. Grosjean que ocupava a décima nona posição, reclamava dos chassis do seu carro, da falta de aderência e do trânsito na pista.

Max Verstappen a cada volta conseguia melhorar a sua marca cada vez mais e com seis voltas tinha 1:11:787. Pérez era o nono colocado com 1:13:460 e Ocon ocupava a décima primeira posição com 1:13:520.

Raikkonen e Bottas, retornavam para a pista, o primeiro com jogos de hipermacios novos e o outro se mantinha com os seus compostos antigos.

Sirotkin passava a ser o nono colocado com 1:13:294, enquanto Raikkonen era o segundo ao melhorar a sua marca para 1:12:264. Hulkenberg passava a ser o sexto colocado 1:13:112 e seu companheiro de equipe aparecia em décimo. Bottas havia retornado para os boxes depois de duas voltas na pista.

Carlos Sainz havia travado as rodas na reta dos boxes, passando direto pela área de escape e tendo que se dirigir aos boxes.

Restando pouco mais de 20 minutos para o término da sessão grande parte dos pilotos estavam nos boxes. Bottas começava um novo stint com jogos de hipermacios, assim como Stroll e Vandoorne.

O finlandês da Mercedes passava a ser o quarto colocado com 1:12:356 e Vandoorne era o sétimo com 1:12:874. Stroll conseguia melhorar a sua marca para 1:13:595 sendo o décimo quinto colocado e Leclerc era o décimo sétimo tinha 1:13:888, nessa nova fase de voltas rápidas.

Restando 15 minutos para o término da sessão, Sirotkin se tornava o oitavo colocado com 1:12:854, enquanto Stroll passava reto na curva 1, fritando os pneus. Verstappen e Ricciardo retornavam com com compostos novos e a dupla da Ferrari seguia com os seus pneus já utilizados.

Com 8 minutos para a finalização da sessão, Verstappen que era o líder do TL3 provocava uma bandeira vermelha, na curva 16.  Um toque já havia provocado a quebra da sua suspenção do lado direito e com isso ele passava reto pela zebra da curva da piscina, se chocando no outro muro de contenção, onde a sua suspenção já se encontrava danificada.

A sessão ainda pode ser liberada restando quase 4 minutos e alguns pilotos retornaram para a pista. Ricciardo passou a assumir a ponta da sessão ao registrar 1:11:786, com uma diferença de apenas 0s001 entre os companheiros de equipe.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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