ColunistasFórmula 1Post

TL3 intensifica duelo entre dupla da Red Bull e Ferrari. Sergio Pérez lidera atividade

O terceiro treino livre foi marcado pela preparação dos carros para a classificação, a atividade aconteceu na manhã deste sábado (15) e terminou liderada por Sergio Pérez, que anotou 1m43s170, superando Charles Leclerc por 0s070. Os carros da Red Bull estão andando bem nesta pista e Pérez mostrou a força dos taurinos ainda na sexta-feira. Os ajustes realizados no carro da Ferrari colocaram a equipe no páreo, a classificação promete ser uma atividade ainda mais movimentada.

Max Verstappen tinha potencial para terminar a atividade na liderança, mas a sua última volta rápida foi prejudicada pelo trânsito que se formou na pista nos últimos minutos. O holandês ficou com o terceiro lugar. Carlos Sainz começou como líder da atividade, mas ficou com o quarto lugar. Apenas os quatro primeiros colocados fizeram tempos dentro da casa de 1m43s596.

A surpresa ficou por conta de Lando Norris e Daniel Ricciardo, os pilotos ocuparam o quinto e o sexto lugar, respectivamente. A McLaren teve uma sexta-feira bem apagada, com Norris afirmando que a equipe ainda tinha alguns pontos para melhorar no carro. O salto nesta atividade foi bem interessante e pode contribuir para um bom desempenho na classificação, mas ainda é preciso lembrar que da próxima vez que os carros entrarem na pista, o traçado estará com o asfalto mais frio.

Pierre Gasly ficou com a sétima posição, seguido por George Russell que brigou com o carro para ficar entre os primeiros colocados, logo atrás de Sainz. Esteban Ocon fechou na nona posição, mas a Alpine não está tão bem-posicionada como na sexta-feira. Sebastian Vettel completou o top-10 com o carro da Aston Martin.

O trânsito será um fator de preocupação, principalmente nesta briga para conseguir usar o vácuo do carro do adversário.

A Fórmula 1 retorna às 11h (do horário de Brasília) para a realização da classificação.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 no Azerbaijão

O início da atividade começou com um atraso por conta de um acidente que aconteceu ao final da prova da Fórmula 2. As barreiras precisaram ser reposicionadas para garantir a segurança dos pilotos da Fórmula 1.

Quando a pista foi finalmente liberada, a temperatura do asfalto estava na casa dos 47°C, com 27°C no ambiente. Lance Stroll foi o primeiro piloto a ser enviado para a pista, o canadense foi liberado com os pneus médios (C4), mas fez uma breve passagem nos boxes para instalar os pneus duros, o mesmo aconteceu com Sebastian Vettel. Neste começo da atividade as saídas eram apenas para fazer uma volta de verificação.

Depois de dez minutos de atividade, George Russell abriu a tabela de tempos com 1m47s256, usando os pneus macios (C5). Na sequência Mick Schumacher registrou 1m48s195, com Sainz assumindo a dianteira depois de registrar 1m46s457, todos trabalhavam com os compostos mais macios da gama. Nesta preparação dos carros para as voltas rápidas, Leclerc anotou 1m45s260, superando o companheiro de equipe em 1s197.

Os saltos dos carros da Mercedes melhoraram neste TL3, mas o assoalho ainda estava raspando no chão. Lewis Hamilton estava ocupando a sexta posição com 1m46s701. Com 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Leclerc, Pérez, Russell, Sainz, Magnussen, Hamilton, Tsunoda, Zhou, Alonso e Stroll. Sainz foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m44s744, com Russell na quarta posição ao anotar 1m45s638. Leclerc seguia no duelo pela ponta, evoluindo a sua marca para 1m44s661, mas Pérez obteve 1m44s416. Verstappen estava deixando os boxes.

Pierre Gasly aproveitou o vácuo do carro da McLaren guiado por Lando Norris e com os pneus duros, o piloto da AlphaTauri cravou 1m45s507. Apenas Gasly e Tsunoda avaliavam os compostos mais duros do fim de semana. As posições foram se alternando pois os pilotos ainda estavam trabalhando com as voltas rápidas. Daniel Ricciardo estava avaliando os pneus médios no MCL36.

A Alpine não estava performando tão bem como na sexta-feira, mas Esteban Ocon era o décimo colocado, enquanto Alonso ocupava a décima quinta posição.

Restando 25 minutos para o final, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Pérez, Sainz, Gasly, Russell, Hamilton, Vettel, Ricciardo e Ocon. O holandês mesmo com dois os dois primeiros setores em roxo, registrou 1m43s653, separado por 0s139 do monegasco. Uma breve pausa aconteceu nos boxes nos boxes, com os times preparando os carros para uma nova saída.

Nos últimos 20 minutos de atividade, Gasly foi enviado para a pista com os pneus macios, abandonando o uso dos compostos de pista dura. Outros pilotos tinham instalado outro jogo de pneus macios novos para outra sequência de voltas rápidas. Russell assim como Hamilton reclamou das saídas de traseira do W13, mesmo assim o britânico retornou ao quinto lugar anotando 1m44s573.

Tsunoda estava em um bom ritmo, o piloto japonês tinha 1m45s479, mas novamente outros pilotos estavam conseguindo melhorar as suas marcas. Leclerc conseguiu anotar 1m43s240. Valtteri Bottas extravasou os limites de pista na curva 4, provocando uma bandeira amarela localizada.

Pérez seguia como piloto destaque da sessão, o mexicano voltou a liderar a sessão anotando 1m43s170, superando Leclerc por 0s070. Na sequência Daniel Ricciardo que era o décimo sexto colocado, conseguiu subir para o sexto lugar com 1m44s476.

Alonso que fora empurrado para o vigésimo lugar, conseguiu o décimo primeiro lugar com 1m44s842. Mesmo com o TL3 acontecendo no horário que a largada para a corrida será realizada, os times deram total atenção para a preparação dos carros para a classificação. Verstappen teve a sua volta rápida atrapalhada pois grande parte dos carros estavam no circuito e andando lentamente no último setor. O holandês encontrou com Fernando Alonso. Pérez também tentou uma última volta rápida, mas também foi atrapalhado. O trânsito poderá ser um ponto de conflito durante a classificação.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo