O último treino livre realizado em Abu Dhabi, neste sábado (30), tinha a Mercedes como dona de uma dobradinha, com Lewis Hamilton, seguido por Valtteri Bottas, no entanto Max Verstappen encaixou uma boa volta com a Red Bull e desbancou a equipe alemã, após anotar 1:36:566.
Hamilton ficou com a segunda posição, separado por 0s074 do holandês, com Bottas igualmente próximo, atrás por apenas 0s089. Alexander Albon, companheiro de Verstappen fechou na quarta posição, com Sebastian Vettel e Charles Leclerc da Ferrari, ocupando a quinta e a sexta posições, respectivamente. O tempo de volta do time italiano entre os dois primeiros setores da pista, eram fortes.
Completando o top-10, ainda foi possível ver Sergio Pérez da Racing Point em sétimo, acompanhado por Daniel Ricciardo da Renault, Carlos Sainz com a McLaren e Pierre Gasly da Toro Rosso.
A Fórmula 1, retorna às 10h para a realização da classificação.
Saiba como foi o Terceiro Treino Livre em Abu Dhabi
GREEN LIGHT 🚦
We’re under way in FP3
Follow all the action with live timings and commentary from Abu Dhabi >> https://t.co/MddmLh2Nm7 #AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/czJKvK9AIr
— Formula 1 (@F1) November 30, 2019
A terceira sessão de treinos livres, ocorre em um horário onde as condições de pista, são bem atípicas com relação ao que será visto na classificação logo a seguir e a corrida do domingo. Assim que os boxes foram liberados, os pilotos passaram a realizar as verificações de pista e Lando Norris foi o primeiro a registrar tempo com 1:38:987, após 14 minutos de sessão, com os pneus médios instalados em sua McLaren.
Com o passar do tempo, os tempos começaram a melhorar, Valtteri Bottas utilizando os pneus macios, foi para a primeira posição, acompanhado por Sebastian Vettel. O finlandês da Mercedes, precisou trocar o motor. Lewis Hamilton que andava forte, não demorou para tomar a ponta, após anotar 1:37:699, colocando 0s212 no tempo estabelecido pelo companheiro de equipe.
Rodando como a grande maioria, com os pneus macios, foi a vez de Max Verstappen com a Red Bull anotar 1:37:202, mas não durou muito e logo em seguida a Mercedes voltou a dar o troco, com Hamilton que tinha 1:36:640, Bottas seguia na segunda posição.
Com tempo de sobra, os pilotos podiam investir em mais um conjunto de voltas rápidas e foi assim que com os pneus médios Leclerc deixou o final do grid, onde figurava com a décima oitava posição e saltou para terceiro; um tempo bom com a melhor parcial estabelecida nos dois primeiros setores, se posicionando logo atrás de Hamilton e Vettel.
Enquanto a Ferrari tentava acertar a volta com um bom conjunto nos três setores da pista, Verstappen completou uma boa volta e anotou 1:36:566, passando para a primeira posição, desta forma Hamilton que era o líder caiu para a segunda posição, acompanhado de Bottas.
CLASSIFICATION: END OF FP3
Less than a tenth between the top three ⏱️
Perez bossing the midield 👀#AbuDhabiGP 🇦🇪 #F1 pic.twitter.com/lB36xdXOJt
— Formula 1 (@F1) November 30, 2019